Dungeon

Posted by Rune Tephix On 01:13 34 comentários

Dungeon é uma habilidade que consiste em explorar as masmorras de Kalaboss, lutando contra monstros e bosses, e usando outras habilidades de RuneScape para resolver enigmas e sobreviver nas profundezas obscuras. Foi lançada em 2010 no RuneScape, para jogadores membros e gratuitos. Toda a habilidade Dungeon acontece de baixo de um velho castelo chamado Daemonheim, que atualmente contém um calabouço com 60 andares subterrâneos divididos em seis diferentes temas: congelado, abandonado I, mobiliado, abandonado II, oculto e deformado. Dentro desses pisos, o jogador deverá utilizar todas as outras habilidades já existentes para limpar o andar, envolvendo a obtenção de diferentes chaves, diversas lutas contra monstros e bosses e a resolução de misteriosos enigmas. Diferentemente das outras habilidades que são treinadas solitariamente, Dungeon exige a cooperação de grupos constituídos por até cinco pessoas. Além disso, ainda é possível receber uma boa experiência nas outras habilidades enquanto executa recursos relativos às mesmas ao explorar a masmorra. 

Praticamente todo o tempo de treino em Dungeon ocorre dentro de Kalaboss, sendo uma habilidade isolada de todo o resto de Guilenor. Uma observação notável é que não se pode retirar itens encontrados ou produzidos dentro de Kalaboss, e nem entrar na masmorra de Daemonheim com itens de Guilenor, exceto o anel da afinidade, o globo de visão e os pingentes de habilidades. Diferentemente das outras habilidades, o nível de Dungeon não se limita no 99, mas sim pode ser elevado até o nível 120, que equivalem a mais 104 milhões de experiência. Em servidores gratuitos, quando o nível médio do grupo de jogadores é 90, a experiência é reduzida pela metade, pelo fato de ser mais fácil completar a masmorra. Já se o nível médio do grupo é abaixo de nível 90, a experiência ganha não é afetada. A penalidade é executada para todos do grupo, mesmo que haja jogadores de nível menor entre eles. Os mundos não-oficiais de Dungeon são: mundo 7 (gratuito, inglês), mundo 32 (membro, inglês), mundo 77 (membro, inglês).


Como chegar

Sendo a habilidade Dungeon unicamente treinada dentro de Kalaboss, os jogadores terão de viajar para a imensa península leste da terra selvagem obrigatoriamente. No entanto, toda península de Kalaboss não é considerada uma região perigosa ou PVP. Pode-se usar dois dos quatro métodos de chegada sem passar pela terra selvagem. A primeira opção para ir até Daemonheim é viajando pelo barco encontrado atrás do banco de Al-Kharid e no porto sudoeste de Taverley, depois disso, apenas subir a montanha seguindo pelo noroeste até a entrada de Kalaboss; a segunda opção é utilizando o teleporte do anel de afinidade, no entanto para isto você precisará ter ido à Kalaboss pelo menos uma vez. Os outros dois métodos exigem a passagem pela terra selvagem: ou pela alavanca de Ardonha/Fronteiriça, ou atravessando a região a partir do nordeste de Varrock.

Iniciando uma Masmorra

Para entrar no calabouço, os jogadores precisam depositar todos seus pertences no banco, e também devem dispensar qualquer familiar evocado. Você não precisa ficar com o anel da afinidade, só use-o para criar/se juntar a uma equipe. Próximos da entrada do castelo há o tutor de Dungeon e um banqueiro, sendo que o primeiro lhe dará um anel da afinidade caso já não tenha um. Armas, armaduras, runas e flechas serão dadas ou feitas dentro de Kalaboss, por isso não é possível levá-las de Guilenor. No pátio do castelo, há algumas barreiras de energia, sendo duas na parede esquerda e duas na parede direita: barreira para todos, barreira para andares congelados (complexidade 6), barreira para andares abandonados I (andares acima de 11 desbloqueados), barreira para andares mobiliados (andares acima de 17 desbloqueados).

Barreira para andares abandonados II (andares acima de 29 desbloqueados), barreira para andares ocultos (andares acima de 35 desbloqueados) e barreira para andares deformados (andares acima de 47 desbloqueados). As entradas para a masmorra ao sul da parede esquerda e da parede direita são para aqueles jogadores que estão em um grupo ou que querem treinar a habilidade sozinhos. A barreira para todos junta um número de jogadores para um andar qualquer que possa ser acessado por todos da equipe. As outras barreiras são menos utilizadas por haver jogadores que entram lá e são escolhidos para um grupo automático a fim de receber experiência em ajudar em nada, ou seja, ficam parados enquanto os outros membros completam a masmorra.

Objetivo e Jogabilidade

De um modo simplificado, o objetivo de Dungeon é atravessar o andar até chegar na sala do Boss, que deve ser morto para concluir o piso. Entretanto, para chegar até o Boss muita coisa deve ser feita, incluindo buscar chaves, matar outros monstros e resolver quebra-cabeças. Inicialmente os jogadores entrarão em uma sala segura, com alguns alimentos e equipamentos acima de uma bancada e um contrabandista no centro. Este contrabandista vende diversos itens que ajudarão a completar a masmorra, incluindo alimentos, matéria-prima, objetos de auxílio. Nesse quesito, há um cinto porta-ferramentas exclusivo em Kalaboss, que pode ser preenchido pelos objetos de auxílio. Sempre que o jogador utilizar o teleporte para casa dentro da masmorra, este será levado à sala inicial onde há o contrabandista.

O anel da afinidade também tem seus truques dentro de Kalaboss, assumindo o lugar da aba de missões, engloba opções de monitoramento e de divisão da experiência, além de fornecer a opção de visualizar o inventário dos outros membros da equipe. Todos os itens soltos dentro da masmorra (exceto ossos e cinzas) não desaparecem com o tempo, diferentemente de Guilenor, estes itens aparecem imediatamente para todos os jogadores quando soltos, mesmo se for por monstros. É possível utilizar o chat público para falar com os outros integrantes do grupo a partir de qualquer parte da masmorra, mesmo estando longe, eles poderão visualizar a mensagem.

Para entrar na próxima sala, é preciso clicar duas vezes na porta, uma para revelar o que há do outro lado, a outra para passar pela mesma. Também é possível notar que algumas portas exigem a execução de habilidades para abrir, enquanto outras necessitam de uma chave específica, encontrada no chão em algum lugar da masmorra. Quando o jogador morre, este não perderá nenhum item e reaparecerá na sala onde há o contrabandista, e o contador de mortes elevará em uma (só o grupedral é solto, podendo ser acessado rapidamente por um teleporte do livro de feitiços ou pelo portal na sala inicial). O líder da equipe pode marcar com uma seta qualquer monstro que desejar, selecionando tal opção ao clicar com o botão direito no monstro. Se o jogador sair da masmorra, seus itens serão soltos no chão, podendo ele recuperá-los ao voltar (a não ser que alguém pegue-os do chão).

Funções da Equipe

Manipulador: geralmente o líder do grupo, tem a função de abrir o maior número de portas que for possível, marcando monstros para serem destruídos no caso de ser uma sala com porta guardiã e movendo o grupedral. Skiller: tem a função de coletar matéria-prima e dinheiro, para depois forjar equipamentos, armaduras, além de produzir alimentos e poções para a equipe; também é o responsável pelos preparativos para o Boss, seja criando altares de oração na sala inicial, seja acumulando suprimentos. Combatente: é o responsável por destruir todos os monstros que sejam necessários para conclusão da masmorra; também atende ao pedido do manipulador ou do Skiller para limpar determinadas salas, e assim protegê-los. Em níveis mais altos ou grupos independentes, os jogadores podem acabar assumindo todas as funções.

Algumas Abreviações

Há muitas abreviaturas em Dungeon, relacionadas aos bosses, itens, portas, equipamentos. Estas abreviaturas simplesmente servem para economizar tempo na digitação e facilitar a comunicação. Para andares: Fr (andar gelado, "frozen"), Ab1 (andar abandonado I), Furn (andar mobiliado), Ab2 (andar abandonado II), Occ (andar oculto), Warp (andar deformado, "warped"), HW (andares deformados acima de 57), TF (andares entre 45-47), FF (andares entre 42-44), C1/Rush (complexidade 1), M/Med (tamanho médio de masmorra), L/Lrg (tamanho largo de masmorra), F1, F2, F3... (refere-se ao andar desejado, "floor"), F1+2/Fr+2... (refere-se ao andar, no caso "frozen" ou piso 1, e o "+2" no caso significa que faltam duas pessoas para finalizar o grupo).

Abreviações comuns: Gd (porta guardiã), Gt/GGS (refere-se ao grupedral), Gtgd/Ggsgd (refere-se ao teleporte para o grupedral), De ("dead end", ou seja, uma sala sem portas, sem saída), HT/Base (teleporte para "casa"), BGT (pedido para mover o grupedral até a posição de quem falou), SGT (aviso de que o grupedral está livre para ser movido para qualquer ponto), BON (sala bônus, não é necessária para a conclusão da masmorra em si), Kata (katagon), Gorg (gorgonita), Prom (promécio), Saggy (o boss Sagitário ou equipamento Sagitário).

Andares e Complexidade

A complexidade é uma escala de seis níveis que determina o número de outras habilidades envolvidas na masmorra. Todas as complexidades abaixo de 6 enfrentarão uma certa penalidade na experiência recebida. Já em relação aos andares, quanto mais elevado mais perigoso será, e mais poderosos serão os monstros e inimigos. É preciso passar de andar por andar a fim de desbloquear o seguinte (tendo o nível necessário). Ou seja, um jogador que está no piso 20 e já tem nível para acessar o 22, terá que primeiramente completar o andar 21 para depois ir no vinte e dois (caso seja a primeira vez). Quando estiver em um grupo, o andar máximo que poderá ser jogado será aquele em que todos os membros possam acessar.

Tamanhos e Prestígio

Antes de começar uma masmorra, será dada a opção de tamanho para a mesma, variando entre pequena, média ou larga. Uma pequena pode ter até 16 salas, a média até 32 salas e a grande (larga) até 64 salas. As masmorras grandes só estão disponíveis para grupos de três ou mais jogadores. É sugerido escolher o tamanho pequeno se for sozinho ou em duo (dois jogadores) até se familiarizar com a habilidade para então expandir ao tamanho médio; para  3-4 jogadores, é recomendável o tamanho médio, apesar de que masmorras largas podem recompensar em até 50% a mais de experiência (levando o dobro do tempo para concluir). Agora, para grupos compostos por 5 jogadores, sem dúvida o tamanho grande é o mais recomendado, pela maximização de experiência combinada com a agilidade de um grupo maior (isso dependendo do nível de combate e de Dungeon dos membros do grupo).

O Prestígio é um mecanismo que contribui para o ganho de experiência em cada masmorra de Dungeon, projetado para evitar que pessoas persistam em executar sempre o mesmo andar (podendo penalizar com 50% menos de experiência ao fazer duas vezes o mesmo andar). O conceito geral do prestígio é o seguinte: concluir todos os andares disponíveis, então reiniciar seu progresso (pelo anel da afinidade) e refazer novamente todos os andares. É possível saber os pisos que você já concluiu olhando se há um símbolo verde na interface de seleção de andares. O máximo de prestígio que pode ser adquirido ao completar um andar deformado, sem mortes, tamanho grande, complexidade 6, é de aproximadamente 200.000 de experiência.

Finalizando uma Masmorra

Jogadores podem abandonar uma masmorra a qualquer momento clicando na escada encontrada na sala inicial ou selecionando a opção de deixar equipe, na interface do grupo. Para finalizar o andar, é preciso derrotar o Boss, que soltará um item aleatório para um dos jogadores. Depois disso, abrirá uma porta com uma escada em uma das paredes da sala do Boss. Basta clicar nesta escada para terminar a masmorra, sendo que há a opção de continuar no andar antes de finalizá-lo (para abrir portas bônus, por exemplo). Se um membro da equipe clicar na escada e finalizar a masmorra, esta acabará para todos após certo tempo. Quando o andar for finalizado de vez, abrirá uma interface mostrando a experiência e as fichas adquiridas, mostrando também os bônus ganhos ou penalidades sofridas. Então, o próximo andar vai ser iniciado após determinado tempo, com a mesma equipe se todos permanecerem no grupo.

Itens e Recursos

Dentro da própria masmorra serão disponibilizados todos os recursos necessários. Vejamos mais sobre cada uma deles. Para obtenção de alimentos basta pescar nas lagoas ou trechos com água em certos pontos da masmorra, tendo uma vara de pescar e penas (compradas a partir do contrabandista). Para fazer uma fogueira, é possível cortar algumas raízes encontradas nas paredes em algumas salas, ou comprar a lenha vendida pelo contrabandista. Para forjar armas e armaduras, extrair minérios em alguns pontos da masmorra (ou comprá-los a partir do contrabandista) e então usá-los em uma fornalha e em uma bigorna (geralmente disponibilizados na sala inicial). Para fazer poções use sementes (soltas por monstros ou vendidas pelo contrabandista) em um canteiro de agricultura encontrado em uma das salas da masmorra; depois, colha a erva específica e compre os outros ingredientes necessários no contrabandista. Para criar runas apenas use as essências no altar encontrado na sala inicial (as essências são soltas por monstros ou vendidas no contrabandista). Quando não estiver na complexidade 6, a maioria dos itens já estarão disponibilizados na bancada inicial.

Recompensas

Além da experiência, as fichas adquiridas ao completar masmorras podem ser trocadas com o negociante de recompensas do lado de fora de Daemonheim, ao sul do banqueiro (próximo de uma tenda). As recompensas variam entre objetos que facilitam no treino de habilidades, colares poderosos e armas cobiçadas. Entre os objetos é possível citar: uma bolsa que acumula até 27 carvões minerais, um diabinho que recolhe talismãs de evocação, um enterrador automático de ossos. Entre os equipamentos é possível citar: uma série de amuletos mágicos poderosos, um livro equipável que fornece um estoque infinito de runas da água. Entre as armas é possível citar: espadas longas caóticas, balestras caóticas, malho caótico, cajado caótico.

Categories:

34 Response for the "Dungeon"

  1. CesinhaBastos says:

    valew....bom tuto!

  2. Anônimo says:

    muito bom !!!
    parabéns
    obrigada

  3. Anônimo says:

    cade a abilidade
    o emote da capa

  4. Unknown says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  5. eu nao sei se existe mas se nao existe podem fazer um tutorial dos bosses de dung tipo a habilidade deles a melhor fora de mata-los de ranged mage ... agradeçido

  6. Faremos como link interno brevemente...Por enquanto temos o guia de como derrotar 3 bosses iniciantes de Dungeon.

  7. brigado pela informaçao ... belo blog continuem com o bom trabalho

  8. Anônimo says:

    eu quero saber uma coisinha de nada..
    em dungeon se eu tiver em sala media e cortar,minerar etc... eu ganho mais xp de que se eu for so abrindo as salas matando os montros e o boss e sem minerar ou cortar etc....

  9. Não há necessidade de fazer isso, o exp continua o mesmo, a não ser que seja um obstáculo (por exemplo ter que minerar rochas para liberar a porta).

  10. Anônimo says:

    hoo isso eu sei. eu sou 54 de dungeon e um carinha lvl 60+ de dungeon disse que isso daria + xp.. mas se nao dá deixa pra lá

    vlw pela informaçao

  11. Gabriel says:

    Sabe...andei pesquisando no que você falou e analisei.
    Para minerar ou cortar a lenha não há aumento de experiência mas, a experiência pode ser aumentada sim sendo cozinheiro.
    Sabe, cozinhando os peixes, batacaves, entre outros...mas é só esse método além do que já conhecemos que é evitar morrer, diferenciar no combate ( a distância, magia, e corpo à corpo)entre outros.
    Espero que tenha ajudado.
    Gabriel.

  12. Anônimo says:

    como eu fazo as batacaves essas coisas e talz eu nao consigo fazer !!!!!! help ?!

  13. darkman says:

    Muito bom este blog,eu desejo falar com vc guilherme,tenho 1 assunto a conversar,que deve ajuda lo muito,se vc joga runescape,passe seu nick,e eu lhe adicionarei,aguardo respostas...

  14. Você pode entrar em contato por e-mail ou msn: guibra@ig.com.br

  15. eu tou pegando o boss ihlakhizan criateva e eu sempre morro 1 ou 2 vezes com ele .. o que devo usar contra ele ! melee ranged or mage ? aguardando resposta ...

  16. 2 dias passaram e nem 1 resposta ...

  17. Anônimo says:

    Olha aki sua resposta: VAI TOMAR NO CU

  18. apenas vou ignorar o seu comentario e continuar esperando !!porque pessoas como voce se devem tratar a baixo de cão

  19. A fraqueza desse Boss é o combate à distância e a magia, e a oração recomendada é antiatrito.

  20. Anônimo says:

    Meu amigo disse que com 85+ de dungeon da pra ganhar 20m por dia!
    Isso é verdade?

  21. Isso depende o tempo que você dedicar-se ao matar dragões de gelo, que largam 16.3k todas as vezes que são mortos, além de itens secundários.

  22. Anônimo says:

    Mais o dinheiro só vale pro andar, ou da pra depositar no banco?

  23. Os dragões de gelo que citei não são encontrados em Kalaboss, mas sim na masmorra escondida de Al-Kharid, tendo necessidade de 85 dungeon para acessá-la.

  24. Anônimo says:

    Ata, muito obrigado pela informação.
    Runethepix o melhor!

  25. Anônimo says:

    dungeon eh chato de upar mas ganha mta xp e eu vo pra entrar nas portas secretas!



    Wers203 cook 99!

  26. zamoarick says:

    vc tem lvl 120 de dungeon?

    se tiver por favor coloca o emote.....

  27. Você pode ver o emote de 120 em Dungeon nessa postagem:

    http://runtephix.blogspot.com/2010/09/emote-dungeon-120.html

  28. Anônimo says:

    foi lançado uma poçao de juju de dungeon...vc sabe os efeitos q ela da?

  29. Anônimo says:

    Foi lançado uma poçao perfeita de dungeon...vc sabe o efeito dela?

  30. Anônimo says:

    a masmorra de dragao de gelo n é al kharid ;p

  31. A poção dura 4 horas, e enquanto sob efeito, você consegue causar 5% mais de dano enquanto em Dungeon e obtêm um impulso invisível de dois níveis para todas as habilidades e portas de habilidades na masmorra.

  32. Anônimo says:

    aí,tipo,quando eu estou prestes a entrar numa dungeon ( ainda em Kalaboss ) eu entro na primeira porta na frente,a grandona,só que eu tenho que ficar esperando um tempão,isso é normal?E por que ultimamente eu não tou conseguindo entrar?

  33. Unknown says:

    Quando eu tento entrar, fala que eu carrego algum item que não posso entrar, mas na verdade eu esvaziei a mochila pra tentar entrar, mesmo assim não consegui.. alguém sabe o que pode ser?

  34. Unknown says:

    alguem sabe o alimento ou poçao que aumenta o nvl de dg ?

Postar um comentário