A Jagex recolheu diversas dúvidas postadas nos fóruns por jogadores curiosos, e respondeu várias em um tópico FAQ, por sabermos que muitos não olharam e tem dúvidas, resolvemos colocar aqui todo o conteúdo que está lá, esperamos que seja útil:
Como o Mercado Geral vai funcionar agora?
Basicamente vai funcionar exatamente como funcionava antes, só que sem restrições de preço. Isto significa que você poderá fazer propostas de compra e venda no preço que quiser.
Haverá preços de tabela?
Sim. Os preços de tabela serão baseados no comércio do dia anterior, mudando no máximo 5% por dia, como funciona atualmente.
Nós agora poderemos comprar/vender objetos por quanto quisermos?
Sim, desde que você encontre um comprador/vendedor, é claro.
Posso dar presentes para os meus amigos agora? Tipo um milhão, se eu quiser?
Com certeza!
Você disse que os limites de preço serão removidos, mas e quanto às restrições de compra?
As restrições de compra continuarão. Elas existem simplesmente para reduzir o monopólio de mercado e garantir que um número maior de jogadores possa comprar objetos de muita procura, como espadas divinas.
Trapaça de objetos será um problema? O que está sendo feito para prevenir isto?
Existem regras para prevenir a trapaça de objetos, e jogadores que quebrarem estas regras sofrerão a fúria da nossa Equipe de Suporte ao Jogador. Telas de alerta, muros da Terra Selvagem, melhores opções para examinar e regras claras ajudarão a prevenir trapaças. Entretanto, no final das contas depende de você, jogador, para se proteger da mesma forma que faz hoje. Lembre-se, se um negócio soa muito bom para ser verdade, provavelmente é porque não é verdade.
Os alertas de troca continuarão na janela de troca para prevenir trapaça de objetos?
Sim, e se alguém mudar a troca, você verá uma grande exclamação vermelha te dizendo que ocorreram mudanças, que terão que ser confirmadas.
O que acontecerá com as apostas na Arena de Duelos?
As apostas voltarão! Então você poderá apostar qualquer coisa trocável no resultado da batalha.
Eu poderei apostar em outras Atividades?
Você também poderá apostar em Conquista!
Os fossos de ratos também continuarão, se você quiser apostar algumas moedas na bravura do seu gato, mas isto será apenas por diversão e terá algumas restrições.
Vocês vão acrescentar mais opções de apostas na Arena dos Duelos? Por exemplo, “Sem Objetos Degradantes” ou “Aposta em Equipe”?
Não dessa vez, mas talvez no futuro.
O que vai acontecer com os torneios de duelos?
Estamos desativando o torneio de duelos para que possamos reformulá-lo no futuro. Simplesmente não estava oferecendo o serviço que tanto os jogadores quando a Jagex gostariam, e achamos melhor removê-lo totalmente. Mas vamos preservar as classificações e recordes, caso sejam relevantes no futuro.
O verificador de preços será removido/mudado agora que os jogadores podem fazer livre comércio?
Não foi removido, só não mostrará mais os limites de troca. Mostrará os preços de tabela.
Como as lápides vão funcionar agora?
Se você morrer na Terra Selvagem, não haverá lápide. Nenhuma. Se você for morto por um jogador, ele ficará com os objetos largados. Se você for morto por um monstro, os objetos largados aparecem para todos, imediatamente.
Algumas áreas da Terra Selvagem ainda são livres de PvP (como a arena dos magos original). Nestas arenas e no resto jogo, uma lápide aparecerá e existirá da mesma forma que acontece hoje. A lápide ainda pode ser abençoada e mantida por outros jogadores. O jogador que voltar à sua lápide ainda poderá recuperar seus objetos perdidos.
Caso um jogador não volte à sua lápide e ela se esfarele, todos os jogadores poderão pegar os objetos.
Como funcionará o empréstimo de objetos? Mudará em alguma maneira?
Você não pode usar objetos emprestados na Terra Selvagem. Fora isso, funciona exatamente da mesma forma. Isto não é restrito a equipamento de combate. Objetos emprestados não podem ser usados na Terra Selvagem.
Se você entrar na Terra Selvagem equipando um objeto emprestado, ele será removido da sua mochila, depositado no banco ou devolvido ao dono, dependendo do espaço disponível.
O Salão de Festas vai mudar? Os bancos serão alertados toda vez que houver objetos largados nesse mundo?
O Salão de Festas continua no lugar, mas sem restrições para a arca. Bancários e cidadãos não serão mais alertados. Objetos serão largados assim que a alavanca for puxada, não há mais contagem regressiva.
Esperamos ter salões de festas dos jogadores no futuro :)
Os limites da recompensa do POH serão aumentados?
As restrições de moeda para cada nível de recompensa foram aumentadas dramaticamente, com a arca de nível superior (Magia) não tendo nenhuma restrição.
Como será largar objetos na Terra Selvagem agora?
Objetos largados manualmente serão visíveis para todos imediatamente, contanto que sejam trocáveis. Caso não sejam, nunca ficarão visíveis para outros jogadores.
Caso você manualmente coloque objetos em uma tabela na Terra Selvagem, eles também ficarão visíveis para todos imediatamente.
Nós poderemos usar poções extremas na Terra Selvagem?
Não. Entretanto, um jogador com um aumento “extremo” que entrar na Terra Selvagem terá seu aumento reduzido para o nível “super”. Isto dobra a função atual de mundos PvP.
E quanto a objetos não trocáveis como recompensas de Dungeon/espada da Korasi/capa do fogo etc? Como funcionarão na Terra Selvagem?
Uma de três coisas acontecerá: alguns objetos desaparecerão, alguns largarão dinheiro (como a âncora pré-2007, a espada da Korasi será incluída) e outros largarão um equivalente trocável (tipo um equipamento para a cabeça de Evocação que é encantado, sendo largado não encantado). A maioria dos equipamentos PvP não trocáveis não desaparecerão.
E quanto aos fantasmas? O que acontecerá com eles?
Fantasmas serão acrescentados a uma nova masmorra PvP. Eles terão objetos largados únicos como brigões, dragões danificados e estátuas. Não farão mais telebloqueio ou poderão paralisar os oponentes, mas continuarão a mudar seus estilos de combate e geralmente causarão confusão!
O bracelete Forinthry tem agora uma nova função. Você poderá usá-lo para repelir fantasmas, além de dar imunidade temporária contra eles, no que diz respeito a danos.
O que vai acontecer com todos os objetos largados nos antigos mundos PvP como conjuntos de estácios ou artefatos etc?
Ver acima. Serão largados por fantasmas.
A antiga mecânica de PvP voltará a ser como era? Haverá grandes mudanças?
Basicamente voltará do jeito que era.
Haverá algumas rotas extras de fuga que não havia antes na Terra Selvagem, apesar da maioria delas não poder ser usada sob ataque.
Obviamente, temos novas armas, maldições e a habilidade de Evocação para possibilitar novas táticas.
E sobre todas as missões que são na Terra Selvagem? Elas ficarão onde estão ou serão mudadas?
Um jogador em missão jamais estará sob a ameaça de ser morto por outro jogador. Haverá missões na Terra Selvagem, mas estas áreas não podem ser usadas para PvP.
Recompensas pós-missões, como os portais de Rede de Sinais ou Maria e a Fera, continuarão na Terra Selvagem, com algumas ganhando recompensas extra como compensação pelo risco extra. Jogadores que já possuem a recompensa original podem voltar para coletar o “bônus” que adicionamos.
Eu tenho que andar pela Terra Selvagem para chegar à toca da Fera Corpórea?
Não. O colar de jogos terá uma opção de teleporte que te levará à primeira caverna, caso você tenha completado O Fim da Fera. Mas se estiver com coragem, fique à vontade para andar por lá, é claro.
E quanto às atividades que são na Terra Selvagem? Ficarão onde estão ou serão deslocadas?
Serão deslocadas. Há uma nova caverna localizada logo a norte de Faladore chamada “Gruta dos Gamers”, que sediará Criações Profanas, Guerra dos Clãs e um portal para Punho de Guthix. As opções anteriores de teleporte agora direcionarão o jogador para lá.
E quanto aos pinguins ou estrelas cadentes? Serão movidas da Terra Selvagem?
Não mudamos nada em relação aos pinguins e estrela cadente.
E quanto às trilhas do tesouro?
O número de possíveis locações de trilhas do tesouro continua o mesmo, mas você não será enviado à Terra Selvagem tanto quanto era.
Vocês acrescentarão alguns mundos “seguros” para que jogadores que não em PvP usem sem medo de serem mortos?
Não. É a Terra Selvagem, é para ser perigosa.
Mudanças no programa, como RuneTek5, vão mudar o modo como o PvP funciona, assim como várias táticas antigas, como armar ciladas. Isto vai ser mudado de volta?
Não.
E quanto aos jogadores de um objeto só? Eu odeio esses...
Estamos destinando um pequeno número de mundos para serem mundos de Terra Selvagem Alto Risco. Nestes mundos, a Oração e maldição de Proteção de Objeto não poderão ser usadas dentro da Terra Selvagem. Fora dela, a Oração e maldição funcionarão normalmente. Você será avisado antes de entrar em um deles.
Vocês vão mudar os mundos PvP e de Recompensas?
Sim. Os mundos PvP não mais existirão. O sistema de recompensas será removido. Recompensas e recordes de obstáculos continuarão. No futuro, pretendemos criar uma nova atividade usando o estilo de Caçadores de Recompensas. Os mundos anteriormente usados para PvP e recompensas agora serão mundos sugeridos para PvP e Terra Selvagem Alto Risco (ver acima).
Na Terra Selvagem original, havia uma tática de atacar um monstro e tentar propositadamente não matá-lo para fugir do PvP. Vocês mudaram para mundos PvP. Isso voltará?
Esta tática foi removida. Todo jogador que atacar um monstro na Terra Selvagem pode ser atacado por outro jogador, mesmo se estiver em combate individual.
O banco das crateras será removido?
Sim. Procure pelo Maximillian Sackville em um banco perto de você!
Como a Evocação vai funcionar na Terra Selvagem?
Enquanto estiver na Terra Selvagem, seu nível de combate vai funcionar como se você não tivesse nenhuma Evocação, então terá um máximo de 126. Todos os cálculos sobre quais outros jogadores você pode enfrentar serão baseados neste nível, assim como com a Terra Selvagem de acesso gratuito.
Se você tiver qualquer nível de Evocação, seu nível de combate exibido mostrará isto, o que dará a outros jogadores uma ideia do seu “potencial” para evocar ajuda.
Por exemplo:
Se você for atualmente um jogador nível 138, seu nível de combate na Terra Selvagem seria exibido da seguinte maneira:
xxepicpkerxx 126+12
Se estiver em uma Terra Selvagem nível 3, você poderá lutar com jogadores de nível entre 123 e 126. Estes jogadores poderão ver o +12, de modo que saberão do seu potencial para evocar TODOS os familiares. Isto é particularmente perigoso em áreas de combate em grupo
O que acontece se meu familiar ou eu morrer na Terra Selvagem?
Quando seu familiar morre ou some carregando objetos na Terra Selvagem, os objetos serão largados. Se for morto por outro jogador, ele será o primeiro a poder ficar com os objetos largados, depois todos com mortes normais da Terra Selvagem. Caso contrário, os objetos ficarão visíveis para TODOS imediatamente, para que você não possa secretamente dispensar seu familiar para evitar perder os objetos em PvP.
Se você for morto enquanto seu familiar estiver carregando objetos, estes objetos ficarão com quem estiver contra você no PvP, assim como os objetos na sua mochila.
Posso atacar outros familiares? O que acontece?
Atacar o familiar de alguém na Terra Selvagem segue as mesmas regras, então você ficará com a caveira se for o agressor.
Ordenar que seu familiar ataque um jogador ou familiar vai seguir exatamente as mesmas regras.
Alguma outra coisa será acrescentada ou mudada?
Rochas de runita na Terra Selvagem serão preenchidas muito mais rápido do que outras rochas no jogo.
O caos Elemental teve sua tabela de objetos largados melhorada e também pode largar as antigas armaduras e armas PvP.
Basicamente vai funcionar exatamente como funcionava antes, só que sem restrições de preço. Isto significa que você poderá fazer propostas de compra e venda no preço que quiser.
Haverá preços de tabela?
Sim. Os preços de tabela serão baseados no comércio do dia anterior, mudando no máximo 5% por dia, como funciona atualmente.
Nós agora poderemos comprar/vender objetos por quanto quisermos?
Sim, desde que você encontre um comprador/vendedor, é claro.
Posso dar presentes para os meus amigos agora? Tipo um milhão, se eu quiser?
Com certeza!
Você disse que os limites de preço serão removidos, mas e quanto às restrições de compra?
As restrições de compra continuarão. Elas existem simplesmente para reduzir o monopólio de mercado e garantir que um número maior de jogadores possa comprar objetos de muita procura, como espadas divinas.
Trapaça de objetos será um problema? O que está sendo feito para prevenir isto?
Existem regras para prevenir a trapaça de objetos, e jogadores que quebrarem estas regras sofrerão a fúria da nossa Equipe de Suporte ao Jogador. Telas de alerta, muros da Terra Selvagem, melhores opções para examinar e regras claras ajudarão a prevenir trapaças. Entretanto, no final das contas depende de você, jogador, para se proteger da mesma forma que faz hoje. Lembre-se, se um negócio soa muito bom para ser verdade, provavelmente é porque não é verdade.
Os alertas de troca continuarão na janela de troca para prevenir trapaça de objetos?
Sim, e se alguém mudar a troca, você verá uma grande exclamação vermelha te dizendo que ocorreram mudanças, que terão que ser confirmadas.
O que acontecerá com as apostas na Arena de Duelos?
As apostas voltarão! Então você poderá apostar qualquer coisa trocável no resultado da batalha.
Eu poderei apostar em outras Atividades?
Você também poderá apostar em Conquista!
Os fossos de ratos também continuarão, se você quiser apostar algumas moedas na bravura do seu gato, mas isto será apenas por diversão e terá algumas restrições.
Vocês vão acrescentar mais opções de apostas na Arena dos Duelos? Por exemplo, “Sem Objetos Degradantes” ou “Aposta em Equipe”?
Não dessa vez, mas talvez no futuro.
O que vai acontecer com os torneios de duelos?
Estamos desativando o torneio de duelos para que possamos reformulá-lo no futuro. Simplesmente não estava oferecendo o serviço que tanto os jogadores quando a Jagex gostariam, e achamos melhor removê-lo totalmente. Mas vamos preservar as classificações e recordes, caso sejam relevantes no futuro.
O verificador de preços será removido/mudado agora que os jogadores podem fazer livre comércio?
Não foi removido, só não mostrará mais os limites de troca. Mostrará os preços de tabela.
Como as lápides vão funcionar agora?
Se você morrer na Terra Selvagem, não haverá lápide. Nenhuma. Se você for morto por um jogador, ele ficará com os objetos largados. Se você for morto por um monstro, os objetos largados aparecem para todos, imediatamente.
Algumas áreas da Terra Selvagem ainda são livres de PvP (como a arena dos magos original). Nestas arenas e no resto jogo, uma lápide aparecerá e existirá da mesma forma que acontece hoje. A lápide ainda pode ser abençoada e mantida por outros jogadores. O jogador que voltar à sua lápide ainda poderá recuperar seus objetos perdidos.
Caso um jogador não volte à sua lápide e ela se esfarele, todos os jogadores poderão pegar os objetos.
Como funcionará o empréstimo de objetos? Mudará em alguma maneira?
Você não pode usar objetos emprestados na Terra Selvagem. Fora isso, funciona exatamente da mesma forma. Isto não é restrito a equipamento de combate. Objetos emprestados não podem ser usados na Terra Selvagem.
Se você entrar na Terra Selvagem equipando um objeto emprestado, ele será removido da sua mochila, depositado no banco ou devolvido ao dono, dependendo do espaço disponível.
O Salão de Festas vai mudar? Os bancos serão alertados toda vez que houver objetos largados nesse mundo?
O Salão de Festas continua no lugar, mas sem restrições para a arca. Bancários e cidadãos não serão mais alertados. Objetos serão largados assim que a alavanca for puxada, não há mais contagem regressiva.
Esperamos ter salões de festas dos jogadores no futuro :)
Os limites da recompensa do POH serão aumentados?
As restrições de moeda para cada nível de recompensa foram aumentadas dramaticamente, com a arca de nível superior (Magia) não tendo nenhuma restrição.
Como será largar objetos na Terra Selvagem agora?
Objetos largados manualmente serão visíveis para todos imediatamente, contanto que sejam trocáveis. Caso não sejam, nunca ficarão visíveis para outros jogadores.
Caso você manualmente coloque objetos em uma tabela na Terra Selvagem, eles também ficarão visíveis para todos imediatamente.
Nós poderemos usar poções extremas na Terra Selvagem?
Não. Entretanto, um jogador com um aumento “extremo” que entrar na Terra Selvagem terá seu aumento reduzido para o nível “super”. Isto dobra a função atual de mundos PvP.
E quanto a objetos não trocáveis como recompensas de Dungeon/espada da Korasi/capa do fogo etc? Como funcionarão na Terra Selvagem?
Uma de três coisas acontecerá: alguns objetos desaparecerão, alguns largarão dinheiro (como a âncora pré-2007, a espada da Korasi será incluída) e outros largarão um equivalente trocável (tipo um equipamento para a cabeça de Evocação que é encantado, sendo largado não encantado). A maioria dos equipamentos PvP não trocáveis não desaparecerão.
E quanto aos fantasmas? O que acontecerá com eles?
Fantasmas serão acrescentados a uma nova masmorra PvP. Eles terão objetos largados únicos como brigões, dragões danificados e estátuas. Não farão mais telebloqueio ou poderão paralisar os oponentes, mas continuarão a mudar seus estilos de combate e geralmente causarão confusão!
O bracelete Forinthry tem agora uma nova função. Você poderá usá-lo para repelir fantasmas, além de dar imunidade temporária contra eles, no que diz respeito a danos.
O que vai acontecer com todos os objetos largados nos antigos mundos PvP como conjuntos de estácios ou artefatos etc?
Ver acima. Serão largados por fantasmas.
A antiga mecânica de PvP voltará a ser como era? Haverá grandes mudanças?
Basicamente voltará do jeito que era.
Haverá algumas rotas extras de fuga que não havia antes na Terra Selvagem, apesar da maioria delas não poder ser usada sob ataque.
Obviamente, temos novas armas, maldições e a habilidade de Evocação para possibilitar novas táticas.
E sobre todas as missões que são na Terra Selvagem? Elas ficarão onde estão ou serão mudadas?
Um jogador em missão jamais estará sob a ameaça de ser morto por outro jogador. Haverá missões na Terra Selvagem, mas estas áreas não podem ser usadas para PvP.
Recompensas pós-missões, como os portais de Rede de Sinais ou Maria e a Fera, continuarão na Terra Selvagem, com algumas ganhando recompensas extra como compensação pelo risco extra. Jogadores que já possuem a recompensa original podem voltar para coletar o “bônus” que adicionamos.
Eu tenho que andar pela Terra Selvagem para chegar à toca da Fera Corpórea?
Não. O colar de jogos terá uma opção de teleporte que te levará à primeira caverna, caso você tenha completado O Fim da Fera. Mas se estiver com coragem, fique à vontade para andar por lá, é claro.
E quanto às atividades que são na Terra Selvagem? Ficarão onde estão ou serão deslocadas?
Serão deslocadas. Há uma nova caverna localizada logo a norte de Faladore chamada “Gruta dos Gamers”, que sediará Criações Profanas, Guerra dos Clãs e um portal para Punho de Guthix. As opções anteriores de teleporte agora direcionarão o jogador para lá.
E quanto aos pinguins ou estrelas cadentes? Serão movidas da Terra Selvagem?
Não mudamos nada em relação aos pinguins e estrela cadente.
E quanto às trilhas do tesouro?
O número de possíveis locações de trilhas do tesouro continua o mesmo, mas você não será enviado à Terra Selvagem tanto quanto era.
Vocês acrescentarão alguns mundos “seguros” para que jogadores que não em PvP usem sem medo de serem mortos?
Não. É a Terra Selvagem, é para ser perigosa.
Mudanças no programa, como RuneTek5, vão mudar o modo como o PvP funciona, assim como várias táticas antigas, como armar ciladas. Isto vai ser mudado de volta?
Não.
E quanto aos jogadores de um objeto só? Eu odeio esses...
Estamos destinando um pequeno número de mundos para serem mundos de Terra Selvagem Alto Risco. Nestes mundos, a Oração e maldição de Proteção de Objeto não poderão ser usadas dentro da Terra Selvagem. Fora dela, a Oração e maldição funcionarão normalmente. Você será avisado antes de entrar em um deles.
Vocês vão mudar os mundos PvP e de Recompensas?
Sim. Os mundos PvP não mais existirão. O sistema de recompensas será removido. Recompensas e recordes de obstáculos continuarão. No futuro, pretendemos criar uma nova atividade usando o estilo de Caçadores de Recompensas. Os mundos anteriormente usados para PvP e recompensas agora serão mundos sugeridos para PvP e Terra Selvagem Alto Risco (ver acima).
Na Terra Selvagem original, havia uma tática de atacar um monstro e tentar propositadamente não matá-lo para fugir do PvP. Vocês mudaram para mundos PvP. Isso voltará?
Esta tática foi removida. Todo jogador que atacar um monstro na Terra Selvagem pode ser atacado por outro jogador, mesmo se estiver em combate individual.
O banco das crateras será removido?
Sim. Procure pelo Maximillian Sackville em um banco perto de você!
Como a Evocação vai funcionar na Terra Selvagem?
Enquanto estiver na Terra Selvagem, seu nível de combate vai funcionar como se você não tivesse nenhuma Evocação, então terá um máximo de 126. Todos os cálculos sobre quais outros jogadores você pode enfrentar serão baseados neste nível, assim como com a Terra Selvagem de acesso gratuito.
Se você tiver qualquer nível de Evocação, seu nível de combate exibido mostrará isto, o que dará a outros jogadores uma ideia do seu “potencial” para evocar ajuda.
Por exemplo:
Se você for atualmente um jogador nível 138, seu nível de combate na Terra Selvagem seria exibido da seguinte maneira:
xxepicpkerxx 126+12
Se estiver em uma Terra Selvagem nível 3, você poderá lutar com jogadores de nível entre 123 e 126. Estes jogadores poderão ver o +12, de modo que saberão do seu potencial para evocar TODOS os familiares. Isto é particularmente perigoso em áreas de combate em grupo
O que acontece se meu familiar ou eu morrer na Terra Selvagem?
Quando seu familiar morre ou some carregando objetos na Terra Selvagem, os objetos serão largados. Se for morto por outro jogador, ele será o primeiro a poder ficar com os objetos largados, depois todos com mortes normais da Terra Selvagem. Caso contrário, os objetos ficarão visíveis para TODOS imediatamente, para que você não possa secretamente dispensar seu familiar para evitar perder os objetos em PvP.
Se você for morto enquanto seu familiar estiver carregando objetos, estes objetos ficarão com quem estiver contra você no PvP, assim como os objetos na sua mochila.
Posso atacar outros familiares? O que acontece?
Atacar o familiar de alguém na Terra Selvagem segue as mesmas regras, então você ficará com a caveira se for o agressor.
Ordenar que seu familiar ataque um jogador ou familiar vai seguir exatamente as mesmas regras.
Alguma outra coisa será acrescentada ou mudada?
Rochas de runita na Terra Selvagem serão preenchidas muito mais rápido do que outras rochas no jogo.
O caos Elemental teve sua tabela de objetos largados melhorada e também pode largar as antigas armaduras e armas PvP.
LOL , bemn q o rune tephix podia fazer um vídio da antiga terra selvagem pra recordarmos o passado =/