- Clima em RuneScape
Para nós, o clima é mais do que colocar neve em alguns telhados e
aproveitar ao máximo o potencial do nosso novo mecanismo - se for para
adicionar algo novo, que seja algo espetacular. Sim, podemos ajustar o clima de acordo com as estações do ano; mas,
para que seja uma atualização significativa, ela deverá afetar também a
jogabilidade – que tal se criássemos raios que pudessem ser capturados
em para-raios e usados como um componente especial para novas magias ou
habilidades? Pense em todo o poder que poderia ser capturado a partir da
Torre dos Magos!
E que tal ver tempestades de areia movendo dunas inteiras e revelando
tumbas ancestrais em Al-Kharid? Ou inundações instantâneas que fazem
com que peixes raros apareçam em locais onde antes só havia seca? E se você pudesse criar danças da chuva xamanísticas que permitam
criar tempestades locais, congelar oponentes com feitiços de gelo ou
simplesmente se divertir um pouco enchendo o seu banco de nuvens de
chuva? Sim, tudo isso permitirá que mostremos a incrível potência do
NXT, mas também possibilitará que você dê asas à sua criatividade
enquanto muda a configuração do mundo com seus poderes divinos.
- Deusas Anciãs
E, já que eu mencionei poderes divinos, vamos falar um pouco sobre as
Deusas Anciãs. Elas estão começando a se agitar e, quando acordarem,
elas não estarão de bom humor. Nos últimos anos, aprendemos que as
Deusas estão dormindo bem debaixo dos nossos pés, no mundo perfeito que
elas criaram. Nós, os habitantes atuais de Guilenor, somos apenas
inquilinos barulhentos e bagunceiros. Elas querem se livrar de nós. Não haveria uma forma de lutar contra ela, de fazer com que Vorago a
apunhalasse na cara, ou de usar uma arma para atacar e correr. Será que
podemos usar a via da razão? Será que é possível reverter o dano que
causamos, ou encontrar uma casa para elas? Se o destino delas se concretizar, elas devorarão todos os seres
vivos, alimentando-se de anima e criando um mundo mais glorioso do que o
que temos atualmente. Zaros é a chave, o único que pode nos ajudar, mas
será que ele escapará das travessuras criadas no Jogo Final de Sliske?
Tudo isso dependerá de você.
- Bichos de Estimação
A próxima coisa que quero mencionar são os bichos de estimação de
habilidades. A ideia esteve entre as dez mais votadas, e até agora tem
sido uma atualização muito bem recebida, mas ainda temos muito o que
fazer: bichos de estimação para Ataque, Defesa, Magia, Evocação e
Oração, além de bichos de estimação para pergaminhos de dicas e
minijogos... Tudo isso aliado a um novo parque para bichos de estimação. O parque dos bichos de estimação é uma excelente maneira de ver todas as
suas conquistas no formato de bichinhos de quatro patas, coletando
diferentes grupos de bichos de estimação para recompensas secretas. Você
poderá personalizar o parque como um jardim zoológico ou um safari, e
até mesmo treinar o seu exército de bichos de estimação para trabalhar
para você. Pense numa mão de obra estilo Miscelânea, que pode realizar
tarefas para você enquanto você se dedica a outras coisas.
- Reformulação do Banco
Embora não seja algo com a mesma exuberância visual de uma Deusa
Anciã, vocês nos disseram claramente que é isso que querem mais do que
tudo. Então é isso que vamos fazer. Essa será uma grande mudança que
afetará todos os jogadores, mas queremos nos certificar de que o
conteúdo resultante seja familiar e instintivo. É evidente que o banco precisa de mais profundidade, oferendo espaços
onde seja possível armazenar objetos individuais e a tranquilidade de
não se preocupar com a reorganização dos objetos quando um deles é
retirado. Uma possibilidade é criar guias de banco ilimitadas,
predefinições e ferramentas organizacionais que ajudam você a
classificar suas riquezas por tipo ou habilidade. Personalizações mais avançadas permitirão também que você crie guias
coloridas, use palavras-chave nas suas guias e configure suas
ferramentas de gerenciamento da mochila (sacos de carvão, animais de
carga, etc.) de uma forma muito mais acessível.
- Pergaminhos de Dicas
Outra reformulação popular na pesquisa foi a dos pergaminhos de dicas.
Queremos reformular os pergaminhos existentes para fazer com que as
recompensas realmente valham a pena, e permitir que você tenha mais de
um pergaminho ativo por vez. Também pretendemos lançar novos desafios e
recompensas. Haverá novos pássaros divinos, novos equipamentos da Terceira Era e
equipamentos exclusivos dos pergaminhos de dicas, mas uma das
recompensas será particularmente empolgante – pegadas únicas que você
deixa enquanto explora o mundo, com uma raridade que corresponda ao quão
incrível seja uma pegada em particular. Gosto da ideia de ter um rastro
de sangue atrás de mim conforme procuro a minha próxima vítima em
Guerra das Cidadelas. Queremos adicionar uma nova classe de pergaminhos chamada Campeão,
com mais pergaminhos de dicas e uma tabela de recordes para acompanhar.
Também queremos lançar pergaminhos competitivos com um prêmio no fim,
que ficará com o primeiro que conseguir resolver a dica em todos os
mundos. Uma verdadeira corrida, algo feito especialmente para ser
transmitido ao vivo.
- Boss Individual
A ideia de chefe individual também foi bastante votada na nossa
pesquisa. Aprendemos muito com Telos este ano: sabemos que o sistema de
fúria funciona bem, e que os jogadores gostam mais dos desafios de
combate individuais do que dos desafios em grupo. Sabemos que o conceito
de diferentes recompensas para diferentes níveis de fúria também
funciona bem, por isso queremos fazer mais do mesmo… e, obviamente,
oferecer aos jogadores uma luta ainda mais desafiante do que o último
nível do Telos.
- Mineração e Metalurgia
Isto é algo em que ainda estamos trabalhando. Vocês nos disseram que o
Plano A não funcionaria, então voltamos para a sala de reuniões. Agora
temos um Plano B, e queremos falar sobre cada detalhe dele com vocês. Em outubro, começaremos uma série de blogs em vídeo onde poderemos
abordar todas as etapas da reformulação. Juntos conseguiremos
desenvolver um design coeso. Os aspectos mais importantes estão claros para nós. Assim como a
reformulação do banco, ela deverá ser simples e familiar. Não queremos
lançar nada sobrecarregado. Queremos fazer com que elas sejam
habilidades que proporcionem uma forma viável de fazer dinheiro. Ainda
queremos ajustar os equipamentos rúnico e dragônico para um nível de
Metalurgia que faça mais sentido, e queremos lançar novos materiais,
novas armaduras e novas armas.
- Missão do Dave Malígno
E, por fim, vou usar o restinho do meu tempo para falar sobre um dos
meus personagens favoritos de todos os tempos. Ele é um adorável bobão
que vive no porão da mãe. Ele acha que quer ser maldoso, mas o problema é
que ele é bonzinho demais para isso. Ele causa controvérsia, mas na
verdade só quer atenção. Apesar de toda a fama de mauzão, ele não
consegue fazer mal a uma mosca. É o Dave Maligno. Com Zamorak de volta a Guilenor, ele agora tem uma chance de conhecer o
seu ídolo e pedir para o Morfomago ajudar a tirar uma selfie. Você nos
disse que queria missões com personagens fortes, e algo com o
característico humor inglês – bom, a missão do Dave Maligno terá muito
disso. Prepare-se para muita confusão e muitos gritos… além de um tema
potencialmente aterrorizante de troca de corpos.
- Expansões
Quando estávamos discutindo a agenda para 2017, sabíamos que
queríamos subir no palco RuneFest para revelar as novidades maiores e
mais empolgantes. Como desenvolvedores do jogo, também sentimos que
queríamos fazer mudanças que nos permitissem continuar desenvolvendo o
jogo que amamos por mais 15 anos. Assim sendo, mudamos completamente a forma como trabalhamos para tornar isso possível. Apresento a vocês as expansões do RuneScape. Estou falando sobre uma área ou região inteira lançada de uma vez só,
recheada com uma grande variedade de missões, combate e treinamento de
habilidades. Em termos atuais, isso significa que juntaremos diversas
atualizações em um mesmo lançamento, dando a elas um tema central e
lançando tudo de uma vez só.
É importante mencionar que essas expansões não terão nenhum custo
adicional. Embora a maior parte delas seja apenas para membros, não será
necessário pagar nenhuma taxa adicional para desbloquear novos
conteúdos, ao contrário do que é feito em outros jogos. Como sempre, a
sua assinatura lhe dá acesso a tudo o que fazemos. Qual será o tamanho dessas expansões? Bom, estamos dedicando mais
tempo a essas expansões do que temos dedicado a qualquer outra
atualização lançada este ano. Em termos de dimensão, uma expansão será
comparada à Cidade dos Elfos. Ou seja, será maior do que os capítulos 1 e
2 do Arco combinados. Também haverá mais pessoas trabalhando nessas
atualizações. E queremos que os jogadores tenham a possibilidade de explorar e
descobrir essas áreas. Já consigo imaginar todos reunidos nos portões de
uma nova área momentos antes do seu lançamento. Tenho certeza de que
haverá uma competição para ver quem conseguirá ser o primeiro a
completar tudo, matar tudo e descobrir tudo o que há para ser
descoberto.
E é aí que haverá uma grande mudança. O nosso plano é revelar 3
elementos principais de cada expansão, mas não mais do que isso. Isso
significa que poderemos nos concentrar em lançar conteúdos bons e
completos, mas também queremos trazer um pouco da surpresa e da
descoberta de volta para o RuneScape, como quando a habilidade de
Construção foi lançada com pouco mais de informação do que a
possibilidade de o jogador poder se sentar. Quero que todos explorem sem saber o que esperar, e compartilhem
entre si dicas sobre missões encontradas, métodos de treinamento
desbloqueados ou monstros abatidos. Então, com que frequência os jogadores poderão esperar as expansões
do RuneScape? Conte com um lançamento semelhante em escopo à Cidade dos
Elfos a cada três meses. Do nosso ponto de vista, isso parece
incrivelmente empolgante - e até um pouco assustador!
Mas por que lançar expansões? O maior motivo pelo qual optamos pelas expansões foi vocês. Vocês
estão cansados de conteúdos "mortos". A nossa experiência nos mostrou
que vocês não são muito fãs de atualizações em lotes. E vocês querem que
os novos conteúdos pareçam terminados, com tempo o suficiente para
limar algumas arestas. Todo o feedback que recebemos sobre as atualizações mais recentes
incidem em mudanças maiores e mais impactantes para o jogo. Vocês querem
conteúdos que ainda sejam essenciais dois anos depois do lançamento e
que pareçam acabados no lançamento. E é isso que queremos também! A primeira expansão será lançada em junho. A expansão seguinte sairá em setembro, e a última expansão do ano será em dezembro. Quero falar sobre as outras expansões mais tarde, porque primeiro
quero que vocês prestem atenção na primeira. Principalmente porque se
trata de uma expansão grande - e emocionante - o suficiente por si só.
Sabemos que vocês têm várias dúvidas neste momento. E a maior delas
é, com certeza, o que acontecerá nas semanas (ou nos meses) antes do
lançamento de uma expansão. Antes de mais, fique tranquilo: você não vai conseguir terminar toda
uma expansão em um dia só. Haverá simplesmente muita coisa para fazer.
E, mais importante ainda, você continuará recebendo atualizações
regulares do jogo. Lançaremos melhorias para o jogo, eventos de treinamento, missões menores, conteúdos desbloqueáveis para habilidades, etc. No início de 2017, também lançaremos algumas atualizações que trarão mais eventos e atividades para o jogo.
- Cidade e Tumbas de Menaphos
Quase dez anos depois de termos lançado as muralhas da cidade de
Menaphos, chegou a hora de você explorá-la. Permita que eu leve você por
uma visita guiada pela cidade. Após passar pelos portões de Menaphos, você encontrará uma cidade
vasta e aberta, cheia de jardins suspensos, riachos e prédios enfeitados
com ouro. Uma enorme pirâmide - uma mastaba - vigia toda a cidade. É
como se toda a riqueza do deserto de Al-Kharid tivesse se juntado em
Menaphos. As pessoas passam por você com vestes luxuosas. Mas elas estão
cheias de suspeita, e encaram você com desprezo. Contudo, debaixo de
toda essa arrogância, existe o medo. O faraó que governa a cidade não é
nada mais do que uma marionete de Amascut, a deusa devoradora, e faz
exigências cruéis dos habitantes locais.
Contudo, conforme você entra no mercado, a riqueza é abundante. Aqui
você poderá encontrar uma magnetita, um banco, um Mercado Geral, métodos
diferentes de treinamento de habilidades... Tudo o que você poderia
esperar de um eixo comercial. E de repente... BUM, o chão começa a tremer. Parece uma explosão
distante. É Amascut, e ela está virando Menaphos de cabeça para baixo
para encontrar o seu pai, Tumeken, o deus do deserto. O que nos leva para a primeira das três atualizações de que quero falar: Tumbas de Menaphos. Ao destruir as paredes e os chãos de Menaphos, Amascut está descobrindo
áreas que passaram séculos no esquecimento. Amascut abrirá as Tumbas de
Menaphos. Pense nisso como algo semelhante à Pilhagem à Pirâmide, mas do
tamanho de uma cidade.
Uma tumba pode estar relacionada com Agilidade e Herbologia, por
exemplo. Você decide viajar para uma das tumbas, e pode ser que encontre
vários outros jogadores por lá também. Todos vocês pulam na tumba. A
tumba estará repleta de recursos para coletar. E você receberá um
objetivo, que pode ser "colete 20 recursos antes que o tempo acabe".
Coletar esses recursos não fará com que você ganhe EXP; contudo, se o
objetivo for completado, você receberá um montão de EXP. Se não
completar o objetivo, a quantidade de EXP recebida será bem menor. As Tumbas de Menaphos oferecerão uma das melhores taxas de EXP do
jogo. Tudo se resume a testar suas habilidades que não sejam de combate -
além do seu conhecimento, da sua organização e da sua estratégia - com o
risco sempre presente de não conseguir completar o objetivo a tempo. Você já explorou a cidade de Menaphos e viu a devastação de Amascut. O
próximo passo é acabar com a influência dela na cidade, que será o foco
da próxima missão na série do Deserto. Esta é uma área longe da
confusão. O curso dos rios é encaminhado para uma pequena pirâmide. Você
entra e é confrontado por Crondis.
- Missão de Crondis
Para aqueles que não sabem, Crondis é uma deusa do deserto, como
Apmeken em Não Faça Mal ou Scabaras em Contato. Assim como os outros
deuses, ela foi corrompida pelo poder de Amascut. Antigamente, Crondis era a deusa dos prazeres terrestres. Ela
entregava comida e bebida para a sua população e compartilhava a sua
alegria. Agora, ela está se alimentando da comida deles, se banhando em
suas águas e se deleitando com sua miséria. Essa missão é só uma das histórias que planejamos contar conforme você
descobre a cidade. Você deverá falar com as pessoas, descobrir mais
pistas sobre a situação e talvez completar missões menores. Mas em algum
momento você deverá enfrentar a própria Amascut, entrando na pirâmide
onde residem ela e o faraó.
- Masmorra de Extermínio
Conforme entra, você descobre que o local não é mais um palácio. Toda a
pirâmide foi modificada para se tornar a masmorra pessoal de Extermínio
de Amascut. Aqui você encontrará gatos caçadores, feras devoradoras e
avatares de Amascut, todos prontos para devorá-lo. Imagine chefes de Extermínio que permanecem nos seus tronos até você
conseguir uma chave para enfrentá-los. Imagine todos os seus saques
chegando em uma arca central, cujo nível pode ser aumentado para
conseguir os saques que você mais deseja, ou com efeitos que podem ser
aplicados em toda a masmorra. Imagine ondas de devoradores, tornando
toda a masmorra super agressiva. E aqueles que sobreviverem receberão
excelentes recompensas. Se conseguir sobreviver à nossa masmorra de Extermínio, você poderá
voltar para a cidade. As pessoas começarão a reconhecer os seus feitos.
Você ganhou Reputação entre os habitantes, e isso faz com que sejam
desbloqueados ainda mais conteúdos pela cidade. Aos poucos, você começa a
trabalhar para se tornar o mestre de Menaphos. Ou quem sabe o faraó?
- Mundos Fragmentados
A primeira delas é Mundos Fragmentados, a exploração multidimensional
que colocará em teste a proeza do RuneScape anunciada no início do ano. Nesse conteúdo, você deverá passar de um pedaço de dimensão para
outro. Uma delas pode ser Tarddiad, onde você encontrará dragões de
runita. Talvez existam algumas diferenças entre eles e os dragões
convencionais, como, por exemplo, a capacidade de explodir quando são
abatidos. Assim que você os abater, é aberto um portal. Entrando no
portal, você passa desse para outro pedaço de dimensão, e depois para
outro, e depois para outro. E, durante todo esse percurso, você pode
medir o seu tempo. Tente bater o seu recorde pessoal ou o recorde dos
seus amigos, e quem sabe um dia você não consegue chegar no topo da
tabela de pontuação específica para Mundos Fragmentados?
Após o lançamento, Mundos Fragmentados terá pelo menos um novo
desafio de combate por semana para você encarar, com excelentes
recompensas para o próprio conteúdo e para outros lugares do jogo. Além
disso, cada expansão acrescentará mais mundos e mais conteúdos dentro do
tema. O foco de Mundos Fragmentados será permitir que os jogadores testem
suas habilidades de combate semanalmente. Você poderá voltar sempre que
quiser para ver se melhorou o seu lugar na classificação conforme sobe
de nível. Estamos extremamente animados com esse conteúdo, porque o potencial é
tremendo. Após cada expansão, poderemos aprender um pouco mais sobre
como você está jogando. Mundos Fragmentados também poderá incluir
treinamento de habilidades, eventos onde todos entram em pé de igualdade
ou talvez até mesmo competições com transmissão ao vivo - tudo depende
do que a nossa comunidade quer. Permitiremos que o conteúdo cresça de
forma orgânica.
- Conquistas e Etc
Outra atualização que vem aí na primeira metade do ano também lhe
deixará com muito o que fazer entre expansões. Sabemos que muitos de
vocês querem novas maneiras de demonstrar as suas habilidades no jogo.
Apresento a vocês as Conquistas. Nas Conquistas, os jogadores realizarão feitos épicos de força e
resistência no RuneScape para aumentar sua pontuação total de
conquistas. Trata-se de uma nova forma de mostrar a sua perícia e seus
talentos no jogo. Também estarão disponíveis novas recompensas para quem completar
subseções do jogo, como obter todos os equipamentos ou explorar todos os
locais de Guilenor. Suas Conquistas serão tão importantes quanto o seu
nível total, e serão exibidas junto com ele para qualquer jogador
inspecionar.
Com cada expansão, serão lançadas novas Conquistas, com novos
objetivos para a sua área. Um dos objetivos desse lançamento é mudar a
forma como você joga RuneScape, incentivando-o a fazer coisas que nunca
fez e jogar de maneiras como nunca jogou antes. Vamos ver se você
realmente consegue ser o melhor em tudo! Isso também permitirá que melhoremos a experiência do jogo de uma
forma geral. Poderemos organizar diversos sistemas diferentes que
confundiam jogadores novos, juntando-os todos em um lugar só. Coisas
como listas de missões, séries de tarefas e o Sistema de Guia serão
todas agrupadas na mesma interface. Podemos ter um sistema de
Recomendação que indica quais são as conquistas mais relevantes para
você, como aquelas que estão mais perto de serem concluídas, aquelas que
estão mais próximas do seu personagem ou as mais recomendadas para o
seu nível. Se você em algum momento não souber o que fazer, consulte a
interface para ter uma ideia.
Eu não poderia ir embora sem falar sobre mais uma grande revelação.
Com o lançamento de Menaphos, que incluirá uma nova masmorra de
Extermínio recheada de inimigos, aumentaremos o nível máximo de Extermínio de 99 para 120! Não quero revelar muita coisa por enquanto, mas pode ter certeza de que
haverá monstros o suficiente para fazer com que a jornada até o nível
120 seja satisfatória, quase sem precisar sair da masmorra. Aqueles que têm 120 como nível virtual terão a sua EXP convertida
diretamente para o nível real. Queremos garantir que continue havendo
motivos para treinar a habilidade - talvez até mesmo com uma tabela de
pontuação individual - enquanto você se torna um mestre do Extermínio
e obtém novas recompensas. As habilidades de combate continuarão com um
nível máximo de 99 e, por fim, aqueles que têm uma Capa da Perfeição
terão até a próxima expansão para obter os requisitos necessários.
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