Território de Gunnar

Posted by Rune Tephix On 20:57 0 comentários

Início: fale com Dororan na entrada de Gunnarsgrunn (aldeia bárbara)

Só membros? Não

Dificuldade: fácil

Duração: curta

Requisitos: nível 5 em artesanato

Itens necessários: cinzel (obtido durante a missão)

Inimigos para derrotar: opcional desafiar Haakon (nível 29)

Comece a missão falando com Dororan, um anão sentado próximo do local de pesca na Aldeia Bárbara. Ele diz que está apaixonado por uma mulher chamada Gudrun e pede sua ajuda para conseguir um anel de ouro a partir de Jeffery em troca de um poema de amor.

Siga para o norte até chegar na fornalha de Fronteiriça, você pode usar um amuleto da glória carregado (membros) ou uma magnetita para ir mais rápido, assim como o sistema de canoagem ou teleporte de magia antiga (membros). Fale com Jeffery sobre um anel de ouro e troque o poema de amor que Dororan lhe deu pelo anel.

Volte a falar com Dororan e ele vai lhe pedir para gravar uma frase no anel, pessa um cinzel no decorrer da conversa caso não o tenha e use o cinzel com o anel. Agora você precisa entregar o anel para Gudrun, a bárbara localizada sudoeste da mina da Aldeia Bárbara. Fale com ela evitando dizer que Dororan é um anão, então ela vai dizer que o pai dela não permitiria qualquer cortesia de um povo externo.

Vá para o norte e fale com Chefe Gunthor no bar da aldeia, ele não permitirá o relacionamento. Fale novamente com Gudrun e em seguida com Dororan. Ele pedirá sua ajuda para completar um poema que deve ser entregue ao chefe Gunthor. Selecione as seguintes opções para concluir o poema corretamente.

- Fale bárbaro ou qualquer opção;
- Selecione mais palavras e escolha "Pela Metade";
- Fale Dungeon ou qualquer opção;
- Selecione mais palavras e escolha "Passado";
- Fale Fez uma tramóia ou qualquer opção;
- Selecione mais palavras e escolha "O combate".

Quando finalizado você receberá o poema de Dororan. Ir pedir para Gudrun ler o poema para seu pai e ocorrerá um corte de cena onde o chefe acaba aceitando a ideia e permitindo o amor entre Dororan e Gudrun. Fale com eles para terminar a missão. Ao concluir você pode ir até a casa de Dororan para receber 32.000 exp em artesanato de bônus caso seja de nível 90 na habilidade.

Recompensas: 5 pontos de missão, 300 exp em artesanato, uma lâmpada antiga que concede 200 exp em qualquer habilidade acima de nível 5, botas elegantes, capacidade de obter novas tarefas de artesanato com Dororan (exigindo até nível 90 em artesanato, é possível utilizar impulsos temporários), 2 giros extras na roleta maluca.

As tarefas são as seguintes (necessário cinzel):

- Esculpir em um bracelete de rubi tendo nível 42 de artesanato e dá 2.000 exp

- Esculpir em um colar de dragolito tendo nível 72 de artesanato e dá 10.000 exp

- Esculpir um colar de ônix tendo nível 90 artesanato e dá 20.000 exp

A casa de Dororan é encontrada ao sul do Mercado Geral, na antiga casa de Juileta que foi removida do jogo (em Varrock próxima do banco maior).

Shopping do Salomão

Posted by Rune Tephix On 19:25 10 comentários


O Shopping do Salomão é uma loja de microtransações que compartilha a aba da Roleta Maluca. Foi lançado dia 17 de Julho de 2012 juntamente com a capa de Veterano (10 anos). Ele vende itens, ações e permite que você alterne suas configurações de roupas. Ele também oferece diferentes animações para habilidades e feitiços, além de títulos exclusivos. A moeda utilizada na loja é RuneCoins, que são compradas a partir do dinheiro real, sendo que 200 moedas são dadas gratuitamente para qualquer conta de RuneScape. Os membros recebem 10% de desconto em qualquer artigo da loja. Os preços são os seguintes (em dólares):


Estoque do Shopping 

- Pacotes
 Assassino: contém a roupa completa de assassino contendo capuz, jaqueta, calças, botas, luvas, capa e cimitarra (para que a cimitarra de assassino apareça, primeiramente é necessário equipar uma cimitarra qualquer).

A roupa também vem acompanhada de uma ação exclusiva que são saltos para trás no estilo assassino (Mortal). Todo o pacote custa 1.800 RuneCoins para gratuitos e 1.620 RuneCoins para membros.

- Roupas completas


 Cabaré: contém chapéu, casaco, calças, botas e luvas. Não aparecem em áreas PVP e tem o custo de 240 RuneCoins para gratuitos e 216 RuneCoins para membros.

Coliseu: contém item para cabeça, corpo, pernas e botas. Não aparecem em áreas PVP e tem o custo de 240 RuneCoins para gratuitos e 216 RuneCoins para membros.

Felina: contém orelhas, jaqueta, pernas, cauda e botas. Não aparecem em áreas PVP e tem o custo de 240 RuneCoins para gratuitos e 216 RuneCoins para membros.

Gótica: contém jaqueta, calças, sapatos e capa. Não aparecem em áreas PVP e tem o custo de 240 RuneCoins para gratuitos e 216 RuneCoins para membros.

Aventuras: contém máscara, jaqueta, calças, capa e botas. Não aparecem em áreas PVP e tem o custo de 240 RuneCoins para gratuitos e 216 RuneCoins para membros.

- Acessórios
Revolucionário: contém máscara e chapéu revolucionários. Não aparecem em áreas PVP e tem o custo de 180 RuneCoins para gratuitos e 162 RuneCoins para membros.

Espada Longa Quebra-Pacto: altera a aparência de uma espada (longa) equipada. Não aparecem em áreas PVP e tem o custo de 160 RuneCoins para gratuitos e 144 RuneCoins para membros.

Balestra Rápida: altera a aparência de uma balestra equipada. Não aparecem em áreas PVP e tem o custo de 144 RuneCoins para gratuitos e 130 RuneCoins para membros.

Cajado do Choque: altera a aparência de um cajado equipado. Não aparecem em áreas PVP e tem o custo de 162 RuneCoins para gratuitos e 146 RuneCoins para membros.

- Equipamentos
Placa de Conquista: é um item de inventário que quando colocado no chão anuncia no chat público: nome da conta, lema, pontos de missão, nível de combate, exp total. Além disso, jogadores podem clicar na placa e ver seus seguintes dados: todas suas habilidades, pontos de missão, nível de combate, nível de condição física, nível total e exp total. O lema pode ser uma das 20 opções dadas; a placa tem opção de recolorir e só pode ser colocada uma por vez, sendo que ela dura 5 minutos e não pode ser colocada perto da placa de outro jogador. Tem o custo de 1.000 RuneCoins para gratuitos e 900 RuneCoins para membros.

- Títulos

O Belo/ A Bela - t
em o custo de 100 RuneCoins para gratuitos e 90 RuneCoins para membros.

Hábil -
tem o custo de 84 RuneCoins para gratuitos e 76 RuneCoins para membros.

O Elegante/ A Elegante -
tem o custo de 80 RuneCoins para gratuitos e 72 RuneCoins para membros.

Intimidante
-
tem o custo de 68 RuneCoins para gratuitos e 61 RuneCoins para membros.

Intocável -
tem o custo de 60 RuneCoins para gratuitos e 54 RuneCoins para membros.

O Misterioso/ A Misteriosa
-
tem o custo de 56 RuneCoins para gratuitos e 50 RuneCoins para membros.

O Estiloso/ A Estilosa -
tem o custo de 52 RuneCoins para gratuitos e 47 RuneCoins para membros.

Ultrajante -
tem o custo de 48 RuneCoins para gratuitos e 43 RuneCoins para membros.

Alegre -
tem o custo de 20 RuneCoins para gratuitos e 18 RuneCoins para membros.

Ranzinza -
tem o custo de 20 RuneCoins para gratuitos e 18 RuneCoins para membros.

O Pechincheiro/ A Pechincheira - gratuito.

O Resgate do Príncipe Ali

Posted by Rune Tephix On 12:01 0 comentários

ESSA POSTAGEM NÃO PODERÁ MAIS SER CONSULTADA COMO GUIA, POR TER SIDO REMOVIDA/ALTERADA DO JOGO.

Início: fale com Hassan no palácio de Al-Kharid

Só membros? Não

Duração: média

Requisitos: nenhum

Itens necessários: 7 novelos de lã (ou 3 e uma corda), 2 cebolas ou corante amarelo, balde de água, vermelhoras, cinzas, argila macia, barra de bronze, saia rosa, 3 garapas, pelo menos 50 moedas

Inimigos para derrotar: nenhum

Obtendo os itens fora do Mercado geral

Primeiramente, você vai precisar de certos equipamentos para a obtenção dos itens: uma picareta, um machado e uma caixa de fogo, tesoura (vendida em armazéns gerais), algumas moedas. Idealmente, comece a coleta em Varrock, retirando os equipamentos do banco ou comprando-os para então seguir de acordo com os passos a seguir.

Você pode conseguir cinzas a partir de alguma fogueira que se apagar de algum outro jogador, ou caso não encontre fazer sua própria cortando uma árvore nas proximidades. Em seguida, compre uma saia rosa na loja de malha da Thessália, em Varrock ao sul da fonte central. Compre três ou quatro garapas no bar próximo da saída de Varrock, ou se preferir colete algumas gratuitamente no balcão do bar de Gunnarsgrunn, Aldeia bárbara.

Minere um pouco de argila no campo de mineração sul da Aldeia bárbara ou no local sudoeste de Varrock. Em seguida, minere um pouco de estanho e cobre sudeste de Varrock, na área próxima dos magos negros; aproveite e colete vermelhoras nas proximidades, ou compre-as de Bill do Bife, próximo do moinho de Lumbridge. Agora vá para Lumbridge, cidade sul de Varrock.

Quando chegar, tosqueie sete ovelhas no cercado próximo do castelo da cidade (as ovelhas de lã branca, utilize a tesoura para isso). Caminhe para sul e utilize os minérios na fornalha para fazer uma barra de bronze, você também pode optar por fazer isso na fornalha de Al-Kharid. Siga para o Castelo de Lumbridge e suba as escadas, então girar a roca para fazer novelos de lã.

Pegue um balde no porão da cozinha do castelo em Lumbridge e encha-o na pia, usá-lo na argila para deixá-la macia e encher o balde com água novamente. Agora siga a estrada para o norte de Lumbridge e ao lado do cercado de ovelhas você vai avistar a casa do fazendeiro Fred; atrás da casa há uma plantação de cebolas, pegue duas.

Iniciando a missão
 Comece a missão falando com Hassan na sala maior do palácio de Al-Kharid, cidade desértica próxima de Lumbridge, cujo pedágio para passagem tem o custo de 10 moedas. Pergunte se ele precisa de alguma ajuda e ele vai dizer para você falar com Osman, o espião no lado de fora do palácio. Saia e fale com Osman na entrada do palácio, ele dirá que o Príncipe Ali foi raptado pela Lady Keli, e diz para você falar com Leela ao leste da Vila Draynor para providenciar um resgate.

Preparativos do Plano

 O método mais rápido para chegar até Leela é por meio da magnetita da Vila Draynor, que é oeste de Lumbridge. Fale com Leela que está próxima do campo de trigo. Depois vá para a casa um pouco mais oeste e fale com Ned para comprar uma corda por 15 moedas ou 4 novelos de lã; em seguida, pedir para ele fazer uma peruca de lã com o restante dos novelos (caso seja membro e tenha concluído a missão Ilhas de Fremennik você poderá conseguir cordas gratuitamente ao falar com Ned sem levar moedas consigo).

Caminhe um pouco mais para oeste e fale com a bruxa Aggie sobre um extrato de pele, e ela fará um se você tiver vermelhoras, cinzas e um balde de água na bolsa. Também compre um corante amarelo de Aggie, por duas cebolas e algumas moedas; em seguida, use o corante amarelo com a peruca. Agora tenha em mãos uma argila macia e siga para a prisão sudeste de Leela, onde há alguns guardas de nível 26 que não são agressivos.

Entre na prisão e fale com Lady Keli as seguintes opções para conseguir o molde da chave em sua argila macia:

- Ouvi falar em você? Você é famosa em Runescape!

- Qual seu ultimo plano então?


- Você pode se certificar de que eles não tentarão o levá-lo para fora?


- Por favor, eu poderia ver a chave?


- Eu poderia tocar na chave por um momento, por favor?


Agora vá para Al-Khard e fale novamente com Osman e entregue a barra de bronze para ele. Em seguida, volte a falar com Leela para receber a chave. Pergunte se você já tem todos os objetos para executar o resgate e em caso positivo prossiga com a missão. Os itens necessários são: uma corda, uma peruca tingida de amarelo, extrato de pele, saia rosa, chave, três garapas. Certifique-se de não equipar a saia rosa, ou do contrário o plano não funcionará.

O Resgate

Vá até a prisão de Draynor e fale com o guarda Joe, ofereça-o uma bebida, então prosseguir oferecendo outra e outra. Para isso apenas clique na primeira frase da conversa "eu tenho um pouco de bebida" e deixe com que as outras sejam oferecidas automaticamente no decorrer da conversa até que Joe fique bebado. Quando ele estiver, use a corda com Lady Keli para prendê-la, em seguida use a chave com a porta da prisão de Ali, fale com ele para que use os itens e escape da prisão.

Seja rápido pois caso a Lady e o príncipe reaparecerem você terá que recolher os itens novamente. Depois que Ali fugir, saia da prisão e passe pelo pedágio de Lumbridge gratuitamente. Volte a falar com Hassan no palácio de Al-Kharid para receber sua recompensa. Parabéns, missão completa!

Recompensas: 3 pontos de missão, 700 moedas, passagem de pedágio gratuito de Lumbridge para Al-Kharid, acesso ao jardim da feiticeira (para membros), capacidade de encantar a vassoura da bruxa com cargas de teleporte infinitas falando com a aprendiz da feiticeira (para membros após concluir a missão vassoura encantada), 2 giros extras na roleta maluca.

Soluções Técnicas

Posted by Rune Tephix On 14:30 2 comentários

Boa a tarde a todos os leitores e visitantes do RuneScape Tephix, nesses últimos tempos temos tido muitos problemas em relação ao blog, e descobrimos e revertemos muitos destes. Primeiramente, gostaríamos de pedir sinceros perdões à todos por esse contratempo e pelo risco que estiveram correndo durante todo esse tempo.

Descobrimos que todos os problemas que já foram resolvidos estavam relacionados ao novo Template adicionado em Março de 2012.

Primeiramente retornamos temporáriamente ao template antigo e conseguimos remover os anúncios que apareciam na lateral esquerda do blog e atrapalhavam a leitura de guias e acesso ao blog. Pedimos desculpas por isso, não era de nossa intenção, esse problema foi resolvido graças aos comentários que vocês leitores puderam partilhar. Caso você ainda continue vendo anúncios por favor avise, pois em testes feitos eles realmente sumiram.

Segundo, e mais importante, alguns leitores notificaram que ao acessar páginas do blog foram atacados por vírus. De fato, eu mesmo acabei por ser infectado por dois vírus perigosos. O problema também foi o Template. O desenvolvedor foi de máu caráter e deixou vírus perigosos no código Html do blog para infectar a minha máquina como também a dos visitantes sem antivírus. Por favor, verifique se sua máquina está segura, recomendamos que use o Avast - verificação completa, ou algum outro superior a este. Nós alteramos o código do template e removemos o que estava, dessa forma removemos todos os vírus do blog que está seguro agora. Pedimos desculpas por isso pois o acontecido foi muito discreto e acabou demorando um pouco para descobrirmos o que estava causando todos esses problemas.

Por termos modificado o template, ou melhor dizendo, "Ressetado" pelo segundo e mais importante motivo, acabamos por deixar o blog uma bagunça. Esperamos que tenham um pouco de paciência pois estaremos reorganizando todo o blog nesse meio tempo, para que possamos então retornar a antiga rotina de postagens. Não se preocupe que todos os problemas já foram resolvidos pela equipe, se algum deles persistir em seu computador por favor nos avise, pois em nossos testes ambos já foram removidos.

Nossos agradecimentos pela paciência de todos e lamentamos novamente por todo o ocorrido, pois também fomos vítimas como vocês, e esperamos ter resolvido todos os perigos e problemas que estavam afetando o RuneScape Tephix. Um bom dia à todos e bom up!

Estes são itens importantes para resolução de pergaminhos de dicas quando há coordenadas, como também para missão "Dançando no Vácuo" mas...afinal, como conseguí-los? Vejamos a seguir.

Sextante: primeiramente você precisa falar com o Professor do Observatório, que pode ser encontrado no edifício de recepção ou dentro do Observatório (dependendo se o jogador completou ou não a missão). Em seguida, o jogador precisa obter um pergaminho de dicas com um enigma de coordenadas (se o enigma não for de coordenada não funcionará) e levá-lo até Murphy, encontrado no cais perto da Traineira de Pesca no Porto Khazard. Ele lhe dará um sextante e concederá a habilidade de você produzir seus próprios sextantes levando uma barra de aço em uma Oficina de Artesanato 4 na casa de algum jogador.

Relógio: primeiramente você precisa falar com o Professor do Observatório, que pode ser encontrado no edifício de recepção ou dentro do Observatório (dependendo se o jogador completou ou não a missão). Em seguida, o jogador precisa obter um pergaminho de dicas com um enigma de coordenadas (se o enigma não for de coordenada não funcionará) e levá-lo até Irmão Kojo na torre do Relógio ao sul de Ardonha. Ele lhe dará um relógio e concederá a habilidade de você produzir seus próprios relógios levando uma barra de aço em uma Oficina de Artesanato 4 na casa de algum jogador (necessário nível 28 em artesanato).

Mapa: é obtido ao falar com o Professor do Observatório tendo um sextante, um relógio e um pergaminho de dicas na bolsa.

Não deixe de demonstrar sua opinião sobre a atualização mais marcante de RuneScape, comente a vontade e vote na primeira enquete da barra lateral direita do blog! A votação é apenas para sabermos a proporção de pessoas que apoiam e que negam as mudanças de Combate, por isso não deixe de participar, seu voto é de extrema importância!


Saudações aos leitores do RuneScape Tephix, na postagem de confraternização desse mês vos trago uma imagem sobre um assunto um tanto polêmico que atinge a quase todos os jogadores de RuneScape, e falo isso pelo grande número de comentários nos fóruns, fã sites, vídeos no YouTube, redes sociais etc. E esse assunto seria nada mais nada menos que a "Evolução de Combate" que será lançada oficialmente no jogo no final desse ano e que já traz grandes discussões pelo lançamento de um teste beta.
Muitos jogadores estão suplicando pela volta do antigo RuneScape, outros para que tenham dois servidores diferentes, sendo um com o jogo atual e outro com a grande atualização de combate e há ainda uma parcela de jogadores que apoiam e esperam anciosamente pela revolução. Em minha opinião, se é que me permitem expressá-la, o RuneScape teve seu maior desenvolvimento no período de 2006-2009, isso porquê eu comecei a jogar em 2008 e falo de dois anos antes tomando bases e estatísticas de outros jogadores mais antigos que eu, que é claro merecem muito respeito por acompanhar toda a "evolução" e mudanças na comunidade. Com isso, não quero trazer discussões para o blog, mas apenas quero falar um pouco de minha história no RuneScape e das principais mudanças no jogo desde que eu comecei a me aventurar por Guilenor! Assim, os jogadores mais novos poderão saber um pouco mais sobre a história do antigo RuneScape e também expressar suas opiniões em relação ao novo combate, pois o meu desejo é poder saber o que cada um de vocês pensam, lendo atenciosamente o comentário de cada um que se sentir bem em fazer isso. A mensagem de Julho é especial porquê irei compartilhar com vocês toda a minha história de RuneScape desde que comecei a jogar, espero que gostem.

O início da Jornada
No segundo semestre do ano de 2008, eu procurava algo diferente para fazer, pois estava cansado de "video game" e não tinha conhecimento algum sobre jogos online (nem mesmo sabia que existia isso) e eis que um amigo me apresentou o RuneScape, este amigo no qual não revelarei o nome real já é conhecido aqui no blog, muitos de vocês já devem ter visto o nome dele em alguma parte do RuneScape Tephix, me refiro ao moderador do blog "Arqueiro HA". Ele me fez jogar RuneScape que em primeira vista me pareceu uma "porcaria" (me perdoem pelo linguajar) já que eu estava acostumado com jogos de video game e nunca tinha visto um MMORPG na vida antes...Sim, parece estranho mais eu realmente NUNCA tinha visto pois nem mesmo gostava de computador.
Eu era do tipo de pessoa que entrava na internet só para procurar códigos secretos de algum jogo de Playstation 2 quando precisava. Mas...voltando para o assunto, eu odiei RuneScape nos primeiros três dias que joguei e falava "meu Deus que bobagem, ficar matando galinhas pra evoluir o nível? Pfff...Só pode ser zueira" e de uma forma mágica essa raiva se tornou um vício que passou a fazer parte de minha rotina! Passei as férias de Dezembro de 2008 "viciado" nesse jogo de matar galinhas, mas isso graças a grandes amigos que conheci em minha jornada. Como eu iniciei em 2008, não tive oportunidade de conhecer o verdadeiro PVP (apesar de nunca ter me interessado nisso) mas o que me fez gostar de RuneScape, o que mais me encantou foi explorar um mundo dinâmico cheio de monstros e aventuras com uma história explêndida e missões sem iguais. Como o "Arqueiro HA" percebeu que não gostei de RuneScape no dia em que o vi pela primeira vez (e fiz o melhor tutorial que já vi em uma pequena ilha hoje sem acesso) ele me levou em locais perigosos, o esgoto de Varrock e as Terras Selvagens. Ele realmente estava querendo me ver morto: levou um iniciante que morria nas vacas nível 2 em lugares com monstros de níveis muito mais elevados que o duende mais forte que eu já tinha enfrentado... E realmente conseguiu isso! Eu levei um susto naquele esgoto mal cheiroso e comecei a correr igual um condenado até ser atingido por um nocaute do fantasma nível 19 e ir direto pra Lumbridge (o ponto de reaparecimento quando o jogador era morto). Isso me fez sentir o "Indiana Jones" e me fazer prometer a mim mesmo que algum dia eu iria explorar TODO o mapa de RuneScape - morrendo é claro, não sei porquê mais eu adorava morrer - inclusive a área membro!
Nas Terras Selvagens ele me levou com um grupo de suicidas malucos que morreram tudo junto comigo após seguirmos caminhando até o fundo daquele inferno (e por incrível que pareça quem me matou foi o gigante de gelo na área glacial próxima da cerca que separa a parte gratuita e paga das Terras Selvagens). Porém eu apenas descobri meu verdadeiro amor no RuneScape em uma segunda expedição às Terras Selvagens, mas dessa vez eu já estava bem mais forte (sim, eu era nível 30 de combate) e fui com uma galerinha muito "firmeza" cujo o líder se tornou grande amigo meu, até hoje...Apesar dele ter parado de jogar. Mas essa história deixemos para o próximo tópico.

Amor a Segunda Vista


Pois é, nos parágrafos anteriores vocês puderam ver as duas primeiras aventuras que tive no RuneScape, porém eu ainda não disse o que me incentivou a continuar jogando, o que me incentivou a viciar nesse simples mas marcante MMORPG. Eu comecei a gostar de jogar pelo calor da aventura, mas isso foi apenas um simples detalhe pois de que adiantaria se aventurar pelo mundo todo sem boas amizades? De fato grandes amigos fizeram parte de minha história, e estes são eternos, parando ou não de jogar. Mas como em toda história, também tiveram alguns vilões que me fizeram sofrer muito, usando minha ingenuidade contra mim.
Espero que não estejam com pressa, pois a história começará agora...aconchegue-se em sua poltrona pois ainda tenho muita coisa para contar! Após minhas primeiras aventuras, eu comecei a treinar com ajuda do Arqueiro e outros primeiros colegas, e foi em um desses dias que conheci um tal de GladiadorJP, que se tornou meu melhor amigo do Rune, ele me apresentou o amigo dele Meph4stus que me apresentou outro amigo EricoBr e juntos formamos o grupo dos patetas aventureiros mais corajosos do RuneScape (principalmente o Meph, que chorou ao perder uma armadura completa de bronze nas Terras Selvagens).
Nós eramos muito unidos, um sempre ajudando o outro a conseguir dinheiro, a fazer missões e sempre treinando e se aventurando juntos, estavamos até mesmo nos considerando irmãos de jogo. O Gladiador sempre com suas gracinhas, o Meph sempre chorando e o Erico sempre causando confusões...Foi a melhor época de todas para mim no RuneScape. Um pouco antes desse período eu conheci meu verdadeiro amor no jogo, enquanto ia em uma aventura com meu grande amigo Demaisberoh, que estava liderando um grupinho nas Terras Selvagens que pode ser visto na única imagem dessa postagem. Eu tinha um pouco de medo daquele lugar, principalmente por várias lendas que sempre ouvia de lá...e uma grande parte dessas lendas eram reais, e naquele dia pude sentir na pele o que é ser perseguido por uma besta furiosa e impiedosa. Sim, foi por esta besta que continuei a jogar, que viciei e que dediquei maior parte do meu tempo de jogo - os Revenants, e chamo assim porquê na época o RuneScape era inglês, sendo o principal mundo gratuito para brasileiros o 25. Os revenants foram minhas paixões, não no sentido de namorico, mas no sentido de diversão, de aventura. Minha vida no RuneScape começou a girar em volta disso, comecei a treinar para derrotar o Rev Ork, que sempre me vencia. Eu, GladiadorJP, Meph, Erico, Demaisberoh, Arqueiro, Bobbadark sempre íamos se aventurar lá, era o lugar que mais gostávamos e a atividade que mais tínhamos prazer de realizar. Era algo tão diferente que até hoje não achei em jogo algum, monstros que patrulham um local sempre na espera de aventureiros descuidados para perseguir e executar utilizando habilidades de paralizar, envenenar além de uma forte magia e a capacidade de se regenerar. Não posso falar todos os detalhes de minha jornada, pois isso ocuparia mais postagens que todas somadas no blog atualmente. Mas posso dizer resumidamente que eu adorava caçar revs, fiz tantos amigos nisso, eu também gostava muito da Clan War (guerra dos clãs) que era nas Terras Selvagens. Antigamente a Clan War era muito diferente de hoje, as pessoas se importavam mais com isso e os clãs tinham tantas estratégias, planejamentos e uma hierarquia de invejar. Eu participei de um dos melhores clãs de guerra br da época, o Cc Hi e Ha Clan, com grandes nomes tais como o Gapop00, VictorDark, Japinha, Deivid00222...Que nostalgia isso dá! Outro clã que eu participava, porém só para conversar e falar bobagem foi o H E Clan, que já havia sido de Deavril, entre muitos outros donos. Lá também conheci muitas pessoas que marcaram minha história no RuneScape, como Thc095, Liminha, JP Poa, Jordhanmk (meu braço direito até hoje), Maria Panela entre outros. Tantas emoções e aventuras, que começaram a mudar com o lançamento do RuneScape Br. Vejamos o decorrer dessa trama no próximo tópico.

As mudanças começam
Um triste tópico se reconsiderar o glorioso passado que formei no jogo, eu estava muito feliz por ter comprado uma Rune (t) completa, na época ter 1M era muito mais difícil e honroso que hoje em dia, digo honroso pela inflação que vemos hoje e pela grande dificuldade e sacrifício que era juntar isso antigamente (principalmente em mundo gratuito). Eu ia nos Revs apenas por diversão, o Drop máximo deles (no gratuito) era de umas poucas moedas. Geralmente eu juntava dinheiro com mineração de ouro (na época valia 436gp ou moedas cada minério de ouro, o lugar mais popular para a extração era no vulcão de Karamja) e também com vários drops de Gigantes de gelo, rastejadores de vísceras, demônios inferiores...Mas, continuemos com a história. Já era 2009, quase na metade do ano e o meu melhor amigo GladiadorJP parou de jogar. Eu fiquei muito triste e isso acabou por desfazer o grupo dos patetas aventureiros já citado, além dele algumas outras pessoas também pararam e o RuneScape gratuito já estava enjoativo para mim (que já estava no nível 80 de combate) e resolvi me tornar membro. Em julho de 2009 fiquei membro pela primeira vez, a primeira coisa que fiz foi andar por todo o mapa membro me perdendo sem saber o que fazer, da área de caça de Piscatoris até o final do deserto de Al-Kharid, fiquei andando desorientado apenas tirando Screenshots e morrendo por onde passava. Visitei também Canifis e a Terra Selvagem membro. Nisso um amigo chamado Tiranorex me ajudou muito, ele tinha uma armadura Bandos e eu nem tinha ideia do quanto isso era caro na época (cerca de 40M cada parte). Meu novo melhor amigo Jordhanmk também teve grande influência na minha nova história membro, nos aventuramos muito e morremos em vários locais diferentes: no elemental do caos, no rei dragão negro, na rainha kalphita, no final das terras selvagens pelo rev dragon...MAS o que ele mais me incentivou foi a conseguir a Quest cape, que também era a vontade dele. E justamente esse foi o novo motivo que tive para continuar jogando e pagando membro.

Um novo rumo
Apesar de tudo isso, e também da criação do RuneScape em português, eu continuei indo nas Terras Selvagens caçar revs no mundo inglês gratuito 141, no clã Kathryns Bow, que era apenas para isso. Nos reuniamos na "igrejinha da wild" ou altar do caos, onde travei grandes batalhas com amigos e gringos unidos contra os Revs...Passava tardes e tardes naquele mundinho, foi maravilhoso enquanto durou. O Meph e o Erico também sumiram e a época de guerra de clãs havia terminado para mim no Cc Hi, apesar das grandes batalhas marcantes que participei lá. Eu comecei a viciar em Quests e meu maior objetivo era conhecer o "Rei Caveira" da página inicial do RuneScape em 2008, ele se tornou meu personagem favorito do RuneScape, sem eu ao menos saber o nome dele...Com o tempo, fui descobrindo mais sobre aquela entidade que eu considerava o Deus do Caos do Runescape, sem conhecer nada da história do jogo. Muitos dizem que a figura era Zamorak, mas em minha visão aquela caveira era Lucien, o mahjarrat mais poderoso de RuneScape, quem sou fã até hoje. Um grande marco de quest foi quando desbloquiei a roupa Dagon'hai, usada por Surok Magis da missão As aparências enganam, mal sabia eu que Surok era leal ao grande Lucien. Eu amei aquela roupa obscura e comecei a usá-la junto com uma barba cinza e um cabelo longo, fiquei igualzinho ao Surok pois achei ele muito "massa". Nessa época eu e o arqueiro entramos para o clã Jsls26, e eu comecei a assombrar aquele clã. Quando estava vestido daquela roupa, eu me sentia o pior vilão do jogo e queria que os outros tivessem medo de mim (não se preocupem não sou psicopata..rsrs) e então passei a assustar todos do clã Jsls, que achava que eu era um satanista e usava magia negra na vida real - e isso tudo só porque eu entrei no clã por uma outra conta e comecei a falar para ele pela minha conta oficial que eu sabia tudo que estavam falando no clã... E esse tempo foi bem cômico, apesar de ter passado tão rápido e o clã ter se acabado com um empurrãozinho meu. Eu e o arqueiro então decidimos criar nosso próprio clã, o Cc Ha (muito original, de forma alguma seria uma tentativa de plagiar o Cc Hi ou o Ha Clan) e fizemos sucesso, eu lembro que uma vez mais de 10 pessoas entraram no clã e participaram de uma guerra...o arqueiro ficou louco: "OMG velho quanta gente nunca vi o clã tão lotado assim daqui a pouco vamos passar o Ha Clan". E por ser tão lotado assim o clã acabou falindo...Dessa forma voltei ao HE Clan que também faliu em 2010 se eu não me engano.
Passei a upar todas as minhas skills para a Quest cape, nesse tempo ficou marcada a maior aventura que tive com o Jordhanmk, foi fazendo a quest Mina mal assombrada, me lembro como se fosse hoje deu morrendo para o Treus e o Jord gritando "Pega o MONKFISH" que ele havia dropado no chão para mim...Ele e o Beroh me incentivaram muito a não desistir da quest cape, grandes amigos. Me lembro bem do Demaisberoh, teve mais de cinco contas por causa de Hack e quando juntei 10M sempre ajudei ele com "Trick" de 40k no pvp, somando tudo foram alguns milhões de moedas mas valeu a pena, eu chamava ele de "Rei do PVP", matava todo mundo até morrer por lag e começar a xingar e querer parar de jogar, só não parava porquê eu ajudava ele a comprar os itens que perdia em suas lutas.
Após fazer a missão Comandante escolhida, fiquei muito emocionado, que história fantástica jamais me esquecerei de Zanik e de Sigmund, mais íntimos que Tom & Jerry. Mas foi mais marcante isso pelo local que liberou e que usei para conseguir dinheiro e ficar "rico". A sala do trono de Bandos, aquelas estátuas dropavam maça de granito que valiam 150K e eu sempre saia de lá com uns 300K na bolsa a cada 15 min. Quando consegui 10M meus amigos ficaram doidos, na escola sempre insistindo em saber onde juntei tanto dinheiro, e só fui falar depois que a maça de granito passou a vale mízeros 25k e parei de lucrar lá. Pode não parecer mas 10M era muita coisa pra um nível 90 naqueles tempos.
Por isso, as quests sempre me trouxeram vantagens sobre meus colegas de jogo pois além de saber mais sobre a história que envolve o RuneScape, na qual sempre me interessei muito, também adquiri grande conhecimento em relação aos locais e monstros do rune, além de itens e equipamentos. Isso me fez lembrar de minha primeira armadura member, perneiras drag e cota granite, shield Toktz-ket-xil, amulet of glory, obsidian cape, drag boots, drag med helm e Toktz-xil-ak que eu falava que era melhor que cimitarra rúnica (Eu era a única pessoa em todo o runescape que usava a arma Toktz-xil-ak, pode acreditar!) mas sigamos ao próximo tópico.

Conquistas inesquecíveis
A maior conquista veio a calhar em 2011, porém outras importantes entraram no caminho. Nunca gostei de upar skill 99, por isso não irei falar aqui conquistas de levels, pois não considero um marco importante em minha história. Nesse meio tempo muitos novos amigos entraram na minha lista e infelizmente a maioria parou de jogar, posso citar Rafawar3, Persas Gosth (eu que apresentei o rune para ele, uma vez que veio em minha casa ficou apaixonado pelo jogo de primeira vista), Tordrown, Mega resort, Aline kaoma, R1fle Own3d, Lucas Blanka entre outros.
Bem, 2010 foi um ano que evolui bastante meus níveis e fiz muitas quests, porém minhas conquistas começaram em 2011, que meus desejos e objetivos começaram a se cumprir. Em 2010 alguns marcos importantes foi a Legend's Quest concluída, a derrota do Barrelchest (quase desisti da quest cape daí, mais incentivos amigáveis me fizeram vencê-lo) e do spirit beast e o pensamento de criar um site guia (que hoje é o RuneScape Tephix). Em 2011 eu consegui completar uma de minhas maiores vontades: venci o Revenant Ork que tanto me perseguia nas épocas de caça ao fantasma, tudo bem que precisei de um Salve Amulet e de uma full black d'hide além de combate 100+ porém o que importa é que consegui.
Depois disso, em Março, um sábado antes do dia 26, eu fiz a missão Enquanto Guthix Dorme, fiquei 6 horas fazendo e depois fui descansar comendo um churrasquin... Vi o Lucien que me inspirou a ir atrás da quest cape e tirei mais de 200 fotos dessa quest tão bela, a melhor missão que fiz até hoje, tanto na história como personagens e tudo, perfeita! Me emocionei no final ao saber que Lucien acabou vencendo ao roubar a pedra de Jas, tudo o que eu queria. Outro marco foi a Quest cape que consegui em Outubro de 2011, a última quest que fiz foi a do Nomade, tive ajuda do Jordhan pra vencê-lo, a última ajuda dele no rune pois depois ele parou de jogar. Antes deu conseguir a quest cape, o Jordhanmk e o Lucas Blanka também conseguiram, e a última quest do Jord foi a de Olaf, que fizemos juntos, foi uma boa despedida. Enfim, poderia citar outros marcos como quando comprei minha primeira Bandos por 40M completa, ou vários bosses que nunca achei que derrotaria, mas isso fica para uma próxima oportunidade!

Relacionamentos e golpes

Quando comecei a jogar, em 2008-2009, eu ainda era muito inocente e não sabia nada sobre jogos online, nem das armadilhas e perigos que estão por toda parte. Não me sinto confortável falando disso, mas vou me abrir com vocês. Já tive muitos namoricos nesse tempo de iniciante, e sofri muito com isso, como também por hackers que enganavam na lábia. Por esses motivos eu criei a postagem de debate que ainda está no blog, alertando experiências próprias vividas por mim e que não desejo para ninguém. No RuneScape já tive várias namoradas, 90% delas me roubaram a dignidade e o dinheiro, eu lembro de uma que me fez upar mineração 40 pra coletar ouro pra ela, ficava a tarde inteira fazendo isso...a minha primeira me fez dar 8k pra ela sendo que isso era tudo o que eu tinha. Outra foi muito marcante pra mim, ficamos mais de um ano juntos, sendo que metade disso foi o que levei para tentar namorá-la. Ela não me roubou nada, porém queria ficar na minha conta o tempo todo upando, pois eu era membro e ela não. Ela não hackeou minha conta mas eu impedi ela de continuar jogando por mim e ela parou de jogar RuneScape.
Quanto a golpes, levei dois, um por um "amigo" tentando se passar por outra pessoa e um por um desconhecido. Esta foi minha primeira experiência de recuperação de contas, que me levou a uma ambição que não irei revelar aqui. Este desconhecido me espionava com outra conta enquanto ficava com a original em mundo alemão, que ele dizia ser apenas para Jmods, ele falava tudo que eu estava fazendo e falou que me tornaria membro. Caí certinho, sorte que eu tinha Pin e não perdi nada. Tudo isso foi no período citado no primeiro parágrafo deste tópico, depois disso fiquei mais espertinho e evitei cair em outros golpes.

Mudanças ordinárias
Não quero causar brigas ou discussões a partir daqui, apenas demonstrar o que odiei durante toda minha história, agora que vocês já me conhecem melhor espero que entendam os motivos pelos quais irei reclamar a partir de então. Algumas destas mudanças quase me fizeram parar de jogar e fechar o Rune Tephix, como muitos acompanharam no começo do ano, porém eu reabri o site com cara nova e continuei jogando para alegria de quem é fã do blog. Falando nisso, estou precisando de novos postadores e membros para a equipe pois a moderadora Ana que enviava imagens infelizmente saiu da equipe e do jogo.
Tudo começou em 2010, quando lançou Dungeon: essa skill foi uma peste pra mim, odiei upar aquilo...Mas minha mente só foi aberta para o quão ruim isso foi ao ler os fóruns - a facilidade de conseguir dinheiro posteriormente com o lançamento dos Frosts (os 10M que chorei pra juntar agora obtidos em 5 horas) e armas caóticas, revolucionaram o pobre do Whip que eu tanto gostava, mas até ai tudo bem, dungeon não causou nenhum impacto significativo em minha joganita.
Foi em 2011 que a coisa ficou feia: tiraram os Revs que eu tanto gostava, que eu passava tardes inteiras com amigos caçando, que me fez começar a jogar e continuar jogando durante anos, que me fez amar o RuneScape. E a tendência só foi de mal a pior: a missão Ritual do Mahjarrat trouxe a morte de Lucien, que eu era tão fã desde 2008, fiquei acabado. Além disso muitos outros updates negativos me afetaram, porém os principais já foram citados.
Em 2012 o que eu achava que era impossível aconteceu: destruiram o jogo que eu conhecia mais ainda, modificaram todas as armaduras, abandonaram as quests que caíram de qualidade tanto na história como nos personagens, lançaram updates capitalistas tais como a roleta maluca, mudaram o gráfico da Wildernss que era perfeita em sua simplicidade, encheram o jogo de bug e lag ao tentar retirar bots que apenas se multiplicam cada vez mais...E agora, a mudança em todo o combate?! Esta é a minha opinião, de um simples jogador que começou sua aventura em 2008 e teve seus melhores momentos nesse período. E vejo nos fóruns e redes sociais que muitos outros jogadores veteranos, que jogam a até mais tempo que eu, estão indo contra a mudança em combate, e odiaram outras mudanças citadas, como armaduras e roleta. Respeito a opinião de todos que gostaram e apoiam estas mudanças, apenas gostaría de vos dizer o que eu acho, e quero que me digam o que vocês pensam, sentirei prazer em ler seus comentários! Só acho que o RuneScape estava bom do jeito simples, no gráfico e jogabilidade, pois isso que me fez gostar de jogá-lo. Esse ano resolvi pesquisar sobre MMORPG, baixei e joguei vários, até mesmo o lendário World of Warcraft, e mesmo assim continuei optando pela simplicidade que era o RuneScape. Percebi nessa experiência que a Jagex está procurando deixar o clássico único que eles tem semelhante ao WoW ou qualquer outro MMORPG que segue essa base, dessa forma, em meu ponto de vista o RuneScape está perdendo sua originalidade e se acabar se tornando um jogo de Download, não vai resistir a oposição de outros grandes nomes como a Blizzard. A prova disso é a barra de adrenalina, o estilo dos novos ataques e armaduras, vejam vocês mesmos, o RuneScape vai acabar sendo "só mais um jogo qualquer".

Finalizando a Mensagem

Espero que tenham gostado da edição especial das mensagens da Equipe Tephix diretamente para você, eu, Guilherme Brancallião o dono do blog que escrevi toda esta, e fui sincero em cada palavra que disse e me emocionei bastante escrevendo toda a minha história resumida. Para quem aguentou ler tantas linhas (realmente estou com os dedos cansados de tanto digitar e a mente exausta de tantas lembranças) e curtiu a minha história do RuneScape, digo-vos que criarei uma nova série ao blog: Minhas Histórias, onde postarei cada aventura que tive, com Screenshots por mim tirados. Nessa série irei contar uma aventura por vez e você só vai entender caso leia todo o resumo que fiz hoje.
Agradeço sinceramente o apoio e compreensão de todos vocês leitores, que considero muito! Pois gosto tanto de vocês que fiz essa postagem imensa falando mais sobre mim para que fiquemos mais íntimos, agora se você quiser compartilhar sua história e opinião ficarei honrado de ler, você pode fazer isso pelos comentários ou por e-mail (rune_tephix@ig.com.br). Não seja tímido, somos mais que uma equipe, somos uma família e queremos que você também faça parte dela! Tópicos nos fóruns que apoio sobre as atualizações da Jagex: abaixo assinado (armaduras) criado por ViniManzon; Petition Against Combat Rework criado por Sens Fan (inglês); Feedback sobre Jagex por SNAYP. Deixo claro novamente que não estou querendo causar brigas, apenas postei estes links para quem se sentir interessado a defender o RuneScape da forma que preferir, sem desrespeito ao senso de cada um.

Outras notícias rápidas

Futuramente pretendo criar postagens em relação ao novo combate Beta e continuar os guias de missões gratuitas. Estamos recrutando novos membros para a equipe do blog, pois nossa contribuidora Aninha que enviava imagens saiu do blog e estamos em falta de Screenshots, também estaremos recrutando novos postadores que se sentirem interessados em criar guias de missões e de meios de lucrar. Os guias de bosses e lutas terão de ser TODOS alterados devido a atualização de combate. NÃO lançaremos novos guias devido a isso e NÃO temos uma data prevista para atualizar os guias. Estamos fazendo uma parceria com o canal no YouTube TheTyranno, recém criado e em fase de crescimento. Mais informações e notícias seguirão em próximas postagens.

Que peninha do Ernesto

Posted by Rune Tephix On 13:12 1 comentários

Início: fale com Verônica, ao sul dos portões do solar de Draynor

Só membros? Não

Dificuldade: fácil

Duração: média (de 12-15 minutos)

Requisitos: ser capaz de lutar ou fugir de um esqueleto nível 22

Itens necessários: pá (obtida durante a missão)

Inimigos para derrotar: esqueleto nível 22 (opcional)

Inicie a missão falando com Veronica que se encontra no lado de fora do solar de Draynor, ela quer que você encontre seu noivo Ernesto que entrou na mansão e não voltou mais. Siga o caminho de terra tomando cuidado com algumas árvores agressivas e entre na mansão, em seguida, suba a escada para o andar superior onde haverá uma outra escada de madeira ao oeste, suba novamente.

Quando chegar no topo, fale com professor Oddeinstein, que vai lhe explicar que Ernesto foi transformado em uma galinha ao ser cobaia de um experimento da máquina "frangomorfo". No entanto, é possível trazê-lo na forma humana de volta obtendo certos equipamentos roubados e escondidos por fantasmas da mansão: um manômetro, um tubo de borracha e uma lata de óleo na ordem que desejar. Para o manômetro você vai precisar de comida para peixe, que é encontrada no andar debaixo do que está Oddeinstein, há sudeste em uma sala com um fantasma.

Também precisará de veneno, que é encontrado em uma pequena sala imediatamente a sul da cozinha noroeste no andar térreo. É uma garrafa verde encontrada sob a mesa. Quando tiver os dois itens, usar o veneno com a comida de peixes para torná-la envenenada, então saia da mansão pela porta leste, mas antes pegue a pá do chão na última sala antes da saída. Então, ir para a fonte sudoeste da mansão, ainda dentro do solar de Draynor. Use a comida envenenada na fonte para matar os peixes, em seguida vasculhe-a para encontrar o manômetro. Se tentar vasculhar a fonte sem antes ter matado os peixes perderá 10 pontos de vida.

Agora verifique se tem uma pá na bolsa e vá para oeste da mansão para ver um monte de adubo (diretamente norte da fonte). Use a pá no monte de adubo e obterá uma chave. Volte para dentro da mansão e vá para a sala atrás da escada; destrave a porta com a chave e um esqueleto de nível 22 atacará você caso se aproxime dele, ignore ou mate-o para então prosseguir e pegar o tubo de borracha que está sob a mesa. Se você for nível baixo pode pegar alguns repolhos próximos do monte de adubo para sobreviver ao esqueleto.

Para a lata de óleo siga para sala onde há candelabros (castiçais de velas) na parede que é oeste da escada, um deles é na verdade uma alavanca secreta que dá passagem para o quarto da mansão. Ao entrar abra o alçapão e desça às cavernas da mansão. Você estará na sala de QI, com algumas portas e alavancas que levam a lata de óleo se bem ministradas conforme as instruções a seguir. OBS: não é possível utilizar telecinese para obtenção da lata de óleo e para reiniciar as alavancas é necessário utilizar algum feitiço de teleporte e então retornar à mansão.

- Puxe as alavancas "A" e "B"
- Entre na porta 1
- Puxe a alavanca "D"
- Passe pelas portas 2 e 3
- Puxe as alavancas "A" e "B" novamente
- Passe pelas portas 3, 4 e 5
- Puxe as alavancas "E" e "F"
- Passe pelas portas 6 e 7
- Puxe a alavanca "C"
- Passe pelas portas 7 e 6
- Puxe a alavanca "E"
- Passe pelas portas 6, 8 e 3

Finalmente passe pela porta 9 que dá acesso a sala onde está a lata de óleo. Pegue-a e saia do porão pela escada, então puxe a alavanca próxima da cama para sair do quarto. Depois de ter todos os itens, suba novamente as duas escadas da mansão e entregue-os para Oddeinstein, que vai consertar a máquina e trazer Ernesto de volta a forma humana. Parabéns! Missão completa.

Recompensas: 4 pontos de missão, 3.000 moedas, 10 ovos, 300 penas, acesso ao plano das descargas eletrizantes (só membros pelo portal da sala de Oddeinstein), 2 giros extras na roleta maluca.

Cidade da praga

Posted by Rune Tephix On 18:15 4 comentários

Início: fale com Edmond, na Ardonha Oriental em sua casa norte do castelo, ao lado do muro que circunda Ardonha Ocidental

Só membros? Sim

Dificuldade: fácil

Duração: média

Requisitos: nenhum

Itens necessários: damoras, corda, 4 baldes de água, barra de chocolate, capim da cura, balde de leite, pilão, pá

Inimigos para derrotar: nenhum

Vá para Ardonha Oriental e fale com Edmond no jardim de sua casa, que é norte do castelo e próxima do bar. Ele irá dizer que sua filha, Elena, foi para Ardonha Ocidental investigar sobre a praga e não retornou mais, então ofereça-se para ajudá-lo a encontrar Elena. Em seguida fale com Alrena, dentro da casa de Edmond, e ela vai falar que precisa de algumas damoras para lhe entregar uma máscara de proteção contra a praga.

Damoras podem ser obtidas no bosque de McGrubor, oeste de Camelot. Você pode chegar lá por teleporte (magnetita ou para Camelot) ou por código de anel de fadas A-L-S, para entrar no bosque basta passar pela abertura da grade norte. Damoras são encontradas no chão por todo o bosque, elas são pontos vermelhos no minimapa. Pegue uma e leve para Alrena, em ardonha. Ela lhe dará uma máscara de gás, se você perdê-la poderá pegar outra no armário da casa; antes de prosseguir, pegue a imagem de Elena que está sobre a mesa dentro da casa.

Fale novamente com Edmond e ele vai dizer que o meio de chegar na Ardonha Ocidental é pelo esgoto e que você precisa amaciar o solo do jardim para abrir uma passagem que dá na rede de esgotos. Pegue o balde próximo à Edmond e use-o na pia da casa para enchê-lo, em seguida, use o balde no solo lamacento (uma parte do chão marrom mais escurecido no jardim) quatro vezes para amolecê-lo.

Em seguida, pegue a pá próxima de Edmond e use com o chão mole para abrir passagem para o esgoto de Ardonha. Desça junto com Edmond e vá para o sul até ver uma tubulação obstruída por uma grade, tente retirar essa grade e não será possível sem ajuda; fale com Edmond e amarre uma corda na tubulação (usando-a na mesma) e então fale novamente com Edmond, que te ajudará a puxar a grade.

Com a passagem agora desbloqueada, equipe a máscara de gás e saia para Ardonha Ocidental. Lá, fale com Jethick que está andando nas proximidades do castelo. Pergunte sobre Elena e mostre a imagem dela (que você pegou na casa de Edmond). Vá para a casa norte da cidade e tente entrar, então fale que você é um conhecido de Jethick e veio entregar um livro que ele pegou emprestado. Uma vez dentro, fale com Ted Rehnison sobre Elena e ele diz para você falar com Milli sobre isso.

Milli se encontra no andar de cima da casa de Rehnison, suba a escada e pergunte a ela sobre Elena, e ela vai lhe dizer que viu Elena ser sequestrada e levada para uma casa ao sul da cidade. Saia da casa e vá para sul do castelo da cidade até que veja uma construção sem janelas, com cruzes nas portas e algumas tábuas. Ela se localiza próxima do muro sudeste da cidade após uma fileira de casas em ruínas. Tente abrir a porta e o lamentador não permitirá, e só vai liberar o acesso com uma autorização feita por Bravek.

Volte à praça da cidade e siga para o Castelo ao norte do bueiro, ao entrar fale com o balconista que você precisa falar algo importantíssimo para Bravek e ele vai deixá-lo falar com o mesmo. Bravek se localiza no quarto leste no andar superior do castelo, assim sendo, suba a escada próxima do balconista e passe pela porta do quarto de Bravek, que passa mal e lhe entrega uma receita da cura.

Use a barra de chocolate no pilão para transformá-la em pó. Misture o chocolate em pó no balde de leite. Por fim, adicione um pouco de capim da cura. Entregue a cura para dor de cabeça à Bravek e fale com ele sobre Elena em seguida. Ele vai conceder uma autorização escrita para resgatar a moça entrando na casa infectada. Volte para a casa com cruz preta na porta e entregue a autorização para o lamentador que guarda a passagem, ele vai permitir que você entre.

Quando entrar vasculhar o barril do lado oeste da casa para encontrar uma chave, depois, desça a escada e use a chave na cela de Elena para libertá-la. Ela diz que retornará para Ardonha Oriental analisar amostras da praga que ela coletou enquanto presa. Retorne ao bueiro de Ardonha e fale com Edmond para ser recompensado. Parabéns, missão completa!

Recompensas: 1 ponto de missão, 2.425 exp em mineração, acesso à Ardonha Ocidental, um pergaminho mágico que libera o teleporte para Ardonha caso seja nível 51 ou mais de magia, capacidade de utilizar tabuleta de teleporte para Ardonha, máscara de gás, dois giros extras na roleta maluca.