Mensagem Especial aos Leitores

Posted by Rune Tephix On 12:55 2 comentários

Saudações a todos que acompanham o Rune Tephix, é com alegria que eu, Guilherme Brancallião, dono do site, escrevo a vocês mais uma mensagem especial da equipe! Farei uma breve retrospectiva dos lançamentos no jogo em 2014; falarei um pouco mais sobre alguns pontos do jogo que na minha opinião merecem uma análise e, é claro, farei um tópico de "momento nostalgia". Assim, espero que se divirtam lendo a mensagem assim como eu estou me divertindo em escrevê-la para vocês.

Planejamentos para 2015

A Jagex já deu sua mensagem spoiler para o ano que vem, mas nós ainda não havíamos comentando nada ao respeito disso. Bom, isso não significa que nem mesmo paramos para pensar sobre isso. Muito pelo contrário, já conversamos em reunião sobre como vai ficar o Rune Tephix para o ano que se aproxima. As notícias não são das melhores, mas nada é confirmado; como todos sabem, nosso site não visa lucros pessoais e o que recebemos é relativamente pouco, gerado pelos anúncios do Adsense (por isso sempre clique nos anúncios, para nos ajudar com alguns centavos), e assim precisamos prosseguir com nossas vidas além de cuidar do site. Já fazem anos que o o Tephix foi criado, e nós crescemos junto com ele, e é natural da rotina ficar cada vez mais corrida conforme crescemos, seja com trabalhos ou com estudos. Assim, muitos moderadores da equipe provavelmente terão o tempo reduzido em 2015, assim como eu, que faço o site continuar girando devido a minha grande responsabilidade em cuidar um pouco de tudo.

Resumidamente, tentaremos nos esforçar ao máximo para pelo menos manter as 10 postagens mensais, porém não poderemos prometer nada. Nossos objetivos não mudaram muito, ainda queremos finalizar os guias de missões para membros, como faltam poucas e já temos as imagens preparadas. Também queremos fazer guias melhores de como conseguir dinheiro no jogo, e aprimorar nossos tópicos de bosses, minijogos e pergaminhos de dicas. Não temos muito mais que isso para considerar, porém esperamos que 2015 seja tão bom ou ainda melhor que 2014, que foi um ano repleto de conquistas no Rune Tephix: conseguimos finalizar todos os guias de extermínio, criamos várias páginas e tópicos novos, finalizamos os guias do Skiller, concluímos diversas sagas de missões e muitos guias de habilidades (1-99), assim como de Bosses, fizemos diversas mudanças no layout e em nossas páginas, criamos novas parcerias também voltadas para canais do Youtube e páginas do Facebook, entre outras coisas.

Retrospectiva do RuneScape em 2014

Aqui trataremos das maiores atualizações que foram feitas no jogo desde Janeiro de 2014. Começando pelo começo, em Janeiro ocorreu o lançamento do Poder aos Jogadores, o que foi muito importante para a comunidade impor sua vontade, por meio de votações frequentes; também teve o retorno de Hati e Skoll, as melhorias na Obra Portuária e a renovação da Toupeira Gigante. Em fevereiro foi lançada a missão "o último dos cavaleiros" da saga dos Dragonkins, assim como o lançamento do minijogo "pega ladrão". Março foi um dos melhores meses para os seguidores de Zaros, que viram seu deus retornar para Guilenor na missão "o destino dos deuses" e aprenderam muito mais sobre ele na mini missão "memórias dos Mahjarrat". No mês de Abril foi lançado o minijogo "festival de socos e repolhos", inicialmente sendo tratado como um conflito da deusa Marimbo (dos macacos) contra Brassica Prime (deus dos repolhos) e foram lançadas as capas de exp equivalentes ao nível 120 em todas as habilidades existentes. Em maio ocorreu o pé na estrada, evento da comunidade com recompensas estéticas, além de novos recursos de combate zarosianos. Junho, por sua vez, foi um grande mês para os Bandosianos, com a missão "a grande queda", além das habilichompas e do beta do Modo Legado.

Julho uma das melhores atualizações do ano aconteceu: o modo legado, com animações e interfaces dos velhos tempos, assim como ataques especiais. A boss temida Araxxi também teve seu momento de brilho, assim como os rinocerontes de estimação, mais eficazes que iaques nesses tempos. Agosto teve o lançamento da última missão dos elfos, "o fim da praga", também o novo mestre de extermínio ceifador (apenas tarefas de bosses) e a reestruturação do minijogo ataque bárbaro. Setembro também foi um mês poderoso, com a inauguração da primeira parte da cidade dos elfos, com novos métodos eficazes de treinamento de habilidades, como mineração, além do sistema de grupos e, é claro, restauração de puros no PVP. Em outubro aconteceu o lançamento do modo independente, o evento de Halloween e a missão de terror "casa anômala". Novembro foi, para muitos, o mês mais forte do ano, com o final de semana de Exp em Dobro, a segunda leva da cidade dos elfos, a missão voltada para as deusas anciãs, os depósitos Guthixianos de divinação, o poço da bondade e as melhorias nos pergaminhos de dicas. Dezembro foi o mês do Natal, com três eventos diferentes e "rifas" diárias. Também teve a série de tarefas de Tirannwn, o premier club e o modo pancadaria na torre do domínio.

Pontos de Discussão nas Atualizações

Como eu havia dito no começo da mensagem, algumas coisinhas me deixaram um tanto desconfortável em 2014, e gostaria de analisá-los com vocês a partir daqui. Primeiro sobre a missão "o destino dos deuses"; muitos jogadores gostaram e acharam a melhor missão feita até hoje, eu porém, que confesso ser fã de Zaros, me decepcionei. Eu sou daqueles que fica imaginando mil possibilidades diferentes de como vai ser algo anunciado, e não foi diferente com essa missão; honestamente, na minha cabeça a missão seria muito melhor do que realmente foi, algo de tamanha importância e de tamanho peso deveria ter sido melhor planejado e dar um gostinho mais satisfatório aos jogadores. Indo direto ao ponto, achei a missão fraca e rápida demais, com lutas fáceis e enigmas ridículos; a ambientação e as músicas deixaram a desejar, como Freneskae deveria ser melhor explorada e a trilha sonora deveria ser mais marcante. Também não concordei com a escolha de prejudicar o lorde vazio, como preferia muito mais quando a história era aquilo e acabou, sem uma mudança diferente para cada jogador. Na minha opinião isso estraga a graça do jogo, como cada pessoa terá um final diferente para cada coisa.

Quem reclama desse ponto deve aceitar que na vida acontecem coisas boas, que gostamos e coisas ruins, que não conseguimos nem mesmo impedir. Da mesma forma acho que deveria continuar sendo assim no RuneScape, não tudo ao nosso favor da maneira que quisermos que seja. Eu tive que aceitar a morte de Lucien, mahjarrat que eu era fã, e nada pude fazer para impedir; assim, acho justo que outros jogadores também aceitem o retorno de Zaros em sua magnificência, ao invés de deixá-los escolher o resultado final dos dados ao invés de jogá-los a própria sorte e aceitar o que vier em seguida. Além do mais, no final da missão o próprio lorde vazio diz que estava ciente da traição de Sliske, e poderia muito bem impedir o jogador de estragar o seu "novo corpo" e esperar uma nova oportunidade para retornar. É claro que cada um tem a sua opinião sobre isso, e eu estou apenas dizendo o meu ponto de vista, se você apoia ou é contra sinta-se à vontade de comentar abaixo, pois estou aberto a dar continuidade a essa discussão com vocês, o público leitor.

Outro ponto que me chateou bastante foi o de eventos da comunidade. Desconsiderando a páscoa e o Halloween, achei até mesmo patético o mecanismo de rifa, tanto do Balthazar como também do Natal. O primeiro foi até melhorzinho, como todos os jogadores recebiam duas fichas por dia independentemente da roleta maluca (ou chamem como quiser), e os prêmios não eram negociáveis. Já o segundo foi frustrante e deu nos nervos: primeiro quem comprou chaves ganhou muito mais bolas de neves do que os que não pagaram nada, o que já passou a ser muito injusto e capitalista. Em segundo lugar as recompensas foram absurdas, atribuindo itens de 100M e de 300M para qualquer um que tivesse sorte ou que pagasse mais (nas chaves). Uma vergonha a Jagex distribuir dinheiro dessa forma enquanto muitos jogadores se matam para juntar as suas próprias moedas; enquanto uns ficam meses para conseguir 300M, outros ganham a mesma quantia em um dia sem fazer nada, inclusive jogadores de nível baixo que nem mesmo sabem como juntar dinheiro. Para mim, isso sem dúvida foi a coisa mais ridícula lançada em 2014, mostrando a ganância e a porcaria que a Jagex está se tornando.

Momento Nostalgia - Aos Velhos Tempos

Para finalizar a mensagem com chave de ouro, vamos deixar um pouco de lado as discussões e frustrações do ano, e relembrar os velhos tempos de diversão e de união em RuneScape! Em uma de minhas mensagens eu havia contado para vocês sobre minha aventura na Wilderness, com a trágica história de Demaisberoh e o Revenant Ork. Dessa vez vou fazer algo diferente, relembrar de dois eventos maravilhosos que foram feitos com o pessoal do Rune Tephix! Para quem não se lembra, eu mesmo quem liderei o evento no jogo, e fomos caçar Revenants duas vezes, foi muito divertido e várias batalhas foram travadas, ocorreu no servidor gratuito e nos aventuramos até o final da Terra Selvagem, tendo algumas perdas no decorrer da trama, mas com um final feliz com todos os participantes juntos fazendo ações e pousando para Prints no antigo banco do vulcão da Terra Selvagem.

São muitas imagens existentes nos dois eventos que aconteceram, disponibilizaremos os links para ver todas elas, porém veja aqui duas imagens apenas para dar o gostinho. Você estava presente no evento? Então não deixe de comentar e ganhar um brinde em nome dos velhos tempos. É claro que você precisa provar que de fato estava lá, para isso, diga qual era seu nome no jogo na época, como é possível ver a lista de nomes no chat do clã nas imagens, e mostre-nos uma captura de tela antiga do seu personagem com o nome que estava na época do evento. Para enviar a imagem, entre em contato por e-mail ou chat do Facebook; depois disso, vamos marcar para nossa moderadora entregar o prêmio no jogo, que pode ser uma das seguintes lembrancinhas à sua escolha: qualquer peça da armadura de Vesta, espada longa de Vesta, qualquer equipamento de Morrígan, qualquer equipamento da armadura dragônica danificada, qualquer um dos itens citados em dinheiro (para jogadores gratuitos).

Links das imagens dos Eventos:

Músicas Clássicas de RuneScape

Posted by Rune Tephix On 10:20 0 comentários

Você é daqueles que adora matar a saudade e relembrar os velhos tempos ouvindo músicas que causam nostalgia? Então temos um, não não, perdão, Três vídeos incríveis feitos especialmente para você, com músicas épicas de RuneScape que com toda certeza você já ouviu enquanto matava vacas em Lumbridge, caçava vampiros em Draynor, aprendia o caminho de Varrock e Faladore, ou explorava masmorras e cavernas gratuitas. Prepare os ouvidos e mergulhe no antigo mundo de Guilenor, não se esquecendo de aumentar o volume de suas caixas de som ao máximo!

- Classic Epic Songs I



- Classic Epic Songs II



- Classic Epic Songs III

Como Realizar Parcerias

Posted by Rune Tephix On 22:13 0 comentários

Esta postagem foi feita para facilitar nos requisitos para se realizar parcerias com o RuneScape Tephix, para que moderadores do site possam enviar para possíveis interessados de modo a concluir as "negociações" de modo mais rápido.

- Entrando em Contato

Primeiramente é preciso comunicar a equipe sobre seu desejo e intenções. Para isso, existem duas alternativas diferentes: pelo chat do Facebook (através da nossa página oficial) e por e-mail (runetephix@gmail.com). Para agilizar o processo, é importante que o interessado comunique os seguintes dados ao enviar o pedido: de que tipo de parceria que se trata (site de RuneScape, site de outro conteúdo, canal no YouTube, jogos e anúncios, página no Facebook); como será feito para que haja benefício mútuo (método de divulgação que será utilizado); localização desejada no site (simplesmente na lista de links, na página específica no caso de YouTubers, um anúncio exclusivo na barra lateral do site); o link e informações do domínio do interessado (o endereço do site ou canal, uma imagem média de fundo transparente ou preto no caso de um anúncio único).

- Para Divulgação de Sites

Seja de RuneScape, seja de outros conteúdos semelhantes. Podemos divulgar na barra lateral do site, ou na nossa lista de links, ou como um anúncio único. É claro que para um anúncio único é preciso que haja mais benefícios do que para a lista de links, porém esse assunto deve ser discutido de forma mais específica com um dos moderadores da equipe. Uma divulgação mútua já é o suficiente para que seja concluída uma parceria na lista de links, devendo apenas ser debatido a localização e a forma de como o Rune Tephix será divulgado na página do interessado. É importante dizer que em caso de anúncio é preciso que seja enviada uma imagem de fundo transparente ou preto que seja compatível com a largura e altura estabelecidas para a introdução na barra lateral direita (aprox. 230x210).

- Para Divulgação de Youtubers

Já possuímos uma página no site voltada somente para divulgação de canais voltados para RuneScape. A classificação e localização na página depende de duas coisas: do número de inscritos e do método de divulgação. Dessa forma, quanto mais inscritos no canal mais este aumentará no ranking de divulgação, ao mesmo tempo em que criar um vídeo somente tratando sobre a parceria e sobre o conteúdo do Rune Tephix também aumentará o ranking. Porém, o único requisito para entrar na lista é introduzir o link do RuneScape Tephix na descrição de todos os vídeos novos que forem feitos a partir da data em que a parceria for estabelecida. Já as necessidades secundárias são: enviar uma breve introdução do canal (em três linhas ou menos) e o link do vídeo que desejar que represente seu canal em nossa página (ou lista de reprodução com um vídeo inicial).

- Para divulgação de Facebook

Algumas páginas no Facebook, relacionadas a RuneScape ou não, podem desenvolver o interesse de realizar uma parceria com o Rune Tephix. Ela pode ser feita de duas formas, as mesmas que os sites em geral: na lista de links ou em um anúncio único. Para o anúncio único, é preciso que haja maiores vantagens do que para a lista de links; isso pode ser negociado mais a fundo, porém uma alternativa é sempre colocar um link do Rune Tephix em todas as publicações que forem feitas após o estabelecimento da parceria. Para a lista de links, basta realizar uma publicação semanal sobre o Rune Tephix, incluindo uma imagem anexada; a publicação pode ser sobre algum conteúdo específico no site, sobre uma introdução ao site, ou ainda pode ser feita ao compartilhar publicações da página oficial do Rune Tephix no Facebook. É importante dizer que em caso de anúncio é preciso que seja enviada uma imagem de fundo transparente ou preto que seja compatível com a largura e altura estabelecidas para a introdução na barra lateral direita (aprox. 230x210).

- Nada Relacionado com Jogos

Ainda podemos realizar anúncios de lojas e estabelecimentos não relacionados com RuneScape e jogos em geral. Entretanto, conteúdo adulto ou religioso não é permitido em nenhuma das ocasiões. Para esse tipo de parceria, raramente será possível negociar com a simples troca de links, pelo fato de não termos o interesse de divulgação do site nesses casos. Seja página no Facebook, seja em um domínio próprio, a divulgação pode ser feita: na lista de links de parcerias ou em um anúncio único na barra lateral direita. A parte da barra no segundo caso será decidida conforme as negociações serem realizadas. De modo geral todas as etapas deverão ser feitas tratando com um moderador do site, porém para agilizar no processo é possível que o interessado já envie o link do domínio, um breve resumo do que se trata e uma proposta de negociação (se desejar). As restrições de imagem e cor de fundo podem ser removidas nesses casos conforme a negociação.

Robôs de Cres (Autômatos)

Posted by Rune Tephix On 13:14 0 comentários

Após a missão "Despertar do Mundo" é possível encontrar três diferentes tipos de autômatos no salão principal do Santuário de Guthix: o guardião (corpo a corpo), o gerador (magia), e o atirador (combate à distância). Também é preciso concluir outras missões específicas para ter acesso à câmara: a maldição da arte do fogo, ritual do mahjarrat, comandante escolhida e ramos de Darkmeyer. Veja neste guia um pouco mais de detalhes sobre cada tipo de robô, sendo que os três podem ser mortos durante uma tarefa de extermínio (nível 67), concedendo 624 de experiência na habilidade.

Para chegar até o santuário existem diversas maneiras diferentes: é possível teleportar até a magnetita de Ardonha e então caminhar para o nordeste até a entrada da escavação; também pode-se teleportar até a magnetita da aldeia dos videntes e caminhar para o sudeste até a entrada da escavação; é possível teleportar diretamente para o santuário usando o circuito da sexta era ganho após o término da missão; pode-se usar o código de anel de fadas "b-r-l" que terminará na parte de fora da guilda das lendas, sendo necessário apenas caminhar para noroeste até a entrada da escavação.

Ataques Gerais

Todos os robôs de Cres possuem ataques precisos que podem atingir até 800 pontos de dano e todos têm um ataque especial em que batem no chão, causando danos consecutivos de mais de 1.000 pontos vitais que não podem ser bloqueados nem mesmo por orações. Entretanto, o especial pode ser interrompido por um recurso de atordoamento, mas a melhor tática é correr ou manter distância. Cada tipo de robô solta uma luva não degradável especial: o guardião solta luvas estáticas; o atirador solta luvas pneumáticas; o gerador solta luvas de rastreamento.

Autômato Guardião

Eles atacam de corpo a corpo, e recomenda-se utilizar feitiços de fogo ou de sangue contra eles. É possível prendê-los em certos locais da câmara e assim matá-los sem o uso de oração ou alimentos, mantendo também distância de seu especial catastrófico. É possível atraí-los até os pilares que existem nas entradas dos armazéns em que as lutas contra os Bosses foram travadas durante a missão, fazendo com que fiquem presos de um lado e você fique seguro do outro lado. Usar o recurso impacto causa atordoamento temporário nos oponentes, e deve ser usado juntamente com enforcamento e outros recursos de magia. Veja abaixo os equipamentos recomendados.

Capuz: máscara de Virtus - da Subjugação - visor ganodérmico - de Ahrim.

Túnica: de Virtus - da subjugação - poncho ganodérmico - de Ahrim.

Saia: de Vritus - da subjugação - calças ganodérmicas - de Ahrim.

Amuleto: do fluxo arcano - das almas - chiado de Saradomin - da fúria.

Capa: da Perfeição - manto divino - do Máximo - do marco - de Ardonha.

Varinha: sísmica - de Virtus - abissal - de Ahrim - da traição.

Cajado: caótico - bastão de Armadyl - da luz - polipórico.

Mão secundária: singularidade sísmica - livro de Virtus - orbe abissal.

Luvas: de Virtus - subjugação - estáticas - do feiticeiro.

Botas: de Virtus - subjugação - feramagix - ganodérmicas.

Anel: da riqueza - do vidente (i) - de ônix (i) - circuito da sexta era.

Aura: revigoramento mestre - inspiração - exatidão rúnica - vampirismo.

Autômato Gerador

Atacam com magia e recomenda-se atacá-los usando combate à distância. São fracos principalmente contra flechas, tornando arcos mais efetivos do que balestras. Recomenda-se utilizar apenas armas de nível 80 ou mais, de modo a atingi-los com uma maior facilidade; o ponto positivo é que atacando à distância o ataque especial não se torna um problema, como pode ser facilmente evitado simplesmente por manter-se três quadrados de distância do inimigo. Deve-se tomar cuidado com recursos de combate que atingem múltiplos alvos, tais como bombardeamento e flecha ricocheteadora, como o dano causado por vários robôs ao mesmo tempo podem acabar sendo causa de morte. Veja os equipamentos recomendados abaixo.

Coifa: capuz de Lótus fatal - capuz de Pernix - elmo de Armadyl - de Karil.

Couraça: de lótus fatal - de Pernix - de Armadyl - cota de Karil.

Perneiras: de lótus fatal - de Pernix - escarcelas de Armadyl - saia de Karil.

Armas: Arco Nocivo - de Zaryte - balestra real - de cristal - balestra de Karil.

Amuleto: arcano de tiro - murmúrio de Saradomin - da fúria - da glória.

Luvas: de rastreamento - de Pernix - de Armadyl - ganodérmicas.

Botas: Glaivex - de Pernix - ganodérmicas - de Armadyl.

Capa: da Perfeição - mochila de Ava - do marco - tokhaar-xil.

Autômato atirador

Utiliza combate a distância e recomenda-se usar corpo a corpo para combatê-lo. Por ter que se aproximar do inimigo para causar danos, o jogador fica mais vulnerável ao ataque especial do mesmo. Entretanto, utilizar maças ou outras armas quitinosas podem causar a morte rápida o suficiente de modo a pará-los antes que usem o especial. Assim, é preciso ativar recursos poderosos como "agressão", "destruição" e "turbilhão" sempre que possível. Usar o recurso "escapada" pode ajudar a reduzir os danos ocasionados pelo especial, apesar de não reter completamente. "Debilitação" também pode ser usado a fim de reduzir os prejuízos. Veja abaixo os equipamentos recomendados.

Elmo: de Tetsu - de Torva - de Bandos - das Catacumbas.

Cota: de Tetsu - de Torva - couraça de Bandos - das Catacumbas.

Perneiras: de Tetsu - de Torva - escarcelas de Bandos - das Catacumbas.

Amuleto: arcano de brigão - sussurro de Saradomin - da fúria - da glória.

Armas: dupla empunhadura quitinosa - caótica - malho caótico - espada divina.

Capa: da Perfeição - tokhaar-kal - do fogo - do marco - obsidiana.

Luvas: pneumáticas - de Torva - de Bandos - culionaromancer 10 - ganodérmicas.

Botas: istabilix - de Torva - ganodérmicas - de Bandos.

Objetos soltos

Percentual de chances em soltar talismãs: 81-83% em não soltar nenhum, 5-6% talismãs dourados, 2-3% talismãs verdes e carmesins, 7-8% talismãs azuis. Todos os três robôs soltam, no geral, os mesmos itens, sendo a maior diferença nas luvas muito raras. As luvas estáticas (para magia) são soltas pelos guardiões; as luvas de rastreamento (para combate à distância) são soltas pelos geradores; as luvas pneumáticas (corpo a corpo) são soltas pelos atiradores. Todos os três também soltam o cresbot de estimação de forma muito rara, assim como efígies e pergaminhos de dicas difícil e elite.

Com relação aos itens normais, são: sementes variadas (kwuarm, avantoé, dragoerva, lantadima), ervas variadas (avantoé, dragoerva, dos anões, guam, tarromin, harralander, cadantina, irita, ranarr, marrentill, kwuarm, lantadima), carvões minerais (25), talismãs da terra (8), superadubos (15), minérios de adamantio (4), barra de runita (1), lenhas mágicas (10), gemas espirituais (safira, esmeralda, rubi), vale-chave.

Regicídio

Posted by Rune Tephix On 20:31 6 comentários

Início: ao receber uma mensagem do mensageiro do rei Lathas, geralmente cerca de 15 minutos após finalizar a missão passagem subterrânea.

Só membros? Sim.

Dificuldade: mestre.

Duração: longa.

Missão necessária: passagem subterrânea

Requisitos: nível 56 em agilidade (pode ser impulsionado), 10 em artesanato.

Itens necessários: um arco, flechas (de bronze até dragônica), uma tábua, duas cordas, um par de luvas, pedra calcária, 5-10 carvões minerais, um pote vazio, uma tira de pano (feita usando quatro bolas de lã em um tear), um coelho cozido. Recomenda-se carregar pelo menos 6.000 moedas.

Inimigos para Derrotar: guarda de Tyras (nível 54).

Após receber uma mensagem do Rei Lathas, vá falar com ele no castelo de Ardonha Oriental, para receber a missão de atravessar novamente a passagem subterrânea e matar o rei Tyras na floresta dos elfos, Tirannwn.

Antes de prosseguir até a passagem subterrânea, verifique se tem os itens necessários mostrados no início do guia. Quando chegar em Tirannwn, não se esqueça de ativar a magnetita, ou do contrário vai ter que atravessar a passagem subterrânea mais vezes.

Faça o caminho até Iban dentro da passagem e entre no poço para chegar a uma caverna que dá acesso à terra dos elfos. Veja nosso guia da passagem subterrânea caso não se lembre do caminho a trilhar (no começo do guia).

Ao sair da caverna você vai se deparar com um elfo chamado Idris, que rapidamente é morto por mais dois elfos chamados Morvran e Essylt. Eles vão dizer para você conversar com o senhor Iorwerth no acampamento élfico na parte noroeste da floresta.

Ao caminhar pela floresta você precisa tomar cuidado com as armadilhas no chão; ative a magnetita para poupar tempo e então prossiga até o acampamento. São quatro obstáculos diferentes, um deles, a floresta densa, só poderá ser atravessado no decorrer da missão.

A floresta densa exige nível 56 em agilidade para ser atravessada, porém tendo pelo menos nível 51 é possível impulsionar para 56 comendo uma torta de verão. É preciso passar por elas a fim de chegar no acampamento de Tyras.

Ocasionalmente você pode encontrar algumas folhas no chão, clique sobre elas para saltar, como se trata de uma armadilha. Entretanto, você precisa clicar o mais próximo possível da borda, ou do contrário acabará caindo em cima de espinhos que causam mais de 300 de dano, sendo necessário voltar para superfície escalando a parede.

Também tem a armadilha de vara, que são varetas jogadas no chão que quando pisadas desencadeiam um retângulo de espinhos que atinge o jogador. Clique sobre ela e selecione a opção de "passar", que às vezes acaba em erro, causando 167 de dano.

Por último existe uma armadilha em que quatro balestras são fixadas próximas de duas rochas com uma linha fina entre elas. Quando o jogador passa por essa linha sem tomar cuidado (talvez por não enxergá-la) as balestras são ativadas e disparam contra ele, causando danos e envenenando.

Fale com o senhor Iorwerth e ele vai pedir para você falar com o rastreador elfo, próximo da magnetita de Tirannwn. Teleporte até ela ou faça seu caminho para o sudeste e ative-a. Dialogue com o rastreador e ele duvidará de sua confiabilidade. Por conta disso, volte a falar com o senhor Iorwerth para receber o seu pingente.

Mostre o pingente de cristal para o rastreador e ele ficará satisfeito. Um pouco a oeste do elfo, existem algumas pegadas que se dirigem para a mata densa, tente segui-las e mostrará que isso não é possível. Fale com o rastreador e ele lhe ensinará a atravessar florestas densas.

Use o impulso temporário, se preciso, e atravesse a floresta densa. Ao fazer isso, um guarda de Tyras atacará, mate-o e continue para o norte, tomando cuidado com as armadilhas no caminho. O guarda não deve ser difícil de derrotar, porém se preciso ative a oração antiatrito e consuma alimentos.

Prossiga passando por mais florestas densas até chegar em um outro guarda Tyras e uma catapulta; passe pela floresta densa para chegar no acampamento de Tyras. Se você não matou o primeiro guarda, você precisará derrotar um agora.

Há um porto nas proximidades, viaje através dele para liberá-lo a partir de viagens fretadas. Fale com o general Hining e ele não o deixará ver o rei Tyras, assim você precisará elaborar um plano de matá-lo em sua tenda. Aproveite e pegue três barris no acampamento que serão usados posteriormente.

Volte a falar com o senhor Iorwerth e leia o livro sobre explosivos que ele lhe entregará. Mantenha-o como vais precisar dele mais tarde. Você precisa seguir a receita mostrada nele a fim de criar um explosivo, usado para destruir a tenda de Tyras.

Primeiramente vá para o sul do elfo rastreador até chegar em um pântano, ou ainda melhor, um brejo envenenado e recolha um pouco de enxofre no chão próximo da água, faça a moagem em um pilão de modo a obter enxofre moído.

Feito isso, encha dois dos três barris com piche, obtido clicando com o botão direito na margem do brejo. Aconselha-se encher dois barris para ter um reserva caso a primeira tentativa dê errado na hora do fracionamento.

O terceiro ingrediente é a cal, feito ao usar uma pedra calcária em um forno qualquer equipando um par de luvas. Compre a pedra no mercado geral ou minere-a nas proximidades de Paterdomus. Ao obter todos os ingredientes, siga até Rimmington fretando um navio ou teleportando. Vá até a casa do químico e mostre o livro para ele, depois use um barril com piche na torre de destilação no lado de fora da casa dele.

Para operar: gire o regulador de piche no sentido horário duas vezes, de modo que fique semelhante a imagem acima. Quando o ponteiro do indicador de pressão atingir a região verde mova a alavanca do manômetro apenas uma vez, parando o indicador, conforme também é possível observar acima.

Comece a adicionar carvão mineral clicando na imagem da grelha na interface, isso faz com que o ponteiro do indicador de calor (da direta) comece a se mover. Adicione carvão até ele atingir a região verde e, depois disso, espere com que o ponteiro volte a cair para a região laranja e adicione mais carvão. Tome cuidado para não adicionar carvão demais ou deixar a temperatura cair demais, ou do contrário terá que refazer o processo.

A barra na parte inferior começará a ficar verde, demonstrando progresso. Quando ela for totalmente preenchida, parar de adicionar carvão e retirar seu barril de nafta. Faça a moagem da cal para obter um pote de cal virgem, use-o no barril de nafta juntamente com o enxofre. Por fim, use a tira de pano no barril para completar a bomba.

Volte para o acampamento Tyras, pela magnetita ou por navio. Atravesse a floresta densa ao norte e ofereça um coelho cozido para o guarda de Tyras que vigia a catapulta; isso o deixará distraído, então aproveite para usar o barril explosivo na catapulta e dispará-lo.

Isso desencadeará um corte de cena em que a tenda do rei Tyras é queimada. Volte a falar com o senhor Iorwerth reportando que Tyras está morto e ele lhe entregará uma carta selada que deve ser entregue para o rei Lathas, e concederá acesso à passagem de Arandar.

Volte para Ardonha Oriental e no caminho para o castelo do rei Lathas um elfo chamado Arianwyn vai alertá-lo sobre a verdadeira face de Iorwerth, que pretende evocar o Senhor Sombrio sobre Guilenor. Depois disso, apenas fale com o rei Lathas para finalizar a missão. Parabéns.

Recompensas: 3 pontos de missão, 13.750 de experiência em agilidade, 15.000 moedas, acesso a Isafdar e à passagem de Arandar (caminho alternativo para chegar em Tirannwn), acesso ao porto Tyras através de navios fretados, habilidade para equipar e manejar alabardas dragônicas, capacidade de ter elfos atribuídos como tarefa de extermínio, 2 vale-chaves.

A habilidade agricultura é repleta de opções e de tipos de cultivos, sendo que para cada tipo existem canteiros específicos para que se possa plantar. Neste guia do Skiller veja todas as localizações de todos os tipos de canteiros existentes no jogo.

Para Loteamentos, Flores e Ervas


Existem quatro localizações: a primeira ao sul de Faladore, com 2 loteamentos, 1 canteiro de flores e 1 canteiro de ervas; a segunda a oeste do porto Phasmatys, com 2 loteamentos, 1 canteiro de flores e 1 canteiro de ervas; a terceira ao norte de Catherby, com 2 loteamentos, 1 canteiro de flores e 1 canteiro de ervas; a quarta ao norte de Ardonha, com 2 loteamentos, 1 canteiro de flores e 1 canteiro de ervas.


Também existem quatro localizações para plantações exclusivas. A primeira é só para flores, com 1 canteiro nas ruínas ocidentais da Terra Selvagem; a segunda é só para loteamentos, com 1 canteiro na ilha da Harmonia, acessada durante e após a missão "Assalto ao cérebro pensador"; a terceira e a quarta são exclusivas para ervas, uma no andar mais alto de Trollópolis (livre de doenças, após missão "grande aventura troll") e outra em Prifddinas, no setor Crwys (após missão "fim da praga").

Para Lúpulos


Existem quatro possíveis localizações: a primeira ao norte das galinhas de Lumbridge (e do cercado com vacas); a segunda ao norte do bosque de McGrubor, na aldeia dos videntes; a terceira em Yanille, ao norte do pet shop; a quarta e última na parte oeste de Entrana, próxima da caixa de areia. É importante ressaltar que a ilha de Entrana é acessada a partir do Porto Sarim, sendo necessário guardar quaisquer itens mágicos ou voltados para o combate.

Para Arbustos


São cinco localizações: a primeira a oeste da guilda dos campeões, sul de Varrock; a segunda em Rimmington, próxima do laboratório do químico; a terceira próxima do monastério de Ardonha, ao sul do zoológico da cidade; a quarta a sudoeste de Etceteria, na mesma ilha em que se encontra Miscelânia; a quinta no setor dos Crwys, em Prifddinas. É preciso concluir a missão "fim da praga" para chegar em Prifddinas, e "desafios de Fremennik" para chegar em Etceteria.

Para Árvores


Existem seis localizações: a primeira a leste do armazém geral de Lumbridge; a segunda próxima das heras na parte leste do castelo de Varrock; a terceira no parque de Faladore, próxima de Sir Tiffy; a quarta em Taverley, próxima do pet shop; a quinta no forte dos gnomos arborícolas, sudoeste do banco; a sexta e última no setor dos Trahaearn, em Prifddinas.

Para Árvores frutíferas


Existem sete possíveis localizações: a primeira no forte dos gnomos, logo ao norte do circuito de agilidade; a segunda em Catherby, próxima do pico do lobo branco; a terceira a oeste do labirinto da aldeia dos gonomos, próxima do avião de gnomo; a quarta ao norte de Brimhaven, ao sul do cais; a quinta em Lletya, do lado do banco; a sexta no habitat de herbologia; a sétima no setor dos Meilyr, em Prifddinas (próxima do avião de gnomo).

Para Árvores espirituais


Existem apenas três locais específicos: a sudeste de Etceteria; a leste do Porto Sarim, próxima do portal do projeto de obra portuária; ao norte de Brimhaven, leste do canteiro de árvores frutíferas e um pouco ao norte da arena de agilidade. O pagamento para cuidar deste tipo de árvore consiste em cinco nozes de macaco (compradas na loja de alimentos do atol dos macacos); uma barra de macaco (também pode ser comprada na loja de alimentos do atol); um dente moído (de Suqah na ilha lunar).

Para plantações Especiais


São sete locais para diferentes cultivos. O primeiro é na parte oeste do solar de Draynor (ainda dentro do cercado), para plantar Nabos Malígnos; o segundo a oeste de Canifis, próximo do anel de fadas, para plantar Cogumelos; o terceiro ao norte do palácio de Al-Kharid, para plantar Cactos; o quarto na parte oeste do solar de Draynor, para plantar Belladonna; o quinto ao sul da magnetita de Karamja, próximo de Tai Bwo Wannai, para plantar Calquat; o sexto no setor Crwys, em Prifddinas, para plantar Árvore Anciã; o sétimo na torre das vozes, em Prifddinas, para plantar Árvore de Cristal.

*Créditos ao RuneScape Wiki English pelas imagens dos Mapas.*