Invenção

Posted by Rune Tephix On 12:11 2 comentários

Recomenda-se fazer primeiramente o tutorial no jogo para aproveitar ao máximo o conteúdo deste guia. O tutorial pode ser iniciado na guilda da invenção, norte da magnetita de Faladore.

Invenção foi uma nova habilidade lançada em 25 de Janeiro de 2016, sendo a vigésima sétima habilidade do jogo, bem como a primeira habilidade de elite. É obrigatório ter nível 80 ou mais em Divinação, Artesanato e Metalurgia para treinar. Juntamente com Dungeon é a única habilidade que segue até o nível 120, com duas diferentes capas com diferentes ações (emotes). Invenção será dividida em duas partes, a primeira lançada em Janeiro contém conteúdo do nível 1 ao 99, e a segunda parte contará com conteúdo do nível 100 ao 120. Esta habilidade é focada em desmantelar itens, descobrir suas propriedades, construir novos objetos, aumentar o nível deles e melhorá-los com benefícios. É exclusiva para membros e conta com 36M de EXP para o nível 99, e 80M de EXP para o nível 120.

Começando a Treinar

Jogadores podem saber mais sobre Invenção executando um tutorial ao falar com Doc na Guilda dos Inventores, nordeste da magnetita de Faladore. Durante o tutorial o porta-ferramentas do jogador é melhorado para portar ferramentas de invenção e afins. Além da guilda ao norte de Faladore, existem outras seis oficinas espalhadas por Guilenor: fornalha oeste da igreja de Ardonha; bigorna em Dorgesh-Kaan; bigorna oeste do Consórcio de Keldagrim; bigorna na aldeia dos videntes; bigorna sul do banco oeste de Varrock; bigorna sul do banco de Yanille. Durante a progressão da Invenção, é possível que jogadores possam se tornar mestres da guilda, construindo máquinas e decorações dentro da mesma através de pontos de criação semelhantes aos do projeto de obra habitacional.

Árvores Tecnológicas

Ao treinar invenção, o jogador poderá se especializar escolhendo diferentes árvores tecnológicas. O tipo de árvore escolhida pelo jogador determinará o tipo de item que ele poderá construir e criar, provendo diferentes conjuntos de diagramas. A primeira parte da Invenção incluirá três diferentes árvores tecnológicas, sendo que todos os jogadores usarão a árvore tecnológica padrão humana quando começarem a treinar a habilidade. Uma vez que atingir o nível 40, o jogador poderá se especializar na árvore tecnológica de duende da caverna ou na de anão. Ao atingir o nível 60, o jogador poderá se especializar na árvore tecnológica restante, a qual ele não escolheu inicialmente, evitando ficar preso apenas em determinado conteúdo.

Inspiração e Descobrimento

A partir de seus diagramas atuais, o jogador poderá liberar a capacidade de criar novos objetos usando inspiração através de um processo chamado descobrimento. Inspiração pode ser ganha tanto dentro como fora da habilidade invenção. É preciso usar uma bancada de trabalho para descobrir novos itens, sendo que tais bancadas de inventores podem ser encontradas tanto na guilda de Faladore, como também em Varrock, Ardonha, Yanille, Keldagrim, Dorgesh-Kaan e aldeia dos videntes. O processo de descobrimento envolverá um pequeno enigma onde o jogador poderá providenciar módulos para otimizar os custos de descobrir uma coisa nova, necessitando de menos inspiração. Desbloquear um novo dispositivo ou componente fornecerá uma parcela de experiência, após o qual o jogador poderá ser capaz de construir e usar o dispositivo ou componente. Construindo um componente e substituindo-o o jogador receberá pistas sobre o quão bem estão se saindo. O processo indica se os itens estão na melhor ordem máxima de simplicidade, satisfação, razoabilidade, excelência ou até perfeição usando a menor quantidade de inspiração.

Desmantelamento e Materiais

Jogadores são capazes de quebrar objetos em itens puxando eles para a bolsa de invenção, localizada  na interface de inventário, próxima da bolsa de Notas; bem como usando o recurso de desmontar a partir do livro de feitiços. Fazer isso concede uma pequena parcela de EXP em invenção além de produzir materiais. Cada objeto também tem a chance de fornecer algo inútil (sucata), dependendo de seu tier. O material produzido é uma mistura de itens comuns, as peças, e de itens raros, os componentes. Os componentes possuem aplicações mais poderosas do que as peças. Alguns componentes específicos só podem ser ganhos de objetos particulares. 

VEJA AQUI A LISTA DE MATERIAIS COMUNS

É possível receber certos materiais mesmo que o jogador não tenha nível de invenção apropriado para usá-los. É possível desde que um item forneça mais do que doze materiais comuns até mais do que sete materiais raros após ser desmantelado. A quantidade de material recebido é relativa ao valor, natureza e tamanho do objeto desmantelado. Os materiais obtidos podem ser vistos na interface do aparato e podem ser usados para criar dispositivos ou aumentar nível de armas e armaduras, após o jogador desbloquear a habilidade de fazer isso. É possível desmontar itens em notas. É possível usar o feitiço de análise sobre cada objeto antes de desmontá-lo, para saber a porcentagem de chances em receber peças, componentes e sucatas.

Aprimorando os Itens

Certas armas, escudos e armaduras podem ser aprimoradas. Para fazer isso primeiro é necessário adicionar ao item um aprimorador, liberando espaços para adicionar benefícios e aumentar o nível. Os benefícios são efeitos que podem ser positivos ou negativos, por exemplo um pode aumentar o dano enquanto outro pode impedir o uso de maldições. Para criar um benefício, você vai precisar criar um cartucho de aparato e preenchê-lo com materiais (peças e componentes). Após preencher o aparato o jogador vai poder escolher quais benefícios eles desejam criar fora do alcance de possíveis benefícios que podem ser produzidos de acordo com o material adicionado. Então basta usar o aparato sobre o item que deseja para passar o efeito ao item. 

VEJA AQUI A TABELA DE EXP E NÍVEL DE ARMAS

Ao criar um benefício uma quantia de EXP é dada conforme o material usado, assim, quanto melhor a categoria do material, mais EXP é fornecida. Cada material vai ter a capacidade de criar diferentes tipos de benefícios. Adicionalmente os benefícios podem ser de diferentes categorias, com pelo menos quatro classificações para determinados benefícios, sendo os materiais os grandes responsáveis. Os materiais tendem a ser balanceados, assim, se usar apenas um tipo de material para preencher o aparato, este sairá com um benefício positivo e um negativo. Sendo assim, os jogadores precisam misturar diferentes materiais de modo a criar os mesmos efeitos positivos e diferentes efeitos negativos para formar bons benefícios. Armas de duas mãos podem receber dois aparatos com até quatro benefícios cada, enquanto as de uma mão só podem receber um aparato.

 Nivelando os Itens

Uma vez que uma arma, escudo ou armadura receber um aprimoramento, o mesmo ganhará uma experiência para aumentar de nível quando usado em combate. Quando o equipamento sobe de nível ele pode fornecer recompensas do tipo de acrescentar a capacidade de receber aparatos com benefícios. Aumentar um item do nível 1-10 vai aumentar a quantidade de experiência em Invenção armazenada contida dentro do mesmo cada vez que um nível é aumentado. Embora os objetos possam ser nivelados até 20 no nível 99 de invenção, os efeitos só são aplicados até o nível 10. Para compreender melhor, para atingir o nível 8 é preciso 21.152 de EXP e como recompensa desmontar este item devolverá todos os aparatos utilizados nele; no nível 9 é preciso 28.761 de EXP e como recompensa desmontar este item devolverá o quádruplo de materiais; o nível 10 exige 40.120 de EXP e ao desmontar o item o jogador recebe o máximo de EXP extra em invenção e pode também fornecer inspiração.

Também há múltiplas opções ao clamar EXP de itens aprimorados: desmontar totalmente tanto o item como o aparato para EXP em invenção e materiais; no nível 8 de invenção é possível zerar o nível do item, mas mantendo tanto o item como os benefícios para o nível ou aproximadamente o valor de 50% no valor de EXP. No nível 8 em invenção também é possível remover completamente os benefícios enquanto mantém o objeto para uma taxa menor de EXP. No nível 27 de invenção é possível manter o aparato com os benefícios resultando apenas nos materiais ao desmontar o item por uma taxa menor de EXP. Qualquer objeto aprimorado que tenha o mesmo nível vai fornecer a mesma quantidade de EXP ao ser desmontado. Entretanto, é mais fácil ganhar nível utilizando equipamentos melhores, como é necessário adquirir EXP em combate para aumentar os níveis. Adicionalmente a taxa de nivelamento vai ser balanceada pelo número de espaços para benefícios; assim, armas de duas mãos vão aumentar de nível duas vezes mais rápido do que uma dupla empunhadura de armas de uma mão. É preciso ter cargas para usar equipamentos aprimorados, sendo que cargas divinas podem ser feitas na bancada do inventor através de peças simples e energias de divinação. Quanto melhor a energia divina, mais carga será concedida. Vai custar pelo menos 225 energias incandescentes para criar uma carga divina, sendo que em caso de morte com o equipamento aprimorado as cargas são perdidas.

Dispositivos

Alguns dispositivos que afetam diferentes ramos de atividades em RuneScape podem ser descobertos e fabricados através da invenção. Além de alguns já considerados (bateria de carga, aprimorador, aparato, carga divina) há outros quatro dispositivos (mais serão acrescentados com o passar do tempo); o dissolvente de aparato destrói um cartucho de aparato já usado em um item aprimorado, removendo também os benefícios do item. O item continua aprimorado, mas o dissolvente é destruído no processo. O dissolvente de equipamento faz o contrário, mantendo o aparato usado; o refinador de sucata transforma sucata em componente refinado, mas a taxa é de 100 sucatas para 1 componente e requer nível 22 de invenção. O sifão de equipamento pode ser feito no nível 27 de invenção e permite extrair a EXP de invenção de um equipamento aprimorado sem destrui-lo, mas fornecendo uma taxa menor de experiência. Com o tempo novos dispositivos serão disponibilizados afetando não somente o combate, mas também habilidades convencionais, tais como pesca, corte de lenha e mineração.

Muito conteúdo ainda está por vir em Invenção, por conta disso, este guia não está finalizado. No decorrer do ano, a equipe do Rune Tephix estará fazendo o possível para atualizar o guia, por isso fique ligado e visite ao menos uma vez por mês para maiores informações.

Botas - Combate à Distância

Posted by Rune Tephix On 17:48 0 comentários


As botas para arqueiros são obtidas de diversas maneiras, porém todas elas têm como função acrescentar na defesa do usuário, tornando o uso de seus equipamentos ainda mais eficazes.

Botas de couro: são três diferentes tipos. A de couro comum não possui requisitos e pode ser feita a partir do nível 7 de artesanato usando uma peça de couro, concedendo 16,25 de EXP. Possui 5 pontos de armadura. A de couro duro requer nível 10 de defesa para ser equipada e pode ser feita a partir do nível 27 de artesanato usando uma peça de couro duro, concedendo 34 de EXP. Possui 7 pontos de armadura. A de couro guarnecido requer nível 20 de defesa para ser equipada e pode ser feita usando cravos de aço em uma bota de couro no nível 43 de artesanato, concedendo 40 de EXP. Possui 15 pontos de armadura.

Botas de couro de rã: exigem nível 25 de defesa para serem equipadas e são exclusivas para membros. Podem ser compradas de Reldak no mercado em Dorgesh-Kaan. Possuem 19 pontos de armadura.

Botas de couro de cobra: exigem nível 30 de defesa para serem equipadas e são exclusivas para membros. Podem ser feitas no nível 45 de artesanato usando seis peles de cobra e garantindo 30 de EXP. Possuem 22 pontos de armadura.

Botas de carapaça: exigem nível 30 de defesa para serem equipadas e podem ser feitas no nível 31 de artesanato através de uma peça de carapaça, concedendo 12 de EXP. Possuem 22 pontos de armadura.

Botas de basilisco: exigem nível 40 de defesa para serem equipadas e são exclusivas para membros. São soltas de forma rara por basiliscos. Possuem 31 pontos de armadura.

Botas do arqueiro: exigem nível 40 de defesa para serem equipadas e são exclusivas para membros. Podem ser ganhar em pergaminhos de dicas médio de forma muito rara e podem ser pintadas por pontos de lealdade. Possuem 26 pontos de armadura e 6 pontos de bônus em arquearia.

Botas de Turoth: exigem nível 50 de defesa para serem equipadas e são exclusivas para membros. São soltas de forma rara por turoth. Possuem 42 pontos de armadura.

Botas de exterm. demônios: exigem nível 60 de combate à distância e de defesa para serem equipadas e são exclusivas para membros. São soltas por demônios Kal'Gerianos e pelo Boss demônio da atividade "invasão demoníaca". Acrescentam 1% a mais de EXP quando usada durante tarefas de extermínio de demônios. Possuem 49 pontos de armadura e 9 pontos de bônus em arquearia.

Botas de Kurask: exigem nível 60 de defesa para serem equipadas e são exclusivas para membros. Podem ser obtidas de forma rara ao matar Kurask. Possuem 56 pontos de armadura.

Botas de Armadyl: exigem nível 70 de defesa para serem equipadas e são exclusivas para membros. Podem ser soltas pelo general de Armadyl e seus guarda-costas na masmorra da guerra dos deuses. Possuem 64 pontos de armadura, 1 ponto de bônus em oração e 11 pontos de bônus em arquearia.

Botas de Pernix: exigem nível 80 em defesa e condição física para serem equipadas e são exclusivas para membros. Podem ser obtidas como item solto raramente pela Nex, general de Zaros da masmorra da guerra dos deuses. Degradam após no mínimo 5 horas e podem ser reparadas por 100.000 moedas na loja de Bob. Possuem 84 pontos de armadura, 2 pontos de bônus em oração e 12 pontos de arquearia.

Botas glaivex: exigem nível 85 de defesa para serem equipadas e são exclusivas para membros. Podem ser obtidas como item solto de forma muito rara por Glacor. Possuem 108 pontos de armadura. Podem ser aprimoradas através da ponta de asa glaivex solta por dragões de runita, se tornando botas glaciex, que por sua vez resistem a 100.000 golpes no combate antes de serem revertidas para botas glaivex. As glaciex exigem nível 90 de defesa para serem equipadas e possuem 108 pontos de armadura, 2 pontos de bônus em oração e 14 pontos de bônus em arquearia.

Botas da tempestade: exigem nível 90 de defesa para serem equipadas e são exclusivas para membros. Podem ser compradas por 6.500 Teci (recompensa das Invasões), em Mazcab. Se tornam pó após 100.000 golpes em combate, não podendo ser reparadas. Possuem 122 pontos de armadura. Sua versão superior, Actho, pode ser ganha apenas como item solto pelos bosses das Invasões, e apesar de degradar, a grande diferença é que a Actho pode ser reparada por 400.000 moedas na loja de Bob.

Botas - Magia

Posted by Rune Tephix On 11:59 0 comentários


As botas para magos, em sua grande maioria, podem ser feitas através da habilidade artesanato, e fornecem um apoio extra para a defesa proporcionada pela armadura.

Botas elementais: são exclusivas para membros e podem ser usadas por jogadores de qualquer nível. Podem ser feitas através da metalurgia usando uma barra elemental em uma bigorna (necessário nível 42). Possuem 5 pontos de armadura.

Botas de pele de diabinho: são disponíveis para jogadores gratuitos e exigem nível 10 de defesa para serem equipadas. Podem ser feitas através da habilidade artesanato, usando uma pele de diabinho e concedendo 10 EXP (necessário nível 11). Possuem 10 pontos de armadura.

Botas do mago: são exclusivas para membros e exigem nível 20 de defesa para serem equipadas. Podem ser obtidas em trilhas do tesouro médias. Possuem 15 pontos de armadura.

Botas de seda de aranha: são disponíveis para jogadores gratuitos e exigem nível 20 de defesa para serem equipadas. Podem ser feitas através da habilidade artesanato, usando uma seda de aranha e concedendo 12,5 EXP (necessário nível 21). Possuem 15 pontos de armadura.

Botas de asas de morcego: são disponíveis para jogadores gratuitos e exigem nível 30 de defesa para serem equipadas. Podem ser feitas através da habilidade artesanato, usando uma peça de asas de morcego e concedendo 50 EXP (necessário nível 52). Possuem 22 pontos de armadura.

Botas corporais: são exclusivas para membros e exigem nível 35 de defesa para serem equipadas. Podem ser feitas através da metalurgia usando uma barra corporal em uma bigorna (necessário nível 42). Possuem 10 pontos de armadura.

Botas de tronco: são exclusivas para membros e exigem nível 40 de defesa para serem equipadas. Podem ser feitas levando uma casca de árvore, um bom tecido e 1.000 moedas para o mago Jalarast na Torre dos Magos. Possuem 31 pontos de armadura.

Botas lunares: são exclusivas para membros e exigem nível 40 de defesa e 65 de magia para serem equipadas. São adquiridas durante a missão "diplomacia lunar" e podem ser compradas por 10.000 moedas falando com a Oneiromancer após a missão. Possuem 31 pontos de armadura.

Botas místicas: são disponíveis para jogadores gratuitos e exigem nível 50 defesa para serem equipadas. Podem ser obtidas a partir de pestinhas ninjas e da natureza, bem como compradas na guilda dos magos, em Yanille. São três diferentes cores e todas possuem 42 pontos de armadura.

Botas do infinito: são exclusivas para membros e exigem nível 55 de defesa para serem equipadas. Podem ser adquiridas no minijogo "arena de treinamento dos magos" por 120 pontos de telecinese, 120 de alquimia, 1.200 de encantamento, 120 de cemitério. Possuem 49 pontos de armadura.

Botas da Subjugação: são exclusivas para membros e exigem nível 70 de defesa para serem equipadas. São soltas pelo general de Zamorak e seus guarda-costas na masmorra da guerra dos deuses. Possuem 64 pontos de armadura, 1 ponto de bônus em oração e 11 pontos de bônus em magia.

Botas ganodérmicas: são exclusivas para membros e exigem nível 75 de defesa para serem equipadas. Não degradam e podem ser obtidas como item solto por feras ganodérmicas. Possuem 84 pontos de armadura.

Botas de Virtus: são exclusivas para membros e exigem nível 80 de defesa e de condição física para serem equipadas. Duram por pelo menos 5 horas de combate e podem ser reparadas por 100.000 moedas na loja de Bob. Possuem 84 pontos de armadura, 2 de bônus em oração e 12 de bônus de magia.

Botas feramagix: são exclusivas para membros e exigem nível 85 de defesa para serem equipadas. Podem ser obtidas de forma muito rara como item solto pelo Glacor. Possuem 108 pontos de armadura. Podem ser melhoradas usando uma glândula feramagix solta por dragões de runita, se tornando botas supermagix, que exigem nível 90 de defesa para serem usadas e suportam 100.000 ataques em combate antes de serem revertidas em botas feramagix. Possuem 108 pontos de armadura, 2 pontos de bônus em oração e 14 de bônus em magia.

Botas Primordial: são exclusivas para membros e exigem nível 90 de defesa para serem equipadas. Podem ser adquiridas por 6.500 Teci (recompensa das Invasões), em Mazcab. Suportam 100.000 golpes em combate antes de se tornarem pó, pois não podem ser reparadas. Possuem 122 pontos de armadura. Sua versão superior, Achto, só pode ser obtida como item solto por Bosses das Invasões, e a única diferença é que a Achto pode ser reparada por 400.000 moedas na loja do Bob.

Botas - Corpo a Corpo

Posted by Rune Tephix On 14:22 0 comentários


As botas para guerreiros são, em sua maioria, feitas de metais resistentes, mas não através da habilidade metalurgia. Têm como função dar um apoio extra na defesa, fortalecendo os pontos de armadura já providos pelas demais partes de um equipamento.

Botas de Bronze: podem ser equipadas em qualquer nível e possuem as mesmas estatísticas que as botas ganhas na Fortaleza de Segurança. São disponíveis para jogadores gratuitos e podem ser obtidas pelo mercado geral ou como item solto de forma incomum por rastejadores da caverna. Possuem 7 pontos de armadura.

Botas de Ferro: são disponíveis para jogadores gratuitos e podem ser obtidas pelo mercado geral ou como item solto por cocatrizes e gosmas da caverna. É necessário nível 10 de defesa para equipá-las. Possuem 10 pontos de armadura.

Botas de Aço: são disponíveis para jogadores gratuitos e podem ser obtidas pelo mercado geral ou como item solto por demônios do fogo e enxames de mosquissugas. É necessário nível 20 de defesa para equipá-las. Possuem 15 pontos de armadura.

Botas Negras: são disponíveis para jogadores gratuitos e podem ser obtidas pelo mercado geral ou como item solto por demônios do sangue e jadincos mutantes. É necessário nível 25 de defesa para equipá-las. Possuem 19 pontos de armadura.

Botas Brancas: são exclusivas para membros e podem ser compradas no mercado geral ou negociando com Sir Vyvin no castelo de Faladore (tendo classificação de Adepto dos cavaleiros brancos). São equivalentes às botas negras, fornecendo 19 pontos de armadura, porém também fornecem 1 ponto de bônus em oração.

Botas de Mithril: são disponíveis para jogadores gratuitos e podem ser obtidas através do mercado geral ou soltas de forma incomum por geleias. É necessário nível 30 de defesa para equipá-las. Possuem 22 pontos de armadura.

Botas de Adamantio: são disponíveis para jogadores gratuitos e podem ser obtidas através do mercado geral ou soltas por gárgolas, demônios de sangue mutantes e rãs gigantes. É necessário nível 40 de defesa para equipá-las. Possuem 31 pontos de armadura.

Botas Rúnicas: são disponíveis para jogadores gratuitos e podem ser obtidas através do mercado geral ou soltas por criaturas necriel. É necessário nível 50 de defesa para equipá-las. Possuem 42 pontos de armadura.

Botas Dragônicas: são exclusivas para membros e podem ser obtidas através do mercado geral ou soltas raramente por magos espirituais. É necessário nível 60 de defesa para equipá-las. Possuem 56 pontos de armadura.

Botas de Bandos: são exclusivas para membros e podem ser obtidas através do mercado geral ou soltas pelo general Graardor e seus guarda-costas na masmorra da guerra dos deuses. É necessário nível 70 de defesa para equipá-las. Possuem 64 pontos de armadura, 1 ponto de bônus de oração e 11 pontos de bônus de força.

Botas de Torva: são exclusivas para membros e podem ser obtidas através do mercado geral ou soltas pela general de Zaros, Nex, na masmorra da guerra dos deuses. Duram no mínimo 5 horas de combate antes de degradarem e necessitarem de reparos com o custo de 100.000 moedas na loja de Bob. É necessário nível 80 de defesa e condição física para equipá-las. Possuem 84 pontos de armadura, 2 pontos de bônus de oração e 12 pontos de bônus de força.

Botas Istabilix: são exclusivas para membros e podem ser obtidas através do mercado geral ou soltas pelo Glacor de forma muito rara. É necessário 85 de defesa para equipá-las. Possuem 108 pontos de armadura. Podem ser melhoradas através de escamas istabilix, soltas por dragões de runita, se tornando botas ardonix, que exigem nível 90 de defesa e suportam 100.000 golpes no combate até serem revertidas em botas istabilix. Possuem 108 pontos de armadura, 2 pontos de bônus de oração e 14 pontos de bônus de força.

Botas Teralith: são exclusivas para membros e podem ser compradas por 6.500 teci (moedas de recompensas das Invasões) em Mazcab. Se tornam pó após 100.000 golpes em combate, não podendo ser reparadas (porém não degradam dentro das Invasões). É necessário 90 em defesa para equipá-las. Possuem 122 pontos de armadura. Sua versão superior Actho só pode ser ganha como item solto dos Bosses das Invasões, e por sua vez é reparável (400.000 moedas no Bob). Esta é a única diferença entre elas, que possuem as mesmas estatísticas.