"Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação." - Wikipedia. Com isso, a persuasão é o poder de convencimento sobre outras pessoas, mesmo que seja necessário conquistar a confiança da mesma. No RuneScape, muitos utilizam dessa estratégia para aplicar golpes, seja dentro do jogo (furtando itens e dinheiro), seja em sites de terceiros. Vejamos a seguir algumas táticas utilizadas por golpistas.

Dobrar Dinheiro

A duplicação de moedas é um dos golpes mais populares de RuneScape, e muitas vezes pode ser visto em locais bem povoados, tais como Mercado Geral, especialmente em mundos de negociação. O golpista oferecerá o seguinte acordo para a vítima: por meio da negociação, o dinheiro que a vítima comercializar com o golpista será reposto em dobro pelo mesmo em uma segunda negociação. É um comércio de confiança, sendo que primeiramente o dinheiro deve ser dado, para depois, em outra negociação, ser dobrado. Geralmente os golpistas simplesmente saem do jogo após receber o dinheiro da vítima. Para maior credibilidade, alguns golpistas de fato dobram o dinheiro quando oferecidas quantias menores (como 50.000 moedas) para então aplicar o golpe após obter a confiança da vítima, que negociará uma quantia maior. Alguns golpistas também utilizam do apoio de uma segunda pessoa, que fingirá ter o dinheiro realmente dobrado, falando em público tal proeza.

Golpe de Empréstimo

Um golpista se aproxima de um jogador que possui algum item valioso, tal como escarcelas de Bandos. Em seguida, o golpista se oferece a dar sua própria escarcela de Bandos se o jogador aceitar emprestar sua escarcela até o Log Out. O golpista aceitará a negociação na primeira tela, no entanto, declinará na segunda tela, na esperança de que o jogador não perceba a mensagem de que o "outro jogador recusou a negociação". Se enganada, a vítima realmente acreditará que recebeu a escarcela do golpista e que emprestou a sua até o Log Out. O golpista, então, vai pedir para que devolva as escarcelas por negociação comum, quando na verdade, a vítima estará dando suas próprias escarcelas para o golpista, que então fugirá com as duas escarcelas.

As aparências Enganam

Um golpista usará o esquema fraudulento de negociação rápida para enganar jogadores dizendo que venderá um item valioso por preços relativamente menores e persuasivos. Primeiramente mostrará o item em questão, tal como uma espada de Saradomin; então, fechará a interface de negociação culpando Lag, e negociará novamente com a vítima. Desta vez, o golpista oferecerá um item muito menos valioso, mas com a aparência semelhante na janela de comércio, como uma espada branca de duas mãos, na esperança da vítima não perceber. Com isso, a vítima compra uma espada branca pela metade do preço de uma espada de Saradomin. A combinação também pode ser feita com outros itens: ossos de dragão e ossões; conjunto de armadura Saradomin (p) e conjunto de armadura rúnica (p); elmo dragônico (em nota) e esmeralda bruta (em nota); elmo completo de runita e elmo completo de mithril; cota de Torva e cota de placa preta; escudo espiritual espectral e escudo espiritual elísio.

Golpe do teclado

Um golpista vai dizer para a vítima que se ela soltar um item e apertar teclas específicas do teclado, o item será duplicado. O "atalho" geralmente é para fechar a tela do navegador (no caso Alt + F4 ou Ctrl + W) ou para atualizar a página (F5). Dessa forma, enquanto a vítima tenta retornar ao jogo, o golpista pega o item solto no chão. Jogadores podem evitar tal golpe por não executar comandos do teclado que ainda não estejam familiarizados, apesar de que aparecerá uma mensagem perguntando se realmente deseja "atualizar" ou "fechar" a página.

Sites Golpistas

Existem várias formas de roubar contas do RuneScape incentivando jogadores a colocar seus dados de Log In em sites de terceiros, parecidos ou não com o oficial da Jagex. Muitas vezes, golpistas incentivam jogadores a se inscrever em sites de clãs ou a concorrerem a itens valiosos após revelar dados de Log In em sites falsos. Também podem entrar em contato por e-mail, se dizendo da Jagex e oferecendo a oportunidade de se tornar um moderador, após digitar dados solicitados. Lembre-se de que a Jagex só enviará esse tipo de mensagem pela Central, encontrada dentro do site oficial do RuneScape, após fazer Log In e ir em "configurações de conta". Outros sites altamente perigosos são os de comercialização de itens de jogo por dinheiro real. Além da chance de roubarem seu dinheiro real e não entregarem as moedas compradas, também podem adquirir dados de seu cartão. Também podem roubar sua conta, caso negocie em sites que vendem a "Capa de fogo" ou  a "Capa TokHaar", sendo necessário acesso prioritário em sua conta, obrigatoriamente.

O uso de Bots

Semelhantemente aos sites golpistas, softwares de macros podem corromper ou comprometer sua conta do jogo. Muitas vezes parecem tentadores e de muitos benefícios, entretanto, lembre-se de que você obrigatoriamente terá de confiar no programa e passar seus dados de Log In e às vezes até mesmo o Pin do Banco para que o bot funcione. Além disso, o programa pode conter um Keylogger que envia ao proprietário do site tudo o que você digitar pelo teclado.

Categories:

0 Response for the "Dicas de Proteção: Persuasão de Fala"

Postar um comentário