Início: leia a lista de desejos na barraca norte do Estranho Ancião.

Só membros? Sim.

Duração: longa.

Requisitos: nível 78 em extermínio (entretanto é possível completá-la com um nível de 73+ de extermínio utilizando-se uma torta selvagem), nível 55 em caça (não é necessário, mas sim recomendado para caçar Kyatt), ter iniciado a Submissão do Rei Awowogei da Receita do Desastre, ter iniciado a criação de navios de pira do Treinamento Bárbaro, um nível alto de combate é aconselhado, ter concluído a missão O velho e o Couro.

Itens necessários: escudo elemental (ou seus sucessores da Oficina Elemental) e um escudo antidragão ou um escudo de fogo de dragão; ícone de bruxedo (comprado a partir de um mestre de extermínio); uma fonte de luz (tal como vela, tocha, lanterna, lampião); espada de lâmina fina (ou relacionados, como setas e flechas de ponta larga e feitiço Dardo Mágico); qualquer machado; vara de provocação, faca e algumas lenhas; 1.875 moedas; 20 potes de vinagre (usando jarros de vinagre comprados a partir de Fortunato na Vila Draynor em potes vazios); 20 lenhas de qualquer tipo.

Recomendações: acesso ao sistema de teleporte de Anéis de Fadas; muita comida elevada (tubarão ou corvina); Greegree de macacos.

Inimigos para derrotar: Turoth adulto, mão rastejante, camelo, tartaruga, kyatt dentes-de-sabre, dragão verde, dragão azul, dragão vermelho, dragão negro, dragão alado esquelético, dragão de bronze, dragão de ferro, dragão de aço, dragão de mithril, Bork, guarda macaco, cobra gigante, qualquer gigante, Gorak, aqualume, Terror esquelético.

A lista de desejos é uma mini missão "extra" dada pelo Estranho Ancião, não sendo necessária para a Capa do Aventureiro. Entrementes, derrotar o Terror Esquelético é um requisito para a Capa da Perfeição. O método é o mesmo da lista de Quanto osso duro de roer, sendo que nem sempre os ossos especiais vão ser soltos pelos monstros na primeira tentativa. Os ossos também deverão ser polidos com vinagre antes de serem entregues ao Estranho Ancião. Os monstros podem ser mortos em diversos locais diferentes, mas abaixo mostraremos a forma mais recomendada para se completar a mini missão.

Calabouço de Brimhaven

Itens: qualquer machado, 875 moedas, escudo antidragão.

Como chegar: teleporte pelo amuleto da glória ou tabuleta para casa, viagem de barco com o custo de 30 moedas a partir de Ardonha Oriental, teleporte da Luva de Karamja 3 (que resulta na mina de gemas, sendo necessário usar o vagonete de transporte, em Shilo).

Monstros: gigante de líquen, dragão vermelho, dragão de bronze, dragão de ferro, dragão de aço.

Dicas: uma vez dentro da masmorra (cuja entrada é sul de Brimhaven, próxima do músico) mate alguns gigantes de líquen próximos da entrada. Uma vez que você arriscar ir mais a fundo na masmorra, matar dragões vermelhos e posteriormente dragões metálicos (bronze, ferro e aço) no final do calabouço.

Atol dos Macacos

Itens: greegree de algum macaco, comida, antiveneno, poção do devoto (da oração).

Como chegar: teleporte para o Atol dos macacos, caso contrário, falar com Daero.

Monstros: cobra gigante, guarda gorila.

Dicas: recomenda-se primeiramente se dirigir até a Ilha do desastre, que é antes do Atol dos Macacos (para isso fale com Daero no andar superior da Grande Árvore, próximo do bar de Blurberry, depois fale com Waydar para voar até a ilha do desastre). Uma vez na ilha, ligar a oração antiatrito e entrar na única masmorra que há para matar algumas cobras gigantes. Depois, prossiga para o Atol (por teleporte se possível) e matar alguns guardas gorilas próximos do altar, utilizando antiatrito.

Masmorra de Extermínio de Fremennik

Itens: espada de lâmina fina (ou setas de ponta larga/feitiço Dardo Mágico), uma armadura resistente contra magia, comida decente, 1.000 moedas.

Como chegar: use a lira encantada para teleportar-se à Rellekka (ou teleporte de tabuleta para casa) e caminhe para o leste até chegar em uma caverna. É possível chegar lá através do código de anel de fadas A-J-R ou ainda com um anel do exterminador.

Monstros: Turoth adulto, Aqualume.

Dicas: antes de entrar na masmorra, fale com a troll Lalli e dê 1.000 moedas a ela em troca da lã dourada. Lalli está próxima da árvore de maçãs douradas. Ao se aventurar na caverna, é recomendado utilizar uma armadura de pele de dragão negro/dragão real e usar setas de ponta larga contra Turoths; depois, seguir até o fim da masmorra e matar aqualumes usando combate à distância (arco de cristal é recomendado).

Mos'ino Fensivo

Itens: ícone de bruxedo, fonte de luz, comida decente e uma boa armadura.

Como chegar: pelo código de anel da fadas C-K-S, ou através de uma viagem de barco falando com Alex Plica a partir do Porto Phasmatys (para isso é recomendado utilizar o teleporte do Ectophial ou fretar a partir do Porto Sarim).

Monstros: terror da caverna, mão rastejante.

Dicas: ao chegar em Mos'ino Fensivo ir para a floresta fora da cidade e seguir para sudoeste até chegar em uma caverna próxima do mar. Para entrar na caverna será necessário equipar o ícone de bruxedo e acender uma vela ou outra fonte de luz. Quando entrar, mate alguns terrores da caverna (entretanto isso só será necessário caso NÃO tenha matado guardas gorilas). Depois, ir até a torre dos exterminadores e derrotar algumas mãos rastejantes (se possível utilizando o teleporte do anel do exterminador).

Terras Selvagens (Opcional)

Itens: escudo antidragão ou de fogo de dragão, comida decente e armadura.

Como chegar: através dos obeliscos mágicos dentro das Terras Selvagens.

Monstros: dragão vermelho, dragão verde, gigante da colina.

Dicas: pela remoção da caveira e dessa forma a queda de todos os itens carregados após a morte, é recomendado ir com um escudo antidragão e uma armadura rúnica ou de prosélito, além de bastante comida e um teleporte de emergência. Primeiramente mate alguns gigantes da colina próximos do local aonde era a Guerra dos Clãs (estão próximos do símbolo de caça de salamandra negra). Depois, caminhe um pouco para o nordeste e mate alguns dragões verdes nas proximidades (ao norte da saída perigosa de Kalaboss). Depois, caminhe para o norte até a ilha de dragões vermelhos e mate alguns. Você poderá optar por matar dragões vermelhos na masmorra de Brimhaven, e dragões brutais verdes nas Cavernas Antigas, assim como matar gigantes de líquen em Brimhaven ao invés dos gigantes da colina.

Cavernas Antigas

Itens: escudo antidragão ou de fogo de dragão, comida decente e uma boa armadura, poções do devoto (da oração), super poções, teleporte de emergência.

Como chegar: teleporte para a colônia bárbara através de um colar de jogos.

Monstros: dragão brutal verde, dragão de mithril.

Dicas: teleporte para a colônia bárbara e corra para o sul até o redemoinho, saltando nele a partir da ponte. Uma vez dentro das Cavernas Antigas, beber poções e descer para a área principal equipando um escudo antidragão. Caso não tenha matado dragões verdes nas terras selvagens, mate dragões brutais verdes logo no início da caverna até conseguir o osso da cauda. Depois subir os degraus ao sul (próximos da escada que leva até Kuradal) e matar dragões de Mithril.

Outros ossos e desejos

Para as garras afiadas é recomendado matar toupeiras gigantes, nas cavernas subterrâneas do parque de Faladore. Usar uma pá no ponto de exclamação vermelho no mini mapa, tendo uma fonte de luz em mãos. O local recomendado para matar dragões negros é no final do calabouço de Taverley, no entanto você pode optar por matar o Dragão Negro Rei. Dragões alados esqueléticos são encontrados no final do calabouço de gelo de Asgarnia, sul do Porto Sarim (leve um escudo elemental). Camelos são encontrados no deserto de Al-Kharid, logo ao sul da passagem de Shantay. Para o fêmur você pode matar o Bork nos túneis do caos ou derrotar o General Graardor na masmorra da guerra dos deuses. O úmero é obtido ao derrotar tartarugas ao norte do pântano do Forte dos gnomos arborícolas ou tartarugas deformadas no esconderijo de Glouphrie. Finalmente, para dentes-de-sabre você pode caçar Kyatt na área de caça polar em Fremennik ou matar Wallasalki na masmorra da Ilha da Natividade ou nos túneis do caos.

O Terror Esquelético

Depois de recolher todos os ossos, use-os nos potes de vinagre e faça o polimento na caldeira próxima do Estranho Ancião utilizando as lenhas já separadas. Entregue os ossos e o Estranho Ancião convocará o Terror esquelético, um monstro de nível variado (130, 124, 120 e 116) que está na plataforma nordeste do ancião. Saiba que é preciso ter completo a lista de desejos de Quanto osso duro de Roer antes de combater o terror esquelético, e também que a lã dourada não precisa ser polida.

Suba pela escada de ossos a nordeste e entre na arena para lutar contra o Terror Esquelético, quando estiver pronto. Use uma armadura de alta defesa de corpo a corpo, tal como algum conjunto Catacumbas ou uma armadura dragônica. Também utilize a oração antimagia, pois os ataques mágicos do monstro parecem ser mais rápidos e precisos que os ataques corpo a corpo. O terror esquelético não utilizará o ataque que você estiver protegendo pela oração. Ou seja, se utilizar antimagia, ele usará golpes corpo a corpo.

É recomendado trazer comidas de alta cura, como tubarões ou corvinas. No decorrer da luta, ambos os braços do Terror esquelético vão cair; a partir deste ponto, você poderá usar seguramente antiatrito, sendo que os ataques mágicos não mais acontecerão. Um excelente método para derrotar o terror esquelético é utilizando combate à distância, pois ele é muito fraco contra tais ataques. Comece usando setas de rubi (e) para depois usar setas de diamante (e) quando o monstro estiver mais fraco.

Além disso, saiba que é possível utilizar um multicanhão dos anões como auxílio na batalha. Uma alternativa mais barata para a batalha é utilizar setas de ponta larga, como também uma balestra rúnica, que comporta setas até adamantio. Agora, se estiver usando corpo a corpo, utilize armas de esmagamento, tais como malho caótico, âncora do Barrilgudo, lança de Zamorak. Uma espada divina de Bandos também é recomendada, pois pode reduzir significativamente a defesa do Terror esquelético.

Um método recomendado é utilizar armadura Catacumbas, equipando uma espada divina de Bandos e evocando um Bunyip. Utilizar orações ou maldições que impulsionam os ataques corpo a corpo também é útil, tal como piedade ou tumulto. Uma armadura Guthan, juntamente com a lança, se torna útil por restaurar grande parte dos pontos vitais perdidos durante a batalha, mas não é tão necessária após a queda dos braços do Terror esquelético. Se você morrer durante a luta, sua lápide aparecerá do lado do portão que dá acesso a escada de ossos que leva até a arena.

Durante o combate, alguns membros do Terror esquelético vão cair no chão. Quando isso acontecer, clique rapidamente no membro que cair para enterrá-lo, ou do contrário este voltará para o Terror esquelético, recuperando uma boa parcela da vida do mesmo. Primeiramente cairá a mão direita, depois a esquerda, e finalmente a cauda. É bem difícil, mas não impossível, derrotar o Terror esquelético sem enterrar seus membros quando estes caem no chão. Após derrotar o monstro, fale com o Estranho Ancião para receber suas recompensas.

Recompensas: mochila de ossos (e) ou elmo de crânio de carneiro (e) que concedem um teleporte por semana até a arena do Terror esquelético; 10.000 de experiência em extermínio; 7.000 de experiência em Oração; após a mini missão, o Terror esquelético pode ser combatido uma vez por semana, concedendo 1.250 de experiência em extermínio e 1.000 de experiência em oração a cada luta, além da chance de obter um pergaminho de dicas elite; 2 giros extras na roleta maluca.

Avisos e Modificações recentes

Posted by Rune Tephix On 20:46 2 comentários

Saudações a todos os fãs e leitores do RuneScape Tephix, por meio desta postagem venho atualizar-vos sobre todos os acontecimentos no blog desde Janeiro de 2013, em uma espécie de relatório trimestral. Também estaremos disponibilizando nossos próximos passos em relação aos guias que estarão sendo criados a partir do mês de Abril, já que este ano estamos lidando com "objetivos", um de cada vez, e os nossos dois primeiros já foram completos com o término dos três primeiros meses do ano, como será observável a seguir.

Pontos de Destaque/Mudanças Realizadas

Para que esta não se torne uma postagem cansativa e de leitura excessiva, mostraremos uma lista com as mudanças efetuadas e os marcos dos três primeiros meses do blog.

Mês de Janeiro

- Iniciamos o ano com grandes expectativas positivas e com um cronograma já estudado, de qual ordem seguir nas postagens e guias, através de uma programação eficiente.

- Estabelecemos para este ano o número de vinte (20) postagens mensais.

- Criamos uma promoção jamais vista anteriormente, recompensando com 10 Milhões de moedas o leitor que tivesse o comentário mais criativo/persuasivo voltado para o RuneScape.

- Resolvemos adotar o método de promoções a fim de recompensar aos fãs e leitores do blog, sendo que mais destas serão feitas ao longo do ano.

- Criamos quatro novos tópicos: Dicas de Proteção, Denúncias Anônimas, Reclamações, Capa da Perfeição.

- Criamos uma Página no Facebook para o Rune Tephix.

- Fizemos uma Revisão Geral de análise em todas as postagens e guias publicados no blog desde sua criação.

- Melhoramos a marcação do Logo do Blog nas imagens, deixando apenas o contorno para uma maior visibilidade da imagem em si.

Mês de Fevereiro

- Prosseguimos com as postagens relacionadas à Mini Missões e Capa da Perfeição.

- Disponibilizamos uma conta Paypal ao Rune Tephix para receber doações.

- Criamos novas Abas para o Menu do Blog, disponibilizando uma maior facilidade de acesso aos tópicos do site. Foram estas as abas acrescentadas nas barras próximas do Título do Rune Tephix: Atualizações Futuras, D&D, Evento Atual, FAQ-Dúvidas, Guias para 99, Itens e Objetos, Localizações, Mini Missões, Pergaminhos de Dicas.

- A aba de Guias Diversos teve conteúdo adicionado.

Mês de Março

- Possibilitamos Parcerias com o blog também com Páginas do Facebook.

- Criamos o guia da missão revolucionária: O Despertar do Mundo.

- Finalizamos todos os nossos guias de Dicas de Proteção.

-  Finalizamos todos os nossos guias de Mini Missões.

- Com isso, completamos nossos dois primeiros objetivos do Ano.

- Disponibilizamos um novo "Tradutor" para o blog (na barra lateral direita).

- Diminuímos a poluição visual da barra lateral direita do blog.

- Para isso, removemos os seguintes Gadgets: Guias Recentes, Música no Blog, Banners diversos (de parceria, agora incluídos em uma lista; de alguns anúncios de terceiros; de guia de destaque; de Faça o seu Pedido).

- Com isso, temos quatro espaços na barra lateral para a divulgação de outros anunciantes interessados.

- Você poderá notar que agora o blog carregará mais rapidamente e se tornará menos "pesado".

Próximos Alvos e Interesses

Após tantas mudanças, otimizações e guias lançados, pudemos desfrutar de grandes avanços no conteúdo e na aparência do Rune Tephix em geral. A nossa equipe continua trabalhando firme para satisfazer quaisquer dúvidas que visitantes do blog tenham, ajudando-os a se aventurar por RuneScape. Esperamos que estejam gostando das mudanças e da dedicação que estamos tendo no ano de 2013, pois de fato é o primeiro ano em que nos empenhamos tanto no quesito de qualidade visual e de postagens sucessivas com um conteúdo abrangente, sempre preenchido por belas imagens e mapas de auxílio complementar.

Com os objetivos citados completos, temos novos planos para seguir, e agora que o site está estabilizado e organizado por total, só teremos que nos preocupar com as postagens e com ajustes rápidos no surgimento de qualquer problema, seja no Layout ou no Designer. Apesar de ainda continuarmos postando novidades, eventos sazonais, missões e conteúdo novo do jogo, nossos alvos principais serão: a criação de guias para o nível 99 em habilidades, a criação de guias relacionados à Capa da Perfeição (do qual já iniciamos em Janeiro), a criação de guias para obtenção de dinheiro com Combate para Membros.

De vez em quando também publicaremos postagens diversificadas, tais como objetos ou missões para membros e mini jogos. Tudo conforme a programação mensal que fazemos com antecedência. Esperamos que tenham paciência, sendo que os dois primeiros objetivos demoraram cerca de 3 meses, estes que abrangem um conteúdo muito maior poderão acabar levando mais tempo, e não dedicaremos um mês inteiro para determinado objetivo. Ou seja, faremos postagens sobre todos os objetivos em cada mês, completando aos objetivos de pouco em pouco.

Agradecemos pela compreensão e sempre procuraremos manter-vos informados sobre os acontecimentos e planejamentos da equipe para o RuneScape Tephix.

Início: fale com o escudeiro do lado de fora da Sala de Treinamento de Camelot, no último andar do castelo.

Só membros? Sim.

Duração: curta.

Requisitos: a missão Resgate do Rei.

Itens necessários: alimentos, poções e uma boa armadura.

Recomendações: nível 70+ em todas as habilidades de combate.

Inimigos para derrotar: Sir Bedivere (nível 114), Sir Pelleas (nível 114), Sir Tristam (nível 114), Sir Palomedes (nível 120), Sir Lucan (nível 120), Sir Gawain (nível 120), Sir Kay (nível 120), Sir Lancelot (nível 120).

As Ondas de Cavaleiros, também conhecida como Sala de treinamento de Camelot, é uma mini missão localizada no andar superior do castelo de Camelot (último andar). Os jogadores devem ter concluído a missão "Resgate do Rei" para entrar. O escudeiro do lado de fora da porta da sala de treinamento irá explicar como funciona as Ondas de Cavaleiros. Os jogadores deverão derrotar os oito Cavaleiros da Távola Redonda, utilizando qualquer estilo de ataque, sendo proibido apenas o uso de oração e de evocação. Além disso, todos os cavaleiros são imunes a técnicas de paralisar/atordoar. 

Os cavaleiros podem ocasionar grandes danos, como também drenam certas estatísticas de combate (ataque, defesa, força, magia, combate à distância) conforme atacam o jogador. Cada cavaleiro será mais forte que o anterior, com golpes mais precisos e drenagem de estatísticas mais rápida. A sala de treinamento é um local seguro, ou seja, jogadores não perderão itens em caso de morte. Ao sair da mini missão, os jogadores permanecerão com os pontos vitais e estatísticas que estavam durante a batalha. Quando o jogador morre ou sai da batalha, este terá de recomeçar a mini missão do início.

Acima você pode ver todas as oito ondas e seus respectivos cavaleiros, além das estatísticas que serão drenadas por cada um. Observe que "Distância" refere-se à habilidade Combate à Distância.

Estratégias de Combate

Com a Evolução do Combate, esta mini missão se tornou muito mais fácil. É possível completar a mini missão tendo nível 70 em Defesa, Ataque e Força (caso use corpo a corpo), com auxílio de poções restauradoras de estatísticas. Os jogadores que utilizarem corpo a corpo devem equipar sua melhor armadura, sendo recomendada Catacumbas. Um conjunto de Guthan é recomendado, pela sua capacidade de restaurar pontos vitais do jogador no decorrer da luta.

Dependendo da armadura que o jogador escolher, pode ser útil equipar luvas, botas e capa de magia, não pelo aumento dos pontos vitais, mas sim pela maior defesa contra corpo a corpo (de acordo com o equilíbrio do triângulo de combate). Mesmo assim, cota e perneiras corpo a corpo ainda são recomendadas, pois armaduras mágicas diminuirão consequentemente a capacidade de dano e eficácia de ataques corpo a corpo. Se uma Espada Divina de Bandos (comprada ou emprestada) for acessível, a batalha será bem mais rápida que utilizando-se um chicote abissal.

Uma segunda opção para uma abordagem eficiente na mini missão é com a utilização de magia. Em geral, níveis de 70+ em Magia, Defesa e Condição Física são recomendados, embora ainda seja possível aos de nível baixo com um maior esforço. Aqueles que desejam usar magia contra os cavaleiros devem equipar a melhor armadura de mago possível, com uma varinha e um escudo em mãos, a fim de utilizar a habilidade de "Rejuvenescimento". Embora o escudo reduza a eficácia dos danos mágicos, ele é muito útil para reduzir a necessidade do uso de alimentos, pela boa defesa proporcionada.

Poções Super-restauradoras ainda serão necessárias para recuperar as estatísticas drenadas pelos cavaleiros. Jogadores que não pretendem utilizar um escudo podem optar por equipar um Cajado Polipórico, pois seu feitiço único (encontrado nos três livros de magia) tornará a batalha mais fácil. É importante notar que nível 75 de Magia é necessário para equipar o cajado, e nível 80 em Magia para lançar o feitiço. Trazer tubarões é recomendado, pois alimentos serão necessários sem a utilização da habilidade de rejuvenescimento. Tendo nível 80+ em todas as estatísticas de combate, uma armadura Ganodérmica completa com um amuleto da Fúria ou da Glória, e um cajado polipórico, é possível fazer toda a mini missão sem comida alguma.
Aos jogadores que planejam lutar contra os cavaleiros face a face deverão trazer muitas poções Super-restauradoras, sendo que os níveis são drenados rapidamente. Há dois pontos de fuga na sala: eles estão entre os dois bonecos (sacos) na parede próxima da porta. Para prender o cavaleiro, alinhá-lo de forma que ele fique ao lado do espaço vazio entre os manequins próximos da porta, em seguida, correr para o outro lado do boneco para que ele deslize para o ponto visto na imagem acima. Enquanto deixá-lo atrás dos bonecos, ainda é útil recuperar sua saúde ou deixá-lo morrer envenenado.

Se o jogador estiver próximo de morrer não é uma boa ideia sair pela porta, sendo que a vida não será restaurada e haverá risco de morrer e perder os itens fora da sala. Assim sendo, vale mais a pena morrer na sala de treinamento, pois os itens não serão perdidos e o jogador reaparecerá com seus pontos vitais e estatísticas renovadas. Um jogador que não utilizar a habilidade de Rejuvenescimento deverá trazer pelo menos: uma superataque, uma superdefesa e uma superforça (todas completas, independente da classe de combate utilizada). É uma boa ideia trazer diversas poções Super-restauradoras, sendo que os cavaleiros drenam as estatísticas quando causam danos.

Alimentos como Tamboril são recomendados, mas o jogador também pode optar por trazer tubarão ou batata assada com atum, apesar de que corvina ainda continua sendo a melhor opção, sendo que a restauração de vida é capaz de aumentar a vida do jogador acima de seu máximo. Preparados de Saradomin, embora dispensáveis, não deixam de ser uma opção. Note que mais poções Super-restauradoras serão necessárias caso preparados de Saradomin sejam utilizados. Anéis de recuo ajudarão a derrotar os cavaleiros, embora o bônus de anéis imbuídos na Mobilização dos exércitos ou anéis de Fremennik ofuscam dano extra.

Recompensas: 20.000 de experiência em Ataque, Força, Defesa, Condição Física, Combate à distância, Magia; quatro novas orações: Bravura (nível 60), Piedade (nível 70), Rigor (nível 70), Presságio (nível 70); capacidade de selecionar Camelot como ponto de reaparição após a morte (na interface que surge logo após a morte do jogador, com a seleção de itens salvos). Esta mini missão só pode ser feita uma vez, jogadores que já a completaram não poderão retornar a sala de treinamento.

Início: fale com o Estranho Ancião a leste de Varrock, no caminho norte próximo do templo de Paterdomus.

Só membros? Sim.

Duração: longa (pode demorar até 5 horas sem anéis de fadas).

Requisitos: nível 40 de extermínio, ter concluído a missão Quanto osso duro de roer,  ter iniciado a missão Ogro vai à caça, ter concluído a missão Passagem Subterrânea ou Desafios de Fremennik ou Terror das profundezas, iniciado a missão Monstro de Fenkenstrain, ter concluído a mini missão Mogro, capacidade de derrotar vários monstros de nível alto.

Itens necessários: algumas moedas, alguns potes, 27 lenhas, caixa de fogo, chave empoeirada, cajado Dramen, alguma fonte de luz (vela, lâmpada a óleo, lampião, tocha), alguns equipamentos de extermínio (explosivos de pesca, escudo de espelho, capacete espinhento, cubos de gelo) comprados a partir de mestres de extermínio.

Recomendações: Ectophial, colar de jogos, lira encantada, anel de duelos, colar de escavação.

Inimigos para derrotar: listados abaixo.

Primeiramente fale com o Estranho Ancião para iniciar a mini missão, depois veja os ossos requisitados na lista de desejos na casa norte do ancião. Nenhum dos ossos necessários vai ser solto obrigatoriamente após cada morte, entretanto são itens largados de forma comum. Há um total de 27 ossos a serem obtidos, com várias possíveis localizações para cada monstro específico. Mostraremos aqui os locais mais recomendados para cada monstro, em um passo a passo para completar a missão.

Os monstros para derrotar são: selgros, serpentes, zumbis, gigantes de líquen, ratos, gaivotas, gigantes de gelo, mogros, chacais, lagartos, abutres, vacas mortas-vivas, experimentos, lobisomens, carniçais, lobos, ogros, zogros, dagannoths, coelhos, basiliscos, gigantes de fogo, pássaros do terror, filhotes de dragão azul, trolls, duendes da caverna, morcegos. Alguns necessitam de um determinado nível de extermínio, como também certos equipamentos já citados mais acima.

Karamja

Como chegar: usando um planador gnomo, anel de fada D-K-P.

Monstros: selgros e serpentes.

Dicas: os selgros e as cobras são encontrados diretamente a oeste do planador de gnomo; opcionalmente, os selgros também são encontrados na masmorra próxima dos enxames de mosquissugas, e cobras próximas do terreno de agricultura para plantação de Calquat, em Tai Bwo Wannai. Veja no mapa acima quatro pontos, sendo os de cor cinza locais onde há cobras, e os de cor branca onde há selgros (clique na imagem para aumentá-la).

Misthalin

Como chegar: teleporte para Varrock ou para Fronteiriça, utilizando magnetitas.

Monstros: ratos, zumbis e gigantes de líquen.

Dicas: os três monstros podem ser encontrados nos esgotos de Varrock, cuja entrada é a leste do Castelo de Varrock e do Mercado Geral. Como alternativa você pode ir na masmorra de Fronteiriça, onde há ratos e zumbis; depois, apenas utilizar o atalho de agilidade próximo de Vannaka, que resulta diretamente na sala onde há gigantes de líquen, nos esgotos de Varrock. A entrada para o calabouço de Fronteiriça é logo ao sul do banco, em um alçapão em meio às ruínas.

Porto Sarim

Como chegar: teleporte por meio da magnetita ou anel do explorador 3/4.

Monstros: gaivotas, gigantes de gelo, mogros.

Dicas: gaivotas podem ser encontradas nas docas do porto, próximas dos navios. Ao sul do porto, na ponta traiçoeira, jogue explosivos de pesca no ponto de pesca que há na ponta e mate alguns mogros. Depois, mate gigantes de gelo na masmorra de Asgarnia, norte da ponta traiçoeira e ao sul da prisão do porto Sarim. Eles se encontram na última grande sala coberta de gelo da masmorra.

Nardah

Como chegar: da ponta traiçoeira, use o anel de fadas e em seguida ative o código D-L-Q. Você também pode chegar até Nardah viajando de tapete mágico no deserto de Al-Kharid.

Monstros: chacais, lagartos do deserto, abutres.

Dicas: você pode encontrar lagartos a oeste de Nardah ou de Uzer (os lagartos de maior nível soltam o osso especial), como também ao sul da pirâmide de agilidade. Abutres e chacais serão vistos ao longo do caminho oeste ou  sul do banco de Nardah. Quando lagartos atingem uma baixa vitalidade, você precisará usar cubos de gelo para matá-los. No caso dos abutres, quando estes voarem, será necessário utilizar combate à distância ou magia para derrotá-los.

Porto Phasmatys

Como chegar: utilizando o Ectophial ou caminhando todo o caminho leste de Canifis, em Moritânia. Você também pode fretar uma viagem de navio até o porto Phasmatys, a partir do Porto Sarim.

Monstros: vacas mortas-vivas, carniçais, lobisomens, experimentos.

Dicas: primeiramente mate vacas mortas-vivas caminhando para a fazenda oeste do Ectofuntus e do porto phasmatys. Em seguida, vá para oeste e empurre o memorial que resulta na caverna secreta liberada durante a missão o Monstro de Fenkenstrain. Lá você poderá matar alguns experimentos. Depois, siga para sudoeste até chegar em Canifis, cidade onde há um banco e muitos lobisomens, mate alguns até conseguir o osso. Finalmente, vá para sudoeste em direção a Paterdomuns e avistará alguns carniçais. Eles também se encontram próximos da torre dos exterminadores.

Colinas de Feldip

Como chegar: usando anel de fadas A-K-S ou planador de gnomo.

Monstros: lobos, ogros, zogros.

Dicas: ogros e lobos podem ser encontrados nas colinas, principalmente na área próxima de Oo'Glog ou de Gu'Tanoth. Já os zogros se encontram ao sul da Guerra das Cidadelas, use anel de duelos ou o código B-K-P para chegar lá, ou do contrário apenas caminhe para o norte das colinas de Feldip. Os zogros se encontram em Jigueguigue, oeste de Gu'Tanoth. Para matar zogros é recomendado usar magias de fogo ou flechas brutais.

Província Fremennik

Como chegar: usando lira encantada, colar de jogos, tabuleta de teleporte para casa.

Monstros: coelhos, Dagannoths, basiliscos, gigantes de fogo.

Dicas: ao chegar em Rellekka, pegue um barco para Miscelânea e mate alguns coelhos na ilha. Coelhos também podem ser mortos nas proximidades da árvore rara na província de Fremennik. A leste da árvore rara entre no calabouço de extermínio de Fremennik e prossiga pelo caminho até chegar nos basiliscos. Quando conseguir os ossos especiais, vá até o Farol (se necessário utilize o colar de jogos) e mate Dagannoths no porão dentro do farol. Em seguida, pegue um amuleto da Glarial e uma corda e entre na masmorra das Cataratas de Baxtorian. Lá, mate alguns gigantes de fogo na passagem para o noroeste (os ossos específicos não são os do ombro do gigante).

Forte dos Gnomos arborícolas

Como chegar: teleportando para Al-Kharid e em seguida usando o planador de gnomos.

Monstros: pássaros do terror e filhotes de dragão azul.

Dicas: pássaros do terror e gnomos montados em pássaros podem ser vistos em grande número ao longo do forte. Quando obtiver o osso, use o planador para o pico dos lobos brancos. Caminhe para leste, em direção de Taverley (no caso você também pode utilizar o teleporte para Taverley, através da magnetita). Filhotes de dragão azul são encontrados na masmorra de Taverley, sendo recomendado trazer escudo antidragão, sendo que dragões adultos podem atacá-lo. Para chegar na sala dos dragões, é necessário ter uma chave empoeirada, obtida na prisão dos cavaleiros negros, no extremo sul do lado leste da masmorra.

Trollópolis

Como chegar: através do colar de jogos ou teleporte para Trollópolis.

Monstros: trolls.

Dicas: trolls podem ser vistos em qualquer parte da montanha norte de Burthorpe. Você pode optar por matá-los tanto em trollópolis em si, como também em locais mais acessíveis ou fáceis de chegar, como o planalto da morte.

Lumbridge

Como chegar: teleporte para magnetita de Lumbridge.

Monstros: duendes da caverna.

Dicas: com uma lanterna acesa, desça para o porão do castelo de Lumbridge, através do alçapão na cozinha do castelo. Em seguida, atravesse o buraco da parede para acessar os túneis subterrâneos. Prossiga até outro buraco que leva até a caverna do pântano de Lumbridge. Os duendes se encontram no extremo leste da caverna. Você também pode optar por seguir Kazgar até as minas de Dorgshuun, e matar alguns duendes lá.

Finalizando

Após coletar os ossos especiais de todos os monstros citados, vá para Varrock e siga para nordeste. Antes de chegar no Estranho Ancião, mate alguns morcegos para obter o último osso necessário. Agora, você precisará limpar osso por osso, utilizando a mesma técnica da missão "Quanto Osso duro de Roer". Para isso, compre cerca de 27 jarros de vinagre de Fortunato, na vila Draynor.

Também compre 27 potes vazios, se desejar, e use cada jarro de vinagre com um dos potes. Ao obter 27 potes de vinagre, use um osso em cada pote. Depois, pegue cerca de 13 potes com ossos, uma caixa de fogo e 13 lenhas comuns e siga para o Estranho Ancião. Clique três vezes na caldeira ao lado do Estranho Ancião (mostrada na imagem acima) para polir os ossos, vez por vez. Entregue os ossos limpos para o Ancião. Busque os ossos e lenhas que faltarem e repita o procedimento para completar a mini missão.

Recompensas: 5.000 de experiência em Oração, um elmo de crânio de carneiro ou uma mochila de ossos (você poderá trocá-los em qualquer momento falando com o Estranho Ancião).

Início: fale com Surok próximo da estátua de Saradomin, a leste de Varrock.

Só membros? Sim.

Duração: média.

Missão necessária: As aparências enganam.

Requisitos: nível 43 em oração (juntamente com um nível de combate elevado, recomendado, mas não é necessário para completar a mini missão), nível 42 em mineração, nível 44 em extermínio.

Itens necessários: talismã, cajado ou tiara do caos; poções do devoto/oração, poções de combate, anel da vida (estes três são recomendados para a batalha contra o Bork, mas não necessários); alimento de qualidade, como tubarão ou corvina (lembrando-se da equivalência com seus pontos vitais); escudo antidragão, poção antifogo, poção Superenergia, poção antiveneno (são úteis nos túneis); um teleporte de clique para emergências (como o Ectophial ou tabuletas de teleporte); uma boa armadura.

Recomendações: você também pode trazer um familiar para ajudar durante a batalha. Um pássaro do terror é altamente recomendável, pois além de carregar alguns alimentos extras, também tem a capacidade de recarregar a corrida através de pergaminhos especiais de Fuga Incansável. Caso tenha completado a missão "Para Início de Conversa", você poderá usar a piscina de água salgada em Oo'Glog, que é muito útil por prover de energia de corrida ilimitada durante alguns minutos.

Inimigos para Derrotar: Bork (nível 130).

Para começar, fale com Surok próximo da estátua de Saradomin, nordeste de Varrock. Para que Surok apareça próximo da estátua, você já deverá ter escavado um túnel sob a mesma; se não tiver feito isso, apenas usar uma picareta de bronze na estátua de Saradomin, então, entrar no buraco escavado e sair logo em seguida. Surok estará lá agora. Após a conversa, Surok correrá pela abertura da estátua; vá atrás e quando entrar prossiga para o norte e entre na primeira sala oeste, onde um NPC chamado Dakh'thoulan Aegis está andando. Entre no portal, que levará aos túneis do caos.

Observações e Dicas sobre os Túneis do Caos

Ao entrar nos túneis do caos, siga as pegadas até o portal correto em cada sala, apesar de que em algumas salas não haverá pegadas. Sempre ocorrerá um corte de cena após a segunda sala que tiver pegadas guiando até o portal certo. Tenha cuidado ao andar pelos túneis, pois toda a área é multicombate, sendo recomendado desligar o Autoretaliar. Para jogadores de nível mediano, três poções do devoto (oração) e um inventário completo de tamboril deve ser o suficiente para completar a mini missão inteira.

Devido à natureza aleatória dos teleportes pelos portais dos túneis do caos, é recomendado equipar um escudo antidragão até chegar no Bork, pois pode ocorrer de você ser levado a uma sala com dragões verdes ou dragões de bronze. Você também pode ser teleportado para salas com aranhas venenosas, sendo útil trazer poções antiveneno. Não subestime os Dagannoths, sendo que muitos jogadores são surpreendidos pelos seus golpes rápidos de 200+; dessa forma, mantenha seus pontos vitais bem acima de 700 e ative antimíssil ao entrar em uma sala com Dagannoths.

Tome cuidado para não entrar na sala das Aranhas sombrias, pois estas drenam os pontos de oração; seguindo o mapa contido no decorrer do guia você poderá evitar passar por elas. Não ataque diabos do pó, pois apesar de não serem agressivos, causam danos elevados se não estiver usando os equipamentos necessários (de extermínio). 

Monges de Zamorak só não serão agressivos caso seu combate seja superior a 91. Algumas salas serão seguras, como as dos Gigantes de Líquen, sendo recomendado recarregar corrida, recuperar pontos vitais e de oração, equipar itens ou ainda beber poções quando tiver oportunidade.

Às vezes, você poderá ter o azar de entrar em um portal aleatório, que levará você para uma sala totalmente aleatória. A sala dos guerreiros, magos e arqueiros de Zamorak é de longe a mais perigosa dos túneis do caos. Sabendo disso, o jogador deve curar-se e se preparar bem na sala dos gigantes de fogo, para depois entrar no portal norte. Ao entrar, corra em linha reta para o sul da sala, usando antimíssil na primeira instância e antiatrito na segunda parte da sala.

Caminho a seguir nos Túneis do Caos

Use o mapa acima para fazer seu caminho pelos túneis do caos, seguindo Surok. A maioria dos monstros encontrados ao longo dos túneis ataca utilizando corpo a corpo, sendo assim, caso você seja de nível baixo, é recomendado utilizar antiatrito durante boa parte do caminho enquanto nos túneis, gastando uma ou duas poções do devoto ao todo. 

Você encontrará Surok três vezes em cortes de cena, dependendo do caminho que seguir. No primeiro encontro, na sala das aranhas vermelhas, você observa Surok derrotar dois gigantes de fogo em um único golpe (tirando 1.110 pontos vitais de cada). 

No segundo encontro, na sala dos esqueletos, Surok convoca dois lobos gigantes, você pode ignorá-los e correr para o próximo portal. No último encontro ele estará próximo da sala de Dagannoths (na parte mais noroeste dos túneis). Ao entrar na câmara de Dagannoths, observe um portal a oeste com pegadas familiares. Entre nele e você encontrará Surok para a batalha final. Após a mini missão, você poderá acessar o Bork uma vez por dia, utilizando o mapa mais acima a partir da sala das gárgulas (após entrar nos túneis pela entrada norte de Fronteiriça).

A batalha contra o Boss

Entre no portal oeste, dentro da sala dos Dagannoths. Ocorrerá um corte de cena onde Surok evoca o Bork (nível 130), que tem a defesa muito alta, e é imune ao veneno e anel do recuo. Ele só usa ataques corpo a corpo. Ligue a oração antiatrito e ataque-o. Se estiver utilizando magia ou combate à distância, você pode ir para o encontro das paredes norte e oeste, que é um local seguro até que o Bork convoque alguns Orcs.

Caso tenha nível 85 em Defesa e 85 em Magia, você pode utilizar a armadura Ganodérmica e ativar a oração antiatrito. Dessa forma, os ataques mágicos temporários de Surok diminuirão para cerca de 139. Também, com um cajado polipórico, você pode causar danos elevados no Bork, tornando a batalha fácil e rápida. Quando o Bork atingir 3/4 de vida, ele convocará uma Legião de Orcs (nível 70), para atacá-lo. Recomenda-se ficar próximo deles, se estiver usando antiatrito, pois caso fique longe eles usarão combate à distância.

Você pode iniciar a batalha, sair, e reiniciar depois. Isto pode ser útil caso seus recursos estejam no fim, pelos gastos durante a caminhada nos túneis. Uma boa tática é teleportar após entrar na caverna, então reabastecer os itens e retornar pelo caminho mais curto (a partir da entrada norte de Fronteiriça). Se você pretende usar oração antimagia a fim de diminuir danos causados por Surok, é recomendado trazer um familiar de evocação, pois assim o Bork não atacará apenas você.

Surok atacará com magia a cada 15 segundos de batalha, podendo ocasionar danos elevados (até maiores de 350). É impossível atacá-lo. Quando você derrota o Bork, ele cai no chão. Surok, percebendo a derrota, pede ajuda para Zamorak e teleporta para fora da caverna. Rapidamente, pegue os itens soltos pelo monstro e saia da caverna. Pois ela entrará em colapso, causando danos de alguns pontos vitais temporariamente.

Um método para evitar maiores danos é correndo para o ponto de fuga na parede oeste e então usar antimagia contra os ataques de Surok. Ou se estiver usando corpo a corpo, utilizar antiatrito durante seis ataques do Bork, e então mudar para antimagia rapidamente, e retornar para o antiatrito após a magia de Surok atingi-lo. Também é possível prender Surok ou as legiões de Orc nas estalactites do ponto norte da caverna. Depois, correr para o extremo sul e rapidamente ficar na linha sul diretamente relativa à estalactite. Se feito isso corretamente, a legião de Orcs ou Surok ficarão presos e não poderão atacá-lo de forma alguma. Continue atacando o Bork e utilizando antiatrito até que ele esteja morto. Parabéns! Mini missão completa.

Recompensas: capacidade de lutar contra o Bork nos túneis do caos a cada 24 horas (se você não derrotar o Bork, mas sim abandonar a luta, só poderá retornar no dia seguinte), 5.000 de experiência em Extermínio na primeira morte e 250 de experiência a partir da segunda batalha, 100 por cento de chance de receber talismãs ao matar o Bork (7 carmesins, 2 verdes, 5 azuis), Bork também sempre soltará ossões, de 2.000 a 10.000 moedas, uma safira bruta, uma esmeralda bruta, um rubi bruto, e raramente um diamante bruto. Bork também pode soltar pergaminhos de dicas Elite (nível 4). Capacidade de vestir túnicas e chapéu Dagon'hai, uma tarefa elite de Varrock concluída.