Início: fale com o Diabinho de neve próximo da magnetita da Vila Draynor.

Só membros? Não.

Dificuldade: fácil.

Duração: curta.

Requisitos: nenhum.

Itens necessários: balde com água (obtido durante a missão).

Inimigos para derrotar: nenhum.

Inicie a missão falando com o Diabinho de Neve próximo da Magnetita da Vila Draynor. Ele vai lhe explicar que o Natal existe para diferentes grupos e que ele é responsável pela entrega de presentes para animais de estimação. Ofereça para ajudá-lo a encontrar quatro cães que servirão de Renas de Natal.

- O dalmata está no bazar de Al-Kharid, próximo de Faruq.
- O doberman está em Draynor, próximo da prisão.
- O labrador está em Faladore, próximo do Castelo.
- O mestiço está em Varrock, próximo da loja de runas.

Depois de encontrar todos os cães, volte a falar com o Diabinho de neve, que irá nomear os cães. O dálmata será nomeado de "pequeno ajudante de Norris", o Doberman se chamará "Odinho", em homenagem a um cientista de Draynor, o labrador será "Sir Nupi" por ter sido encontrado em Faladore e o mestiço que todos adoram terá como nome "Manchinha".

Em seguida, o Diabinho pedirá para você lavar os cães por estarem cheirando muito mal. Para isso, ele lhe dará um balde com água. Use o balde com cada um dos quatro cachorros e volte a falar com o Diabinho de neve.

Ocorrerá um corte de cena onde os cães se tornam as renas que conduzem o trenó e junto com o Diabinho de neve entregam presentes pelo mundo inteiro em poucos segundos na convicção humana.

O Diabinho então lhe pedirá para escolher um dos cães e construir uma casinha para o selecionado. A casa pode ser em uma das seguintes localizações: próxima de Aggie, na vila Draynor; fora do salão de festas de Pete, em Faladore; ao lado da casa de Gertrudes, em Varrock; próxima da casa da Feiticeira e sua aprendiz, em Al-Kharid.

Após escolher um lugar, construa a casa no  "local de construção" com o formato da casinha em branco. O Diabinho aparecerá logo em seguida, presenteando a você com uma barba de Papai Noel e um Dom de generosidade que pode ser negociado com outros jogadores. Abra seu dom ativado para receber mais recompensas. Parabéns!

Recompensas: barba de Papai Noel, um dos cães vadios como animal de estimação, dom da generosidade que pode ser trocado com outros jogadores para ativá-lo novamente (não é possível negociar com o mesmo jogador mais de uma vez), personalizações para a casinha do cachorro, título de Papai Noel (só membros), Saco de Papai Noel (que concede até 200.000 de experiência em Caça ao encontrar Pestinhas de neve e é obtido aleatoriamente pelo Dom da generosidade), vários outros objetos (tais como fogos de artifício, confetes e bombinhas) a partir do dom da Generosidade.

Tópicos de Interesse

Posted by Rune Tephix On 00:49 0 comentários

Boa tarde, aos que gostam de ler comentários e opiniões de jogadores em relação da Evolução do Combate, separei alguns tópicos bem legais e destacáveis dos Fóruns do RuneScape. Note que há alguns em inglês, nesse caso, você pode utilizar os recursos do Google Tradutor para auxiliá-lo.

- Og Blog Nonsense (por xchiphazardx)
- Evolution or Conformance? (por I Octavius I)
- EOC a community split (por xchiphazardx)
- Why "feedback" doesn't help (por Omniicyshelf)
- Como tornar EoC melhor (por Dedecoragem)
- Críticas sobre EoC (por Magoemfuria)

Estes são apenas alguns dos vários comentários encontrados tanto nos Fóruns Brasileiros (principalmente nos tópicos "Frustrações" e "Discussões sobre a Evolução do Combate") e nos Fóruns Ingleses (principalmente nos tópicos "Combat Discussion" e "Recent Game Updates").

Indique um Amigo

Posted by Rune Tephix On 00:46 0 comentários



Após muitas atualizações que ocasionaram perda de jogadores em grande massa, reduzindo o lucro da Jagex, resolveram apelar com o lançamento do Clube Prêmio e Indique um Amigo renovado. Ao assistir o vídeo acima, perceberá que em determinado ponto, o Moderador Etch pediu ajuda de Jogadores Veteranos convidarem seus amigos para jogar ajudando a comunidade crescer. Em contrapartida, foi aos jogadores veteranos quem a Jagex ofendeu com tantas mudanças bruscas das quais poucos "veteranos" apoiaram, e que ignorou a opinião destes jogadores, que tanto ajudaram ao RuneScape financeiramente. E depois de massacrá-los, ainda pedem ajuda para comunidade crescer? Tudo bem...Continuemos.

O novo sistema "Indique um Amigo" está renovado pelas novas recompensas concedidas, que antes não eram tão chamativas. Vejamos abaixo os novos acréscimos:

- Por cada amigo que você indicar, você poderá ganhar até um mês de assinatura completamente grátis! Mas é claro que não poderia ser tão fácil assim. O amigo que você convidar precisa se tornar membro em até duas semanas após a criação da conta para você também ganhar um mês de membro, depois desse prazo, nada de membro grátis.

- Sempre que seus amigos convidados ganharem EXP, você também ganhará um bônus de EXP! Nesse caso não há determinado prazo, entretanto, são 10% de bônus da experiência total. Ou seja, se o seu amigo derrota um monstro que fornece 500exp em Defesa, você receberá apenas 50exp por isso. E apesar de não haver prazo de ativação, há um determinado período de tempo para o bônus, sete dias para ser exato.

- E finalmente, você ganhará um bônus de EXP de trabalho em equipe toda vez que você e seus amigos estiverem no mesmo mundo e perto uns dos outros! Para isso alguns novos recursos foram acrescentados no RuneScape e causaram um "leve" aumento de Lag. A opção de "rastrear" seu amigo e teleportar para a magnetita mais próxima dele (para isso, basta clicar com botão direito no nome da pessoa em sua lista de amigos). O Exp em equipe é de 10%, o mesmo do ponto acima.

Para participar, clique aqui e preencha o formulário com o e-mail de seu amigo após fazer Log In em sua conta. E não se esqueça Jogador Veterano, você não está fazendo isso para receber bônus ou membro, está fazendo isso para ajudar seu querido jogo RuneScape e sua querida desenvolvedora Jagex.

Jogo das Flores

Posted by Rune Tephix On 00:40 0 comentários

O jogo das flores é uma tática de furto muito comum em RuneScape. É exclusivo em servidores membros (pois as sementes e flores são itens membros) e geralmente consiste em adivinhar se a flor que crescerá vai ser de uma cor quente (vermelha, amarela, cores alaranjadas) ou uma cor fria (azul, roxa). Normalmente chamado de "H/C" (Hot/Cold) o jogo de sorte é encarado como meio de lucro fácil entre jogadores, pois em caso de acerto na cor da flor (se será fria ou quente) o anfitrião do jogo promete devolver o dinheiro apostado em dobro. Entretanto, nem tudo é o que realmente parece ser. Observemos alguns pontos em relação do Jogo das Flores H/C:

- Aparentemente há 50% de chance de acerto contra 50% de chance de erro. Mas, entre as várias cores de flor que se pode ter, também há flores mistas, contendo uma azul, uma vermelha e uma amarela de uma só vez. Quando isso acontece, o anfitrião do jogo se considera vitorioso. É muito comum aparecer flores mistas, resultando em apenas 3/7 de chances de acerto contra 4/7 de chances de erro.

- Um ponto óbvio é que, mesmo em caso de acerto, o anfitrião pode não devolver seu dinheiro. Pois o jogo funciona da seguinte forma: jogadores se posicionam em locais estratégicos tais como Mercado Geral ou Fronteiriça e começam a falar "H/C x2", então os que se interessarem negociam com tais jogadores e fornecem uma quantia de dinheiro que desejarem, muitas vezes sem limites, para posteriormente ser dobrada (em caso de acerto). Quando erram, os jogadores perdem o dinheiro sem chances de devolução; mas mesmo que acertem, qual vai ser garantia de que terão o dinheiro dobrado? Pois já terá dado o dinheiro para o anfitrião, ele já estará no lucro.

- Tendo em mente o ponto acima, consideremos que o anfitrião ainda tem uma outra vantagem: não sofrerá maiores consequências caso não devolva o dinheiro. Pois a Jagex proibi esse tipo de jogo, ou seja, são ilegais. Dessa forma, se perder o dinheiro não poderá denunciar nem reclamar, pois você é quem quis participar de um jogo ilegal. Sabendo disso, o anfitrião sabe que a Jagex não fará nada para ajudar aos que forem furtados, e se aproveitam disso.

Dica: em algumas ocasiões, o anfitrião pode realmente dobrar o dinheiro; mas vale a pena notar a quantia em jogo, pois para persuadir o jogador a apostar cada vez mais (em um valor cada vez mais elevado) o anfitrião pode até dobrar algumas vezes. Isso até o ponto em que o jogador apostar alto, onde o anfitrião pode furtar e recuperar tudo o que perdeu ou ainda receber o dinheiro em caso de erro na cor. Resumindo, um pequeno estímulo para o vício em apostar, que sempre resultará na perda de todo bem adquirido.

O que Fazer? Ao ler todo esse artigo, que fiz com intuito de alertar e abrir os olhos de possíveis vítimas de furto, você pode ter notado que os que apostam só tem a perder, e quem realmente lucra é quem engana aos ingênuos. Assim sendo, jogadores de bom caráter não devem se comprometer com esse tipo de jogo de sorte, e denunciar por Tentativa de Golpe todo usuário que estiver conduzindo o Jogo das Flores. Alertar moderadores no jogo e relatar o local onde estão os infratores também é um meio importante de ajudar a comunidade, evitando que muitos jogadores se prejudiquem e percam tudo o que tem. Compartilhem e divulguem o Rune Tephix e essa Postagem a seus amigos e conhecidos de RuneScape, para ajudá-los a evitar esse e outros tipos de jogos de sorte, que, na realidade, não passam de um meio desonesto de lucrar passando por cima de outros.

O JOGO DAS FLORES FOI DESABILITADO PELA JAGEX APÓS A ATUALIZAÇÃO DO DIA 17/03/2013: "Sementes de mithril plantadas agora produzem sempre flores com a mesma cor, embora se você apanhar a flor, ela ainda aparecerá com uma cor aleatória em sua mochila." - Mod Pips.

Premier Clube 2013

Posted by Rune Tephix On 00:35 2 comentários

 Em mais uma tentativa frustrante de juntar dinheiro e cubrir as grandes perdas ocasionadas pelas atualizações de 2012, a Jagex agora lança o Clube Prêmio de RuneScape. Como o próprio nome já diz, este clube nada mais é que uma venda de membro a longo prazo, com alguns benefícios a mais para garantir a fidelidade do jogador durante o ano de 2013, por mais que ocorram mudanças ruins, tendo ele que continuar membro por ter assinado o tal clube.

Os preços aparentam ser amigáveis, mas quando transformados para Real acabam passando das expectativas. A assinatura de bronze, que concede três meses de membro tem o custo aproximado de R$45,00; a assinatura de prata, que concede seis meses de membro tem o custo aproximado de R$80,00; já a assinatura de ouro, que concede um ano inteiro de membro tem o custo aproximado de R$150,00. Recomendamos que pense bem antes de tirar qualquer conclusão precipitada, mesmo após ler os tais benefícios listados abaixo, saiba que tudo isso é uma jogada mercenária e que você talvez se arrependa de assinar por tanto tempo, devido a possíveis mudanças de 2013 que podem te desanimar a jogar. Por isso, é melhor pagar mensalmente, e quando não quiser, evitar a fadiga. Mas é apenas um conselho, cabe a você decidir se vai aceitá-lo ou não.

Bronze: além dos 3 (três) meses de membro, também concede 10% de desconto no Shopping do Salomão e visual estético de uma armadura de Paladino com a couraça, perneiras e botas.

Prata: além dos 6 (seis) meses de membro, também concede todos os extras do pacote de bronze, 1 giro extra diário na roleta maluca (totalizando 3 por dia), 500 RuneCoins no Shopping do Salomão e acesso prioritário a todos os testes Betas de 2013 (ou seja, Grandes Mudanças, talvez até maiores que a Evolução do Combate, então pense bem).

Ouro: além dos 12 (doze) meses de membro, também concede todos os extras do pacote de bronze e do pacote de prata, 2.000 RuneCoins no Shopping do Salomão (incluindo as do pacote de prata), boletim informativo trimestral do Premier Clube com notícias e ofertas exclusivas, chance de concorrer a uma viagem com acompanhante ao QG da Jagex (Cambridge, Inglaterra), Armadura de Paladino + elmo, espada & escudo, uma linha de produtos estéticos especiais (Katana Adornada, Pele Verde, Chapéu de Peru, Arco Farpado, Crânio Flamejante, Máscara de Espantalho, Pacote Relâmpago).

Para muitos pode ser tentador assinar o Prêmio de Ouro, entretanto vale lembrar que quando é lançado um Beta não adianta reclamar que este será aplicado no jogo. E que, provavelmente, por ser uma assinatura com prêmios extras, não haverá reembolso em caso de cancelamento. Mais uma vez, pense bem antes de tomar qualquer atitude.

Coleção de Presentes

Posted by Rune Tephix On 00:30 4 comentários

Juntamente com o evento de Natal, foram implementados presentes no RuneScape, que podem ser obtidos pela roleta maluca, matando monstros, treinando habilidades (semelhantemente à rochas estranhas) ou negociando com outros jogadores. Esses presentes não estão à venda no Mercado Geral, entretanto, são negociáveis entre jogadores; além disso, estão distribuídos em diferentes cores e raridades em obtenção: azul safira (comum), verde esmeralda (comum), vermelho rubi (incomum), branco diamante (raro) e roxo dragolito (muito raro). Os presentes são empilháveis, e podem ser colecionados para melhores recompensas; para isso, basta clicar na opção "colecionar" em um de seus presentes e receberá um colecionador de presentes, que guarda-os economizando espaços no banco.


Além disso, a partir do dia 31 de Dezembro os presentes não mais poderão ser encontrados, apenas por meio de negociações e dia 14 de Janeiro serão removidos do jogo (apenas os presentes, suas recompensas continuarão). A roleta maluca estipula determinado preço para cada presente, entretanto, o preço de rua (de negociação entre jogadores) geralmente é muito maior que o valor real pela raridade de alguns. Os presentes azuis e verdes são gratuitos e membros, enquanto os vermelhos, brancos e roxos são exclusivos para membros. Conforme junta presentes a recompensa ao abrí-los melhora cada vez mais, como se pode observar na ilustração acima retirada do site do RuneScape.


Ao abrir um presente azul ou um verde serão obtidas cinco tortas especiais, se juntado um verde com um azul serão quinze tortas especiais. Juntando um verde, um vermelho e um azul recebe-se um visco branco festivo, que concede uma ação de beijo, o que não deveria acontecer para uma empresa que repudia namoro virtual mas que no fim acaba cooperando para que haja esse tipo de atitude entre jogadores, tendo uma determinada hipocrisia em certos termos ao apoiar algo que condena. Apesar disso, a partir do visco as recompensas são exclusivas para membros, sobrando apenas tortas para usuários gratuitos.


Ao juntar um presente verde, com um azul, um vermelho e um branco recebe-se um amuleto de pudim de Natal, que concede um bônus de experiência semelhante ao amuleto de abóbora, e que possui 100% de carga que é drenada conforme o jogador treina usando o amuleto. Juntando todos os presentes o jogador é recompensado com um chapéu de árvore de natal, negociavel entre jogadores e que muitos acreditam ser um futuro "Santa Hat" ou "Chapéu de Papai Noel" em termos de preço e raridade, apesar de ser muito feio.

O estilo de ataque esmagar causa grandes danos de esmagamento em monstros cujo ponto fraco é este e danos menores em monstros onde o ponto fraco é o combate corpo-a-corpo. Algumas armas desse estilo de ataque são:

 
- Maças:  de bronze (e secundária), de ferro (e secundária), de aço (e secundária), preta (e secundária), branca, de mithril (e secundária), de adamantio (e secundária), rúnica (e secundária), dragônica (e secundária), dragônica corrupta.

- Martelos de Guerra: de bronze (e secundário), de ferro (e secundário), de aço (e secundário), preto (e secundário), branco, de mithril (e secundário), de adamantio (e secundário), rúnico (e secundário) e de criações profanas.

- Cajados: de talismã do ar, terra, fogo, água, lei, natureza, morte, sangue, Omni, caos, cósmico, corporal, mental.

- Outras: malho caótico, malho de granito, âncora do Barrilgudo, martelo de Gadderanks, martelo dourado, cetro de diamantes, martelo de Torag, mangual de Verac, maça de guerra de Akrisae, maça acadêmica, vassoura, cetro da caveira, pirulito de natal, espada de Saradomin, mjolnir de Saradomin, Guthix e de Zamorak.

O estilo de ataque cortar causa grandes danos de corte em monstros cujo ponto fraco é este e danos menores em monstros onde o ponto fraco é o combate corpo-a-corpo. Algumas armas desse estilo de ataque são:

- Machados: de bronze, de ferro, de aço, preto, branco, de mithril, de adamantio, rúnico, dragônico, bento, multimachado do anão, Inferno Adze e de criações profanas.

- Garras: de bronze (e secundária), de ferro (e secundária), de aço (e secundária), preta (e secundária), branca (e secundária), de mithril (e secundária), de adamantio (e secundária), rúnica (e secundária), dragônica (e secundária).

- Espadas longas: de bronze (e secundária), de ferro (e secundária), de aço (e secundária), preta (e secundária), branca, de mithril (e secundária), de adamantio (e secundária), rúnica (e secundária), dragônica (e secundária), de Gravita, de Vesta (e corrupta), Clarão prateado, Clarão negro, caótica (e secundária), decorativa, Excalibur, de Azulito.

- Cimitarras: de bronze (e secundária), de ferro (e secundária), de aço (e secundária), preta (e secundária), branca, de mithril (e secundária), de adamantio (e secundária), rúnica (e secundária), dragônica (e secundária), dragônica corrupta e de criações profanas.

- Machados de Batalha: de bronze (e secundário), de ferro (e secundário), de aço (e secundário), preto (e secundário), branco, de mithril (e secundário), de adamantio (e secundário), rúnico (e secundário), dragônico (e secundário), Dharok.

- Espadas 2m: de bronze, de ferro, de aço, preta, branca, de mithril, de adamantio, rúnica, dragônica, dragônica corrupta, de Gravita, do Domínio, Divina de Armadyl, Divina de Bandos, Divina de Zamorak, Divina de Saradomin, espada das Sombras, Katana dourada, Katana ornamentada, Katana auspiciosa, Lâminafiada.

- Alabardas: de bronze, de ferro, de aço, preta, branca, de mithril, de adamantio, rúnica, dragônica.

- Outras: foice, cenoura de Páscoa, chicote Abissal (e com vinha), lâmina de Fremennik, facão (todos os tipos), Balmung, malho obsidiano.

O estilo de ataque perfurar causa grandes danos de facada em monstros cujo ponto fraco é este e danos menores em monstros onde o ponto fraco é o combate corpo-a-corpo. Algumas armas desse estilo de ataque são:

- Adagas: de bronze ( e secundária), de ferro (e secundária), de ossos, de aço (e secundária), preta (e secundária), branca, de mithril (e secundária), de adamantio (e secundária), rúnica (e secundária), dragônica (e secundária), dragônica corrupta e de criações profanas.

- Espadas: de bronze ( e secundária), de ferro (e secundária), de aço (e secundária), preta (e secundária), branca, de mithril (e secundária), de adamantio (e secundária), rúnica (e secundária).

- Lanças: de bronze, de ferro, de ossos, de aço, preta, de mithril, de adamantio, rúnica, dragônica, dragônica corrupta, de Guthan, de Zamorak, de Vesta.

- Hastas: de bronze, de ferro, de aço, preta, de mithril, de adamantio, rúnica.

- Picaretas:  de bronze, de ferro, de aço, preta, de mithril, de adamantio, rúnica, dragônica e de criações profanas.

- Defensores: de bronze, de ferro, de aço, preto, de mithril, de adamantio, rúnico, dragônico.

- Outras: espadim de Gravita, espadim caótico (e secundária), espadim, espada de Korasi, lâmina salgada, espada de lâmina fina.

Mensagem de Dezembro

Posted by Rune Tephix On 15:40 0 comentários

Saudações a todos que acompanham ao Rune Tephix, antes de mais nada quero agradecer por terem nos escolhido dentre tantos sites para guiá-los nessa grande aventura de RuneScape durante o ano de 2012, que já chega ao fim. Como eu havia dito, a mensagem de Dezembro abrangerá diversos assuntos e compensará a ausência desse tipo de postagem nos outros meses. Um breve sumário: trataremos sobre o canal no YouTube; debates sobre SoF, SGS e EoC; conclusão de missões gratuitas; novos guias diversos; mais uma história vivida no RuneScape por mim na Wild com Revenants soltos; uma Retrospectiva de 2012; grandes novidades que já estamos preparando para 2013 e o prêmio de virada de ano.

Canal TheTyrannogui

A todos que se divertem ouvindo a bela trilha sonora de RuneScape, o canal TheTyrannogui no YouTube inaugurou sua primeira lista de reprodução, com duração de nove horas distribuídas em dez vídeos diferentes. Com denominação de "Melhores Músicas" separadas previamente, há trilhas sonoras dos seguintes tópicos: Terras Selvagens (Wildernss), Morytania, Missões (Quests), Bosses e Atividades (Minigames), Músicas épicas e Clássicas (parte I e parte II), Masmorras e Cavernas (Dungeon and Caves), Locais, Andares de Dungeon (Dungeoneering Floors) e Bosses de Dungeon (Dungeoneering Bosses). Não deixe de checar clicando aqui, o resultado foi estupefato, músicas em boa qualidade com imagens de fundo que retratam cada som expresso de forma nostálgica.

Roleta Maluca, Shopping de Salomão e Novo Combate

Três assuntos que causaram e ainda causam muita polêmica dentro do jogo, como também nos fóruns do RuneScape. Apesar de tudo, tem pessoas que não se importam ou ainda não conhecem muito sobre determinados assuntos, e também das jogadas capitalistas por trás de cada um. Primeiramente tratemos sobre a Roleta Maluca; para quem não sabe, a roleta maluca (ou SoF) é um jogo de sorte onde você recebe um objeto aleatório a cada giro, sendo que usuários gratuitos recebem um giro diário e membros o dobro. Também há outros meios de se obter giros, inclusive comprando-os por dinheiro real. A roleta por si só não representa mal nenhum, pois as chances de se obter um item bom e raro são mínimas, quase nulas; além disso, objetos como Cota de Bandos dados pela roleta não podem ser comercializados, apesar de possuírem os mesmos bônus de uma negociável.

Outro ponto é a venda de giros, nada de errado para a empresa já que sempre são necessários mais métodos para o lucro nesse mundo capitalista. Entretanto, para quem compra os giros há uma grande desvantagem se for à busca de dinheiro no jogo, pois conseguir itens "caros" e bons nesse sentido é quase impossível; agora, se busca Exp, então é uma boa maneira de "upar" sem esforços, pois lâmpadas são facilmente obtidas com a roleta, ainda mais com muitos giros comprados. Tendo tudo isso em mente, é comum que pessoas prefiram investir seu dinheiro real em sites desonestos "proibidos" pela Jagex a fim de lucrar no jogo que na roleta, mesmo assim, é uma tentativa de diminuir tais vendas contra as regras.

A roleta também concede itens pagos para usuários gratuitos, sendo que estes devem se tornar membros para receber tais itens. É uma outra forma de "persuadir" o jogador a gastar dinheiro com o jogo, pois, se, por exemplo o jogador gratuito recebe uma cota de bandos na roleta, muito provavelmente se tornará membro para recebê-la. Até aqui tudo bem, as discussões começam a partir do ponto em que a Jagex passou a investir mais dinheiro e tempo para a roleta. Como podemos observar, toda semana há na página de notícias itens novos ou oportunidades no final de semana relacionados à Roleta Maluca. Isso deixa muitos jogadores frustrados, pois ao invés de se preocupar com boas atualizações para o jogo no geral, a Jagex investe em atualizações na roleta, sempre incentivando a compra de giros (que por sinal são caros).

São estes os principais pontos que resolvi destacar em relação da roleta maluca, fica ao seu critério se vale ou não a pena investir seu dinheiro real em tal jogo de sorte. Agora, falemos um pouco sobre o Shopping do Salomão (ou SGS). Resumidamente, o Shopping do Salomão consiste em vender por dinheiro real armaduras cosméticas, ações, animações, penteados entre outras coisas. A moeda no Shopping é chamada de RuneCoin, e tem um preço elevado em seus pacotes. As roupas e armaduras cosméticas "cobrem" e "escondem" a armadura que o jogador possa estar usando, exceto em áreas PvP. Muitos reclamam nesse ponto por cobrarem por novas aparências de armaduras e armas, ao invés de atualizar no jogo por dinheiro virtual. Além disso, deve-se em partes ao Shopping do Salomão a falta de recompensas em eventos sazonais, outro ponto de debate entre jogadores; neste evento de Halloween, por exemplo, não teve nenhuma ação de recompensa, sendo que para compensar uma grande variedade de itens relacionados ao Halloween foram lançados no Shopping.

Outra questão são os novos penteados, que jogadores já pediam fazia muito tempo. A Jagex se aproveitou desse desejo da comunidade para investir no Shopping e de certo modo explorar financeiramente aos jogadores que tanto pediram novos cortes de cabelo. Isso aconteceu de forma semelhante os mais espaços no banco. Com vários itens lançados semanalmente pela Roleta Maluca e novas armaduras possibilitadas pela Evolução do Combate, os espaços de bancos se tornaram insuficientes. Dessa forma, foram lançados espaços extras no banco à venda no Shopping do Salomão, por preços não muito amigáveis. Para diminuir a situação caótica imposta pelos jogadores, foi dito que os espaços seriam disponíveis para o Programa de Lealdade aos Membros, mas até agora nada. Para finalizar, um outro incentivo de investimento é dado pelos preços dos itens no Shopping ser levemente mais baixos para membros, o que pode levar a jogadores gratuitos se tornarem membros para obtenção de tal item por um preço "mais justo".

Agora tratemos sobre o assunto que causou mais polêmica entre os citados, a Evolução do Combate (ou EoC). Inicialmente lançado em servidores Betas, o novo esquema tático de combate já não foi bem aceito pela comunidade. Na verdade, desde o começo muitos que testaram já passaram a criticar tal mudança que afetaria o jogo por completo, inclusive preços no Mercado Geral, e realmente afetou. Muitos jogadores desanimaram e como ato de "protesto" cancelaram sua assinatura pagante e não entraram mais no jogo em si. Dessa forma, o número de jogadores Online caiu em cerca de 30%, principalmente em servidores brasileiros. Dos 70% restantes, grande parte é de Bots, pois apesar das Terras Selvagens ocasionarem a perda total de itens após a morte, ainda há muitos bots de mineração, por exemplo (veja na imagem abaixo).

O novo sistema tem seus pontos positivos, um combate mais dinâmico e que exige maior atenção e cautela. Também equipado com uma barra que facilita no treino de habilidades comuns (minerando, por exemplo, você pode arrastar o minério para a tal barra e apertar a tecla de atalho em que você adicionou o minério para soltá-lo, tornando o treino mais fácil e rápido) e vários ataques e combos com efeitos especiais. O novo combate também possibilitará mais variedades de armaduras e novos monstros e Bosses mais desafiadores; além de ter proporcionado um maior equilíbrio no triângulo de combate no PvP, e pontos fracos diferenciados para cada monstro no PvM (menos os Bosses, que não tem pontos fracos e podem ser atingidos com qualquer combate). O novo sistema também permitiu dupla empunhadura de espadas e balestras, além de "descanso de arma", onde estas ficam guardadas no cinto e nas costas, com opção de alternar entre mostrar o nível total ou o nível de combate, que passou a ser 200 com a nova fórmula.

Em contrapartida, o novo sistema foi marcado por seus pontos ruins, em que a maioria dos jogadores baseia suas críticas e insistem pelo retorno do antigo combate. O primeiro, e talvez mais importante, seja justamente pelo novo combate ter tirado a originalidade de RuneScape, que passou a se tornar semelhante a outros RPG's, sendo a adrenalina associada ao "Maná" e os ataques de combo baseados aos especiais da maioria dos jogos nesse ramo. Remover os ataques especiais também causou muita discussão, desvalorizando as Garras Dragônicas e Espadas Divinas, por exemplo, que eram muito usadas em PvP. O veneno também foi praticamente removido, tendo pouquíssimo efeito agora se comparado ao antigo sistema, desvalorizando também a Adaga Dragônica.

Com a nova fórmula de Combate, entre outros aspectos,  jogadores "Pures" que sempre existiram na história de RuneScape perderam seu lugar. Já que agora é necessário ter certo nível de defesa para um combate aceitável (além de que seu maior nível entre as habilidades de combate altera o modo geral do nível de combate, evitando que haja um "Pure" de nível de combate mediano ou baixo com 99 em Força e 40 em Defesa). As orações e maldições tiveram o efeito reduzido, sendo que proteções como "antiatrito" não bloqueiam mais o dano total causado por monstros, como era antigamente. Este é um ponto que torna mais difícil derrotar monstros como Jad, onde a oração é essencial. A nova fórmula de combate também trouxe muitas discussões por não atribuir mérito a Oração e Evocação, tornando mais fácil atingir o nível máximo.

A experiência dada após a morte do monstro ocasionou vários debates, exterminando meios de treino como nos Dagannoths Sentinelas e nos Macacos Esqueletos (com Chinchompas). Outro ponto é a quantia de pontos vitais, que varia conforme a armadura é equipada, e que aumentou consideravelmente. As comidas também perderam potencial, sendo que depende do nível de Condição Física e de culinária para surtir um bom efeito. Ao mesmo tempo em que, aura Vampirismo e maldição Alma Partida se tornaram muito mais eficientes, com danos "gigantes" agora causados pelo jogador. Quanto aos novos combos, muitos se complicaram para usá-los e aprimorar toda a técnica do novo combate, afetando principalmente jogadores Pkers. Com efeitos "retirados" ou "balanceados", itens como Escudos Espirituais e armadura de Torva tiveram os preços relativamente diminuídos, de forma rápida e sem igual.

Se usado o ponto fraco de um monstro contra o mesmo, será muito mais fácil derrotá-lo se comparado ao antigo combate, igualmente bosses, tornando assim a vida mais fácil para PvM's, que de certa forma precisam de menos esforço agora. Também não é mais possível um "guerreiro" equipar uma armadura de arqueiro e ter bons danos com armas corpo-a-corpo com boa defesa antimagia como acontecia no antigo combate. A defesa de armaduras de arqueiros e magos aumentou bastante, algo necessário para o balanceamento do triângulo de combate. Com todas essas mudanças, não é errado dizer que a Jagex utilizou o dinheiro dos veteranos contra eles, sendo que todo o novo estilo de combate é para atrair novos jogadores. É possível observar que eles já estavam planejando isso há muito tempo, a amostra grátis do servidor membro durante 14 dias já é um grande incentivo aos novatos que nem começarão experimentando o RuneScape gratuito.

Quase um mês de novo combate, o número de jogadores caiu bastante; o fórum inglês e brasileiro cheio de reclamações e pedidos para cancelar tal atualização; a Jagex continua ignorando da mesma forma que fizeram quando removeram o PvP nas Terras Selvagens em 2007. Vale a pena lembrar que depois de 4 anos reconsideraram os pedidos e retornaram a atualização, mas não recuperaram nem a metade dos jogadores que perderam na época. Fica a questão, Jagex, cometerá o mesmo erro duas vezes ignorando novamente os pedidos da maioria dos jogadores que sempre apoiaram e gastaram dinheiro e tempo com RuneScape? Muito provável que sim, mas a esperança é a última que morre.

Sessão de Missões Gratuitas

Como planejado no início de 2012, praticamente finalizamos a reformulação na sessão de guias relacionados a Missões Gratuitas, faltando apenas o Tutorial (academia de combate) e a missão Exterminador de Dragões. Nas próximas semanas estaremos removendo os antigos guias de todas as missões gratuitas do Rune Tephix, para melhor atender nossas diretrizes para uma qualidade superior em cada guia. Apesar de termos finalizado, é provável que muitas missões gratuitas sofram alterações, como exemplo Mistério das Runas e Resgate ao Príncipe Ali; estaremos acompanhando tais mudanças, reformulando o guia para cada uma delas.

Minhas Histórias: presente selvagem

Tive alguns anos de muita história na caça aos Revs nas Terras Selvagens, entre 2008 e 2011. Uma das que mais me lembro e com maiores detalhes foi no aniversário do Demaisberoh. Eu e meu amigo Dark Jow (ou Arqueiro Ha) preparamos uma surpresa no estilo aventureiro para ele; desse dia, guardei uma foto que me faz sentir naquele momento novamente, me causando até risos além da nostalgia. Vejamos como foi.

Havia chegado o dia em que meu amigo Beroh fazia aniversário, nós sempre nos divertimos muito nas Terras Selvagens, então, para celebrar tal data nada melhor que uma boa aventura nas profundezas do inferno. Eu e o Arqueiro compramos uma Chave enlameada, no mercado geral, na época o preço era de cerca de 7.000 moedas, mas o que valia mesmo era a aventura. Demos a chave a ele.

- Oh, Beroh, tá aqui teu presente. - Tyrannogui.
- Que isso cara, um chave?! - Demaisberoh.
- Sim sim, mas o que abrem as chaves? - Tyrannogui.
- Pow velho, lá vem merda. - Demaisberoh.
- Tenho certeza que você vai gostar, né não Victor? - Tyrannogui.
- Isso aê, sigamos para Wild. - Arqueiro Ha.
- Wild?? Kkkkk sabia que era sacanagem. - Demaisberoh.

Partimos para as Terras Selvagens, com certa alegria camuflada pelo medo. Quanto mais caminhávamos, mais escorria o suor em nossas faces, as profundezas tornavam o lugar tão obscuro e silencioso que a nossa respiração se tornara música para os ouvidos do inimigo.

- Bem.. Acho que chegamos! - Tyrannogui.
- Ao inferno? Faz tempo... rs - Demaisberoh.
- Não cara, chegamos ao seu presente. - Tyrannogui.
- Presentão heim cara, preferia não ter ganhado nada! - Demaisberoh.
- Que isso velho, te trouxe até o quinto dos cafundéu e assim que me agradece? - Tyrannogui.
- Tá, beleza, estamos aqui num labirinto de lava cheio de monstros, e agora? - Demaisberoh.
- Raciocine, o que tem no final de um labirinto? - Arqueiro Ha.
- Errmm... Nós três encurralados e mortos? - Demaisberoh.
- É... Também.. E o que mais? - Arqueiro Ha.
- Um tesouro! - Demaisberoh.
- Isso, um tesouro, e sua chave lhe permitirá ter esse tesouro. - Tyrannogui.

Adentramos no labirinto, a lava escorrendo logo abaixo de nossos pés e demônios, escorpiões e gigantes cobrindo toda a área. Nada de tão ruim e perigoso assim, ou melhor dizendo, vamos sair correndo ou senão o bixo pega! Chegamos ao fim do labirinto, uma área com um cercado de metal com uma arca fechada no centro, com alguns demônios protegendo-a ao redor. Essa seria uma péssima hora para...

- Ow, velho, tenho que dar uma saída. - Demaisberoh.
- Que isso fera? Tá maluco?! Vai deixar-nos aqui te esperando? - Tyrannogui.
- Pow cara não é esse o presente? Então tem que esperar! - Demaisberoh.
- Ahhh mais que filho da... *Demaisberoh has Logged Out*.
- Bom, o que nos resta é esperar e proteger a área pra quando ele voltar - Tyrannogui.
- Ceeertoo, espera, que diabos é isso? - Arqueiro Ha.
*Surge um Revenant Vampiro no lado de fora do portão de metal*.
- Putzzz... Agora lascou tudo. - Tyrannogui.
- Vish que se lasque o Beroh, bora correr aqui pro fundo! - Arqueiro Ha.
- Não, vamos intercalar o ataque contra o Rev. - Tyrannogui.

*Tyrannogui ataca o Rev, que contra-ataca com sua magia poderosa e tira bastante vida de Tyrannogui; em seguida, o Arqueiro ataca e também leva um dano nada legal*.

- Quer saber, você tem razão, que se dane o Beroh!! - Tyrannogui.
- Kkkkk correeeeee pro fundo! - Arqueiro Ha.

 *O silêncio toma conta do lugar, o Rev Vampiro desaparece, mas quando menos esperavam, os nossos heróis se deparam com a seguinte situação.*

- Opa, nosso dia de sorte! - Tyrannogui.
- Cara, ele tá me encarando veyh. - Arqueiro Ha.
- Kkkk, tá se achando à diva, ele não curtiu seus cachos dourados - Tyrannogui.
- Não velho, sério, olha só vou dar três passos pra frente e voltar. - Arqueiro Ha.
 *Quando dá o primeiro passo, Arqueiro leva um Hit monster do Rev Ork.*
 - OMG, eu disse, eu disse! - Arqueiro Ha.
- Vishhh, agora lascou tudo, só falta o Beroh... *Demaisberoh has Logged In*.
- Mais que merda de boca em Tyranno. - Arqueiro Ha.
- Perdi alguma coisa galera? - Demaisberoh.
- Não não, só olhe ali na frente o convidado especial da festa. - Tyrannogui.
- LooL agora fud**! - Demaisberoh.
- Abre a merda da arca e vamo caí fora daqui - Arqueiro Ha.
- Já é! - Demaisberoh.
*Beroh abre a arca e recebe uma adaga de Mithril e uma pizza de anchovas.*
- Filho da p***! - Demaisberoh.
- Qual foi? - Tyrannogui.
- Tu me trouxe no fim do mundo, quase nos matou três vezes pra me dar uma pizza de anchovas? - Demaisberoh.
- Pizza de Anchovas? - Arqueiro Ha.
- Hehe... ermmm.. legal a vida né *Bad Pokerface*.
- É melhor tu correr pro colo daquele Rev, por que ele vai ser o mais bonzinho daqui! - Demaisberoh.

Então Tyrannogui, Beroh e Arqueiro correm sucessivamente pelo labirinto de lava, se perdendo e se encontrando. Até os dias de hoje, é possível observar uma adaga de mithril ensanguentada no chão, que assim ficou quando Beroh escorregou e caiu em cima da mardita. Fim.

- Eei, acho que se esqueceram de algo - Rev Ork.
- Ham? - autor.
- Sim, se esqueceram de dizer o que aconteceu comigo depois - Rev Ork.
- Velho, essa história é minha, tu não é importante nela bro. - autor.
- Se não fosse por mim essa história seria uma merdinha qualquer, falou? - Rev Ork.
- U Mad Bro? Vai andar que o mundo é grande. - autor.
- Eu até andaria, mas agora estou preso em uma caverninha minúscula cheia de Pkers. - Rev Ork.

E este é o fim da adrenalina proporcionada pelos Revs livres. Bons e velhos tempos!

Retrospectiva de RuneScape 2012

Esse foi um grande ano para RuneScape, provavelmente o ano mais polêmico da história do jogo. Relembremos as piores atualizações que se passaram pelo ano inteiro, com algumas imagens para relembrar a fúria da comunidade (para alguns, tais atualizações podem não ter sido as piores).

Janeiro - Maldição da arte do fogo: a primeira missão do ano, dificuldade mestre, muitos esperavam que o ano começasse bombando nesse sentido. Uma grande decepção para quem fez a missão. Realmente, vocês perceberão com essa retrospectiva que 2012 não foi um bom ano para as missões em RuneScape, todas fáceis, de certo modo rápidas e com pouca história útil. Na realidade, investiram mais em efeitos, explosões, gráficos, cenários, roupas.

Fevereiro - Zona de Guerra dos Trolls: se tornou praticamente que o novo tutorial do RuneScape, jogadores novatos ou que acabaram de criar uma conta são levados para tal área, que se expande desde Burthorpe até Taverley. O gráfico desses locais também sofreu alterações. Nesse mês também foi lançada a Roleta Maluca, com inúmeros prêmios atraentes e aparentemente valiosos.

Março - Mudança das armaduras: uma atualização que ocasionou grandes revoltas, ficando atrás apenas da Evolução do combate, do Massacre de Faladore e da exclusão das Terras Selvagens PvP. Praticamente todas as armaduras sofreram mudanças gráficas; a rúnica se tornou de tom azul cintilante, a Bandos se tornou monótona, Armadyl ridicularizada entre muitos outros defeitos em quase todas as armaduras. Vários tratados e protestos foram organizados, até mesmo abaixo assinados em uma tentativa de salvar as antigas armaduras. Infelizmente os jogadores foram novamente ignorados pela Jagex.

Abril - Evento de Páscoa: o primeiro evento que realmente decepcionou aos jogadores de RuneScape. Muitos reclamaram pela falta de história e de bom senso em uma atualização sem cabeça nem pés. Apesar dos fundamentos baseados parcialmente no que se diz Páscoa, foi um evento irrelevante e de más recordações para grande parte da comunidade.

Maio - Dragoa Negra Rainha: um dos primeiros bosses do ano, que não pode ser derrotado, mas apenas ser colocado em descanso. Tal atualização também trouxe uma nova armadura para arqueiros, juntamente com a balestra real. Além disso, em Maio ocorreu o evento Jubileu de Diamantes, que presenteou aos jogadores que contribuíram com um Corgi de estimação.

Junho - Festival de Enigmas: a continuação dos esperados enigmas, para muitos mais fáceis que os de outros anos, apesar de ter seguido as mesmas ideias dos anteriores, teve de certa forma uma facilitada de modo geral. A recompensa, uma roupa de mago e a expectativa de visitar a Fortaleza dos Clãs. É lançado o servidor Beta da evolução do combate.

Julho - Fortaleza dos Clãs: uma atualização com intuito de unir jogadores em um determinado espaço customizável com diversas atividades para desempenhar, onde o papel de cada membro do clã e sua participação são essenciais para a evolução da fortaleza. Até campos de batalha podem ser customizados em tal área. Entretanto, acabou por desfragmentar clãs "amigos" que antes eram de grande destaque no RuneScape, diluindo a participação da comunidade na Guerra dos Clãs. Nesse mês também tivemos o lançamento do Grande Shopping do Salomão e dos Jogos de Guilenor.

Agosto - Masmorra da Guerra dos Deuses: reformulada por total, a nova masmorra teve grande impacto aos conservadores que passaram a desprezar tais mudanças gráficas desnecessárias. Apesar de tudo, a aparência dos Bosses mais famosos de RuneScape foi alterada, lastimável aos que gostavam tanto do General Graardor, o mascote do jogo.

Setembro - Baía dos Bots: muitas expectativas positivas sobre essa atualização, onde a Jagex prometeu solucionar de vez os problemas causados por Bots. Infelizmente, o novo sistema que expõe aos jogadores a humilhação, muitas vezes sem um propósito real, teve muitas falhas e nem chegou perto de exterminar os bots, que ainda andam de monte no mundo virtual de RuneScape. Também tivemos a substituição de uma das missões clássicas de RuneScape, a resgate ao príncipe Ali.

Outubro - Evento de Halloween: para muitos, uma tragédia. Seguindo o mesmo sistema do evento de páscoa, o de Halloween consistiu em caçar fantasmas escondidos nas casas de RuneScape. Sem nenhuma história aceitável ou recompensas estimulantes. Em outubro também teve a mudança gráfica e de combate no Dragão Negro Rei, um dos bosses mais antigos e épicos do jogo.

Novembro - Evolução do Combate: a maior queda do ano estatisticamente no número de jogadores online per hora. A maioria não gostou do novo sistema e reclamou por seus direitos sem ter sucesso. Dessa forma, como modo de protesto, pararam de jogar e cancelaram suas respectivas assinaturas pagantes. A insatisfação foi tanta que quase pode ser comparada com o dia em que removeram às Terras Selvagens PvP. Além disso, um dos locais mais antigos e clássicos de RuneScape teve a aparência substituída por efeitos especiais e um Lag absurdo, a torre dos magos.

Dezembro - À beira da extinção: um nome que faz jus ao que está acontecendo com o RuneScape, mas no caso se refere a última missão da trama TzHaar. Nada de tão plausível, seguindo o mesmo estilo de Forno dos Anciãos, essa missão se resume em batalhas fáceis e rápidas, com um enredo quase sem história e um ótimo final para o grande ano de 2012 em RuneScape. Não nos esqueçamos da extraordinária Obra Portuária e do evento de Natal, que ainda não lançou, mas não tenhamos expectativa de que seja um bom evento, pois este ano já se superou em termos de "evolução".

Novidades para o Rune Tephix em 2013

Já estamos nos preparando para muitas novas postagens em 2013, iremos tratar aqui brevemente novos tópicos e guias que disponibilizaremos no site no ano que se aproxima cada vez mais. Esperamos que goste das novidades, pois realmente queremos trazer um conteúdo diversificado e interessante aos leitores e fãs do blog.

Para começar, iremos iniciar guias para elevar habilidades do nível 1 ao 99 de diversas maneiras diferentes, cada uma com seus benefícios e desvantagens. Não perca, vai ser para todos os gostos e todos os bolsos! Também iremos investir acréscimos na sessão "Conseguir Dinheiro no Jogo", incluindo táticas para membros e métodos de lucro com cada habilidade, tanto para jogadores gratuitos, como pagantes. Além disso, estamos preparando guias sobre Atividades, mini missões e D&D's com belas imagens e um conteúdo profundo e completo.

Acrescentaremos mais postagens sobre Histórias do Jogo, e iniciaremos postagens sobre Diário de Conquistas, agora conhecido como Tarefas. Para finalizar, teremos mais guias de missões P2P e novos tópicos, tais como: Reclamações, Denúncias Anônimas, Dicas de Proteção e atividades para a capa da perfeição. Mais detalhes conforme se aproximar a data de lançamento de cada ícone. Não percam, o ano de 2013 estará repleto de novidades, só aqui, no RuneScape Tephix.

Para finalizar a mensagem de Dezembro, irei fazer uma breve citação da Promoção de Janeiro, onde iremos premiar o melhor comentário com um valor estimado em 10 Milhões de Moedas! Fique ligado no RuneScape Tephix e desejamos a todos boas festas e um ótimo final de ano. Esperamos que continue acompanhando o site e nos ajudando a crescer cada vez mais. Abraços, Guilherme Brancallião de Abreu.