Tarddiad - A terra dos Elfos

Posted by Rune Tephix On 12:44 0 comentários

Tarddiad é o planeta natal dos elfos. Foi o primeiro mundo visitado por Seren após deixar Mah em Freneskae. Ela ficou espantada com a cultura élfica e decidiu ficar junto com eles por tempo indefinido, ensinando-os sobre a arte de cantoria dos cristais. Depois de um tempo após o término da Guerra dos Naragi, Guthix visitou o reino dos elfos e lá conheceu Seren, convidando-a para levar os elfos até Guilenor. 

Um dos clãs élficos, nomeado Cywir, resolveu prevalecer em Tarddiad mesmo com a partida de Seren e dos demais clãs. Por conta disso, os maiorais do clã acabaram morrendo por um sentimento profundo de solidão e desespero, até que encontraram cristais com a essência de Seren. Usando uma variante da cantoria de cristais, os elfos começaram a imbuir os cristais em seus próprios corpos, adquirindo um sentimento de que poderiam manipular seus corpos.


Entretanto, como consequência começaram a ficar viciados em tais cristais e abandonaram seus antigos aspectos de civilização para se tornarem nômades em busca de mais cristais. Com o passar do tempo eles ficaram tão obcecados pelos cristais que deixaram de ser elfos e se tornaram metamorfos, criaturas encontradas durante a após a missão "Brilho Interior", na qual o jogador visita Tarddiad pessoalmente.

Ao finalizar a missão o jogador pode visitar Tarddiad mais vezes através do Portal do Mundo, e lá ele pode confrontar metamorfos ou treinar habilidades para juntar cristais tarddianos, usados para criar as armaduras híbridas de cristal. Os metamorfos sempre soltam cristais ao serem mortos (até oito) e ao cortar árvores, minerar rochas e usar uma rede de pesca no rio de Tarddiad, é possível adquirir lascas de cristais, que se levadas até Angof (a única metamorfa consciente) podem ser trocadas por cristais tarddianos (três lascas para um cristal).

A armadura inferior custa 750 cristais e é negociável, já a armadura sintonizada custa 5.000 cristais e não é negociável. Ambas degradam com o tempo de uso e só podem ser recarregadas através de mais cristais. Na terra dos elfos existem três jornais escondidos contendo maiores detalhes sobre a história do lugar de quando Seren chegou. O primeiro se localiza a leste do Portal do Mundo, em uma formação de cristais mais ao sul. O segundo se encontra a noroeste, em uma rocha dentro de uma casa abandonada. O último se encontra a nordeste em um arbusto do lado do rio.

Metamorfos de Cristal

Posted by Rune Tephix On 12:16 0 comentários

São criaturas poderosas localizadas em Tardiadd após a conclusão da missão "Brilho Interior". Os metamorfos lutam com os três estilos de combate, variando conforme o estilo que o jogador usa, de forma semelhante aos fantasmas de Forinthry (revenants). Eles são mais mortes que o nível de combate indica, pois podem usar diversos recursos de combate (incluindo de atordoamento e de sangramento) além de possuírem duas habilidades únicas.

Um modo de evitar que os metamorfos alterem o estilo de combate que estão usando é ativar a oração de proteção oposta ao estilo de ataque optado pelo jogador. Por exemplo, se o metamorfo inicialmente estiver usando magia e o jogador combate à distância, basta o mesmo ativar a oração antiatrito impedindo assim que o metamorfo use combate corpo a corpo e mantenha seus ataques mágicos até o final da batalha.

Eles possuem duas habilidades únicas: a primeira permite que eles removam ou interrompam qualquer sangramento, atordoamento ou maldição jogada sobre eles; ataques de combo, entretanto, não serão interrompidos (a não ser que o jogador seja atordoado). A segunda ocorre de forma ocasional, e basicamente eles entram em uma esfera espinhosa de cristal e correm em direção do jogador, causando um dano de aproximadamente 1.500-2.500 de dano, embora possa ser maior.

Objetos Soltos

Eles sempre soltam de 1-8 cristais tarddianos. Soltam de forma comum e em nota: 6 barras de adamantio, 8 minérios de adamantio, 2 bastões, 2 ervas dos anões sujas, 2 iritas sujas, 2 kwuarms sujas, 2 lantadimas sujas, 2 sapolinhos sujas, 12 lenhas mágicas, 4 cactos batata. Soltam de forma incomum: espada 2m rúnica, espada longa rúnica, cota de placa rúnica. Soltam de forma rara: semente sintonizada de arma e de armadura de cristal. Soltam de forma muito rara: semente anciã, bolota de cristal, anel de elfo ancião (pode ser levado até Angof em troca de uma história adicional).

Armaduras de Cristal

Posted by Rune Tephix On 13:11 0 comentários

A armadura de cristal existe na versão regular (70 de defesa) e na versão sintonizada (80 de defesa), sendo que ambas degradam com o tempo de uso e necessitam da conclusão da missão "Brilho Interior". Cada peça possui inicialmente 50.000 cargas, sendo que são perdidas 2 cargas por dano recebido, ou apenas 1 carga por dano dentro de Prifddinas. Uma vez que toda a carga se esgota, a armadura se torna quebrada, necessitando de cristais tarddianos para ser consertada.

Os cristais podem ser obtidos em Tardiadd, a terra dos elfos, e são os componentes de ambas as armaduras de cristal. Angof, a única metamorfa consciente de Tardiadd negocia partes da armadura por uma quantia em cristais tarddianos, que funcionam como um tipo de moeda. A versão normal também é vendida no Mercado Geral, já a sintonizada não é negociável. Para ganhar cristais o jogador pode matar metamorfos (que soltam de 2-4) ou treinar habilidades em Tardiadd (pesca, corte de lenha e mineração), o que gera lascas que podem ser trocadas por cristais falando com Angof (três lascas equivalem a um cristal).

Ambas as armaduras são híbridas, ou seja, podem ser configuradas para os três estilos de combate, dependendo da arma utilizada. Quando armas de cristal ou uma arma e um escudo de cristal ocupam as duas mãos do jogador, passam a fornecer 25% de bônus de dano por golpe. O efeito também funciona com uma arma de duas mãos. Entre todas as armaduras híbridas do jogo, a de cristal sintonizada é a que possui mais pontos de defesa, além de fornecer também um breve bônus na oração, o que diminui a drenagem por minuto.

Elmo: a versão comum custa 150 cristais tarddianos e possui 196 pontos de armadura; a versão sintonizada custa 1.000 cristais tarddianos e possui 260 pontos de armadura.

Cota: a versão comum custa 200 cristais tarddianos e possui 226 pontos de armadura; a versão sintonizada custa 1.250 cristais tarddianos e possui 298 pontos de armadura e 5 de oração.

Perneiras: a versão comum custa 200 cristais tarddianos e possui 216 pontos de armadura; a versão sintonizada custa 1.250 cristais tarddianos e possui 285 pontos de armadura.

Luvas: a versão comum custa 100 cristais tarddianos e possui 49 pontos de armadura; a versão sintonizada custa 750 cristais tarddianos e possui 64 pontos de armadura.

Botas: a versão comum custa 100 cristais tarddianos e possui 49 pontos de armadura; a versão sintonizada custa 750 cristais tarddianos e possui 64 pontos de armadura.

Total: a versão comum custa 750 cristais tarddianos e possui 736 pontos de armadura; já a versão sintonizada custa 5.000 cristais tarddianos e possui 970 pontos de armadura, além de 5 pontos de oração.

Brilho Interior

Posted by Rune Tephix On 15:56 8 comentários


Início: fale com Eluned em Prifddinas.

Só membros? Sim.

Dificuldade: grão-mestre.

Duração: média (cerca de 3 horas).


Requisitos: nível 80 em Agilidade, Artesanato, Divinação, Herbologia, Oração, Extermínio e Corte de Lenha.

Itens necessários: Chave encantada (pode ser comprada de Jorral na colônia próxima do Forte dos Gnomos por 6.000 moedas), conjunto da roupa de exoesqueleto Trahaearn (pode ser recuperado ao falar com Arianwyn), poção da grã-defesa (a receita pode ser comprada por 100.000 moedas falando com a Lady Meilyr; feita ao combinar uma poção da defesa 4 com uma super defesa 4 em um frasco de cristal), 3 núcleos de energia limpos (obtidos ao purificar núcleos soltos pelas Sombras mortas em Prifddinas), amuleto da Glarial (obtido ao vasculhar a arca na tumba da Glarial), uma corda.

Recomendações: alimentos, uma boa armadura, circuito da sexta-era.

Inimigos para Derrotar: metamorfo de cristal (nível 112).

Você pode começar a missão falando com Eluned no distrito Ithell em Prifddinas, logo ao norte do portal do Projeto de Obra Habitacional. Ela vai dizer que os cristais da cidade toda estão tremendo de forma consistente e seria interessante que você participasse do enclave entre os elfos anciãos na Torre das Vozes.

Suba a escada na torre das vozes, um pouco ao nordeste da magnetita. Os elfos anciãos entrarão em votação se devem ou não reconstruir Seren; independentemente de qual for o seu voto, eles decidirão trazê-la de volta. Primeiramente vão precisar da chave encantada, caso não a tenha consigo, apenas compre outra por 6.000 moedas falando com Jorral.

Descobrindo o Passado

Serão feitas modificações na chave, assim você terá que segui-la até um local específico para retornar ao passado. É o mesmo esquema das missões anteriores, basta sentir a chave para saber a direção a qual ela aponta; depois disso, basta continuar seguindo na direção apontada até a chave ficar quente o suficiente para esfregá-la e assim desbloquear o efeito que leva de volta para o passado.

O local correto em questão é no Santuário de Guthix; caso não queira seguir a chave por si só, simplesmente teleporte com o circuito da sexta-era para a última câmara do santuário. Uma vez lá, fique literalmente em frente ao corpo de Guthix e esfregue a chave. Você será transportado para o final da Terceira Era, e poderá falar com Guthix ainda vivo.

Pergunte tudo o que quiser para o deus do Equilíbrio e ele te ajudará com as respostas de como trazer Seren de volta no futuro. Em determinado momento a elfa Haluned aparecerá no caminho para a câmara principal, apenas fale com ela rapidamente e volte a falar com Guthix para terminar esta parte da missão. Basicamente Guthix vai dizer para você encontrar cristais de Seren e preencher as lacunas com lascas de Tarddiad.

Volte para a Torre das Vozes e conte para os anciãos as novidades. Feito isso, você precisará falar com cada ancião separadamente para obter informações de onde procurar pelos cristais majoritários, que são quatro, a fim de restaurar parcialmente a deusa dos cristais. Cada dupla de clãs fornecerá uma dica para encontrar cada cristal perdido, no entanto, nada muito revelador.

Cristal de Amlodd e de Hefin

Você precisará de três núcleos de energia purificados para esta etapa. Em cerca de meia hora você pode conseguir isso matando as Sombras encontradas no setor de Amlodd em Prifddinas. Basta limpar o núcleo solto por elas jogando o mesmo na cratera. Quando tiver três núcleos limpos, leve-os até o monastério dos Hefin a leste da arena de agilidade na parte norte de Prifddinas.

Ao se aproximar do cristal impuro no centro da catedral aparecerá uma mensagem para se juntar aos anciãos. Aceite e você começará o ritual de purificação. Não é nada de complicado, basta copiar as poses de agilidade da Lady Hefin, do mesmo modo dos pilares de agilidade e depois repetir as palavras mágicas que ela falar, exatamente na mesma ordem. No fim do ritual você conseguirá o primeiro cristal.

Cristal de Meilyr e Crwys

Você precisará do Elixir da Revelação para esta parte. Ele pode ser feito combinando dois tipos de cogumelos com uma poção da grã-defesa. A poção em si tem como ingredientes uma poção da defesa (4) e uma da super defesa (4), além de um frasco de cristal e da receita vendida pela Lady Meilyr por 100.000 moedas. O primeiro cogumelo, o de sangue, deve ser colhido em Isafdar, logo a oeste do canteiro de agricultura para cogumelos (basta teleportar para magnetita e atravessar a mata densa oeste).

O segundo cogumelo é recebido como recompensa de escutar toda a história de Coeden, a árvore localizada no distrito Crwys em Prifddinas. Para não dormir enquanto ele conta a história, você precisa clicar sobre os ícones dos clãs élficos que aparecem constantemente na tela, sem deixar que a tela fique totalmente preta (não é difícil). Quando a história terminar, você receberá o cogumelo, apenas combine-o com o de sangue e com a poção de grã-defesa para criar o elixir.

A última parte consiste em usar o elixir da Revelação com uma árvore de cristal qualquer que esteja ativa, revelando a entrada da caverna. Existem várias árvores de cristal espalhadas por RuneScape, que fornecem dicas sobre a localização de qual está ativa. No entanto, o modo mais fácil é revertendo o portal do pátio da guilda do Máximo em Prifddinas diretamente para a árvore ativa (tendo 94 em corte de lenha). Quando encontrá-la, apenas use o elixir nela e desça pela ruptura no chão para encontrar o segundo cristal.

Cristal de Trahaearn e Ithell

Viaje para Lletya, preferencialmente pelo cristal de teleporte élfico, e vista-se com a roupa completa do exoesqueleto Trahaearn. Investigue o poço na frente da estátua dos Ithell e desça-o em seguida. Você vai encontrar um autômato que não vai te deixar passar, a não ser que você responda suas perguntas corretamente.

As possíveis respostas são: o exoesqueleto é feito de runita; o marido da Lady Trahaearn se chama Cynog; cinco rochas de Seren estão sendo cuidadas; se as crianças de hoje são o futuro de amanhã, então o futuro está perdido. Respondendo tudo de modo certo, você poderá passar para a sala seguinte e recuperar o terceiro cristal.

Cristal de Iorwerth e Cadarn

Você precisará entrar dentro das cataratas de Baxtorian, ou seja, precisará vestir o amuleto da Glarial. Para chegar até a entrada você precisará de uma corda, usando-a com a rocha e depois com a árvore morta. Ela se encontra ao sul do redemoinho próximo da Colônia Bárbara. Uma vez lá dentro, vasculhe os engradados da sala leste com esqueletos até encontrar uma chave.

Leia o diário de Baxtorian caso já não tenha feito e entre na sala oeste, passando por duas portas. Você vai se encontrar com Arianwyn e juntos vão investigar a estátua de Baxtorian, que será trazido de volta à vida por uma magia de Arianwyn. Com isso, o rei Baxtorian revelará que a estátua de Glarial apenas camuflava o quarto cristal. Ele também ensinará a primeira parte da música da restauração.

O Cristal Sombrio

Entre na torre das vozes e Seren revelará a segunda parte da música da restauração. Volte para a Torre das Vozes com os quatro cristais e entregue-os para seus respectivos donos (os líderes de cada clã). Assim, você vai descobrir que ainda há um quinto cristal - o do Senhor Sombrio. Saia da torre e fale com Morvran no distrito Iorwerth de Prifddinas, ele permitirá acesso para a biblioteca, apenas seguindo caminho pela câmara do Ímpeto de Sangue.

Ao passar pela biblioteca, você vai se encontrar na arena a qual o Senhor Sombrio foi derrotado durante a missão "Fim da Praga". O cristal se encontra no extremo sudoeste à beira do precipício. Ao clicar nele será dada a opção de pegá-lo para juntar à Seren com suas imperfeições ou de chutá-lo abismo abaixo para que o lado sombrio não fique presente na deusa.

A Terra dos Elfos

Depois de fazer sua decisão, volte para a Torre das Vozes e os anciãos vão sugerir voltar para a terra natal dos elfos - Tardiadd - e coletar mais 50 cristais a fim de preencher com as lacunas e reconstruir Seren de uma vez por todas. Vá para o Portal do Mundo através do circuito da sexta-era ou da magnetita do Pico das Águias. Uma vez lá, mova os mecanismos do portal até que o símbolo que apareça nele seja literalmente o número ''1'' (como mostra a imagem acima), então entre e você chegará em Tardiadd e aprenderá a terceira parte da canção da restauração.

Comece a explorar o lugar e um metamorfo te atacará; mate-o da maneira que preferir e continue com o caminho (cuidado, pois o metamorfo é nível 112 e modifica o estilo de combate durante a luta, sendo recomendado usar orações de proteção e, se possível, um equipamento híbrido para combate). Existem duas maneiras de se obter os cristais tarddianos: a primeira por matar metamorfos e a segunda juntando fragmentos de cristal.

Na segunda ilha de Tarddiad você vai encontrar uma metamorfa chamada Angof, fale com ela para aprender a quarta parte da música da restauração e vasculhe a casa dela para encontrar um diário. Ao falar com ela você poderá ativar ou desativar os metamorfos em Tardiadd (para que eles apareçam e lutem com você ou fiquem escondidos sem te atacar) assim como poderá trocar fragmentos e lascas de cristal por cristais tarddianos (3 lascas para 1 cristal). Após a missão você poderá negociar com ela para trocar cristais tarddianos por partes da armadura de cristal.

Durante e após a missão, os métodos para obtenção de cristais são os mesmos: metamorfos após serem mortos sempre soltam 2-4 cristais; lascas de cristal podem ser trocados por cristais falando com Angof, sendo que as lascas podem ser obtidas ao minerar cristais sólidos, ao cortar ramos de cristal ou ao usar uma rede de pesca nos cristais flutuantes. Os três pontos (de mineração, corte de lenha e pesca) podem ser encontrados na ilha noroeste de Tardiadd, e entre todos os métodos, o de pesca é o mais rápido.

Zaros e Freneskae

Quando tiver os 50 cristais fale com Eluned e os anciãos começarão a restaurar Seren através do canto aprendido no decorrer da missão. Apesar de conseguirem trazer Seren de volta, ela ainda estará com a mente em colapso, sendo necessário levá-la para Freneskae. Fale com o lorde Crwys e siga para Freneskae, onde ocorrerá um corte de cena em que um muspah começa a atacar enquanto você carrega Seren nos braços.

Você só precisa ficar andando por todo o mapa de um lado para o outro, escapando assim dos ataques do Muspah. Outros Muspah começarão a surgir e a atacar, você deve continuar andando sem parar até que Zaros surge e os ordena parar. Com isso o Senhor Vazio te levará para o Salão dos Anciãos e lá você precisará restaurar a mente de Seren através de quatro enigmas simplórios.

Antes de tudo, observe com cautela a imagem acima para entender que existem três camadas, ou anéis, contendo cristais de energia. A primeira camada é o núcleo no qual Seren está flutuando, onde há poucos cristais; a terceira camada é a mais distante, também com poucos cristais que se situam próximos das paredes; a segunda camada é a que se situa entre a primeira e a terceira, com a maioria dos cristais.


Para o primeiro enigma:

- Mova os cristais da terceira camada duas vezes no sentido horário;

- Mova os cristais da segunda camada duas vezes no sentido anti-horário;

- Mova os cristais da primeira camada uma vez no sentido anti-horário.


Para o segundo enigma:

- Mova os cristais da terceira camada duas vezes no sentido horário;

- Mova os cristais da segunda camada uma vez no sentido horário;

- Mova os cristais da primeira cada duas vezes no sentido anti-horário.


Para o terceiro enigma:

- Não mova nenhuma vez os cristais da terceira camada;

- Mova os cristais da segunda camada duas vezes no sentido anti-horário;

- Mova os cristais da terceira camada três vezes no sentido anti-horário.


Para o quarto enigma:

- Mova os cristais da terceira camada duas vezes no sentido anti-horário;

- Mova duas vezes os cristais da segunda camada no sentido horário;

- Mova os cristais da primeira camada duas vezes no sentido anti-horário.

O Retorno de Seren

Após todos os quatro enigmas terem sido resolvidos com sucesso, a deusa dos cristais enfim retornará por completa. Depois de uma breve conversa você voltará para a Torre das Vozes e terminará a missão, parabéns. Agora você poderá conversar com Seren e com o rei Baxtorian sobre diferentes assuntos, conhecendo mais sobre a história e opinião de cada um.

Recompensas: 2 pontos de missão, 90.000 de Experiência em: agilidade, artesanato, herbologia, oração, extermínio, corte de lenha e divinação, acesso aos feitiços e orações antigos de Seren, acesso ao mundo de Tardiadd para obtenção de mais cristais em troca de peças das novas armaduras híbridas de Cristal, 2 vale-chaves.

Galeria de Imagens